Início

Questões de Concursos Avaliação Educacional

Resolva questões de Avaliação Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q903057 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A avaliação da aprendizagem deve ser entendida como um processo contínuo e formativo, que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. Considerando essa concepção, qual das afirmações a seguir descreve corretamente uma prática de avaliação alinhada a esse conceito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1046349 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor, Prefeitura de Faxinal do Soturno RS, FUNDATEC, 2023

A avaliação da aprendizagem escolar a partir de uma perspectiva mediadora da avaliação significa o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q897211 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes – Lei n° 10.861/2004) é composto por três elementos fundamentais: avaliação das instituições, avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. A avaliação institucional está dividida em duas modalidades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1068664 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Especialidade Magistério em Inglês, EsFCEx, VUNESP, 2025

Para Jussara Hoffmann (2011), pesquisar e avaliar, em educação, têm objetivos diferentes. Para a autora, a avaliação tem como objetivo principal uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1089289 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Licenciatura, PND, INEP, 2025

As avaliações externas em larga escala, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), são utilizadas como instrumentos de aferição da qualidade da Educação Básica no Brasil. Seu resultado é utilizado no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas. Uma determinada escola recebeu sua nota do Ideb, e o resultado ficou abaixo da média prevista. Diante disso, a direção fez uma reunião com o corpo docente para traçar metas para a melhoria do desempenho da escola.

A análise dos resultados do Ideb deve orientar as ações pedagógicas para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q979760 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Considerando as concepções críticas de educação, como defendidas por Paulo Freire, e a importância das práticas reflexivas no processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir sobre o impacto das práticas de observação, registro, planejamento e avaliação no aprimoramento das práticas docentes.
I- Permite controle rigoroso do comportamento infantil, restringindo a liberdade pedagógica e padronizando ações nas atividades escolares.
II- Viabiliza acompanhamento atento das interações, possibilitando planejamento flexível, avaliação contínua e adaptação das práticas pedagógicas.
III- Serve principalmente para preencher relatórios administrativos exigidos pelas secretarias, sem impacto direto nas práticas pedagógicas cotidianas.
IV- Funciona majoritariamente como instrumento de verificação formal, desvinculado das experiências e necessidades individuais das crianças na escola.
V- Atua exclusivamente como mecanismo para definir responsabilidades administrativas, sem conexão com as práticas didático-pedagógicas escolares.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1054853 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Assuntos Educacionais, DETRAN CE, UECE CEV, 2018

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Ministério da Educação em 2007, tem como objetivo definir metas intermediárias para que o Brasil consiga melhorar o desempenho escolar dos estudantes, de modo a atingir a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no PISA, que naquele ano foi 6,0. O Ideb é composto por variáveis relacionadas a desempenho e fluxo escolar, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1063386 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Área XV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado por um conjunto de avaliações externas aplicadas em larga escala, permitindo realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente um aspecto desse sistema de avaliação da Educação Básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1045047 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Língua Inglesa, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

A avaliação mediadora passa por quais princípios?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q902271 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

Sobre os documentos pedagógicos utilizados na educação para o processo avaliativo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q981044 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito das avaliações institucionais dos sistemas de ensino, que alternativa é correta quanto ao que se institui no art. 5 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1027637 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Estudo Errado


Gabriel O Pensador


Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer?

[...]

Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é
inflação
Ué não te ensinaram?
Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

[...]

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

[...]

Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino
Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos
Desse jeito até História fica chato
Mas os velhos me disseram que o “porquê” é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa

[...]

Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!

[...]

Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer?

[...]

Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é
inflação
Ué não te ensinaram?
Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

[...]

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

[...]

Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino
Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos
Desse jeito até História fica chato
Mas os velhos me disseram que o “porquê” é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa

[...]

Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!

[...]

Disponível em: <letras.mus.br/gabriel-pensador>. Acesso em: 10 set. 2023.

A partir da crítica feita pelo autor a respeito da função social da escola e de seus desdobramentos, julgue (C ou E) o item a seguir.

A avaliação da aprendizagem mencionada na música pode ser classificada como somativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q1056123 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A avaliação institucional da educação brasileira é um processo de diagnóstico, análise e reflexão sobre a qualidade da educação oferecida pelas escolas e nas redes. Ela tem por objetivo identificar os pontos fortes e fracos da escola, para que sejam tomadas medidas de melhoria. A avaliação institucional pode ser feita por meio de diversos métodos, como questionários, entrevistas, observações e análise de documentos. É, ainda, um processo contínuo e permanente e constitui- -se em um instrumento poderoso que pode ajudar as escolas a melhorar a qualidade do ensino e a tornar a educação mais democrática e participativa. As políticas educacionais brasileiras conduziram a marcos importantes do processo de avaliação institucional, mesmo que indiretamente. São considerados exemplos deste tipo de avaliação:

I. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei nº 10.861, em 2004. Esse sistema foi criado com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil, englobando tanto as instituições de ensino quanto os cursos de jovens.

II. A Prova Brasil refere-se a uma das principais estimativas aplicadas no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Realizada desde 2005, avalia os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, bem como do 3º ano do ensino médio.

III. A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação aplicada no Brasil que objetiva avaliar o nível de alfabetização e letramento dos alunos ao final do 3º ano do ensino fundamental. Essa iniciativa foi criada em 2013 pelo Ministério da Educação (MEC).

IV. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1998, com o objetivo inicial de avaliar o desempenho dos alunos ao final do ensino médio. Ao longo dos anos, o ENEM passou por uma transformação e ganhou novas funções e, além de avaliar o aprendizado dos alunos, também serve como acesso ao ensino superior.

V. Na década de 1930, a primeira iniciativa oficial de avaliação da educação básica foi a aplicação do “Exame de Estado”, criado em 1931. Esse exame tinha o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos do ensino primário.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1065118 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Santana do Manhuaçu MG, OBJETIVA, 2025

O ldeb é um indicador criado pelo governo federal para medir a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1046709 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

De acordo com o documento Matrizes de Referência para avaliação: documento básico – Saresp (São Paulo, 2009), a principal finalidade de uma matriz de referência de avaliação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1045189 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024

Jussara Hoffmann, reconhecida por suas reflexões sobre avaliação formativa, propõe uma abordagem que destaca a importância do processo avaliativo como parte integrante do ensino-aprendizagem. Com base em suas ideias, assinale a alternativa que melhor reflete a perspectiva de Hoffmann sobre avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1046236 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Qual das afirmações a seguir está mais alinhada com as perspectivas de Mantoan (2003; citado por Trentin, 2008) sobre a avaliação dos alunos com deficiência intelectual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1056482 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

A avaliação escolar é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, e não uma etapa ou momento isolado. Faz parte da metodologia de ensino; está diretamente imbricada com os objetivos, os conteúdos e os procedimentos metodológicos expressos no planejamento e desenvolvidos no decorrer do ensino. Avaliar é um ato de decisão e julgamento que deve ser crítico e consciente, tanto do professor quando avalia quanto do aluno quando realiza sua autoavaliação. Assim como a metodologia, a escolha pelos instrumentos de avaliação depende da concepção de ensino que o professor carrega no seu referencial. Hoffmann apresenta-nos a avaliação a partir de duas concepções de educação: a liberal e a progressista. Saber avaliar é uma competência essencial do professor. Acerca do exposto, e, ainda, quando o professor realiza a avaliação da aprendizagem na perspectiva progressista, trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1073911 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Secretário Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A avaliação escolar é uma ferramenta essencial para medir o progresso e o aprendizado dos alunos. Porém, existem diferentes tipos de avaliação, cada um com seu propósito e abordagem. A implementação eficaz da avaliação requer clareza nos objetivos, alinhamento com os padrões educacionais e feedback construtivo aos alunos. Com base nessas informações, sobre a avaliação diagnóstica, está correta afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1042035 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O modo de entender e encaminhar os erros dos alunos na situação de ensino-aprendizagem é diferente para cada tipo de avaliação.
Em uma situação diagnóstica, o erro é entendido como um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.