Questões de Concursos Avaliação Educacional

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41 Q981044 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito das avaliações institucionais dos sistemas de ensino, que alternativa é correta quanto ao que se institui no art. 5 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)?

42 Q979339 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem – EOCA, entrevista espontânea, porém dirigida de forma experimental, observam-se conhecimentos, destrezas, níveis de operatividade. O psicopedagogo utiliza, a depender da idade do sujeito:

43 Q986784 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Prefeitura de Vanini RS, OBJETIVA, 2025

Segundo a Resolução CNE/CEB nº 4/2010 — Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudanteconhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político. Sobre esse assunto, assinalar a alternativa CORRETA.

44 Q1027637 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Estudo Errado


Gabriel O Pensador


Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer?

[...]

Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é
inflação
Ué não te ensinaram?
Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

[...]

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

[...]

Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino
Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos
Desse jeito até História fica chato
Mas os velhos me disseram que o “porquê” é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa

[...]

Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!

[...]

Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer?

[...]

Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é
inflação
Ué não te ensinaram?
Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

[...]

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

[...]

Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino
Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos
Desse jeito até História fica chato
Mas os velhos me disseram que o “porquê” é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa

[...]

Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!

[...]

Disponível em: <letras.mus.br/gabriel-pensador>. Acesso em: 10 set. 2023.

A partir da crítica feita pelo autor a respeito da função social da escola e de seus desdobramentos, julgue (C ou E) o item a seguir.

A avaliação da aprendizagem mencionada na música pode ser classificada como somativa.

45 Q984702 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A respeito da avaliação na educação infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Envolve observação sensível da criança, pois entre os princípios da avaliação, está a coleta de dados para o planejamento das propostas pedagógicas e sua relação com todos os elementos que proporcionam uma ação educativa.
( ) Pode dar subsídios para que os professores possam analisar e compreender melhor o desenvolvimento da criança: cognitivo, social e afetivo, entre outras habilidades.
( ) É atribuir julgamentos, acompanhar o percurso de vida da criança, durante o qual ocorrem mudanças somente na dimensão cognitiva, com a intenção de favorecer o máximo possível seu desenvolvimento intelectual.

46 Q1028749 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.
Como o Enem é feito — e como ele chega até os candidatos?

(1o/11/2023) Nos próximos dois domingos (5 e 12 de novembro de 2023), mais de 3,9 milhões de candidatos vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o País. A realização do exame conta com a participação de quase meio milhão de pessoas, entre os processos de elaboração, impressão, armazenamento, distribuição e aplicação das provas.

As questões que compõem a prova são definidas ainda no final do primeiro semestre. Tudo começa com a publicação de um edital para a seleção de colaboradores para a produção dos itens da prova. Os itens, como são chamadas as questões, são elaborados conforme os parâmetros do Enem e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Após passar por revisores e especialistas, cada questão é testada antecipadamente por um grupo de estudantes e classificada de acordo com a dificuldade. Assim, é possível compor várias provas do Enem, com temas diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade. O processo é sigiloso, e os estudantes não sabem que estão respondendo a possíveis questões do Enem.

Os itens aprovados passam a integrar o Banco Nacional de Itens (BNI), que é um repositório de questões que fica à disposição do Inep para uso em futuras provas do Enem. Para ter acesso ao BNI, é preciso seguir um protocolo de segurança. Todos os servidores e colaboradores com autorização de acesso aos itens assinam termos de sigilo e confidencialidade.

O Enem é composto por uma prova de redação e quatro provas com 45 questões objetivas cada: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Disponível em: <https://exame.com/brasil/como-o-enem-e-feito-e-como-ele-
chega-ate-os-candidatos/>. Acesso em: 5 nov. 2023, com adaptações.

Considerando a avaliação escolar e suas implicações pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.

A avaliação da aprendizagem prescinde da disposição psicológica do educador de acolher a realidade como ela é.

47 Q1028750 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.
Como o Enem é feito — e como ele chega até os candidatos?

(1o/11/2023) Nos próximos dois domingos (5 e 12 de novembro de 2023), mais de 3,9 milhões de candidatos vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o País. A realização do exame conta com a participação de quase meio milhão de pessoas, entre os processos de elaboração, impressão, armazenamento, distribuição e aplicação das provas.

As questões que compõem a prova são definidas ainda no final do primeiro semestre. Tudo começa com a publicação de um edital para a seleção de colaboradores para a produção dos itens da prova. Os itens, como são chamadas as questões, são elaborados conforme os parâmetros do Enem e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Após passar por revisores e especialistas, cada questão é testada antecipadamente por um grupo de estudantes e classificada de acordo com a dificuldade. Assim, é possível compor várias provas do Enem, com temas diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade. O processo é sigiloso, e os estudantes não sabem que estão respondendo a possíveis questões do Enem.

Os itens aprovados passam a integrar o Banco Nacional de Itens (BNI), que é um repositório de questões que fica à disposição do Inep para uso em futuras provas do Enem. Para ter acesso ao BNI, é preciso seguir um protocolo de segurança. Todos os servidores e colaboradores com autorização de acesso aos itens assinam termos de sigilo e confidencialidade.

O Enem é composto por uma prova de redação e quatro provas com 45 questões objetivas cada: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Disponível em: <https://exame.com/brasil/como-o-enem-e-feito-e-como-ele-
chega-ate-os-candidatos/>. Acesso em: 5 nov. 2023, com adaptações.

Considerando a avaliação escolar e suas implicações pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.

A avaliação da aprendizagem está vinculada ao projeto pedagógico da escola. Partindo desse pressuposto, observa-se um possível descompasso entre as avaliações externas de larga escala com os projetos das escolas e suas perspectivas avaliativas, caso a instituição escolar não se baseie nesse tipo de avaliação global.

48 Q1028751 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.
Como o Enem é feito — e como ele chega até os candidatos?

(1o/11/2023) Nos próximos dois domingos (5 e 12 de novembro de 2023), mais de 3,9 milhões de candidatos vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o País. A realização do exame conta com a participação de quase meio milhão de pessoas, entre os processos de elaboração, impressão, armazenamento, distribuição e aplicação das provas.

As questões que compõem a prova são definidas ainda no final do primeiro semestre. Tudo começa com a publicação de um edital para a seleção de colaboradores para a produção dos itens da prova. Os itens, como são chamadas as questões, são elaborados conforme os parâmetros do Enem e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Após passar por revisores e especialistas, cada questão é testada antecipadamente por um grupo de estudantes e classificada de acordo com a dificuldade. Assim, é possível compor várias provas do Enem, com temas diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade. O processo é sigiloso, e os estudantes não sabem que estão respondendo a possíveis questões do Enem.

Os itens aprovados passam a integrar o Banco Nacional de Itens (BNI), que é um repositório de questões que fica à disposição do Inep para uso em futuras provas do Enem. Para ter acesso ao BNI, é preciso seguir um protocolo de segurança. Todos os servidores e colaboradores com autorização de acesso aos itens assinam termos de sigilo e confidencialidade.

O Enem é composto por uma prova de redação e quatro provas com 45 questões objetivas cada: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Disponível em: <https://exame.com/brasil/como-o-enem-e-feito-e-como-ele-
chega-ate-os-candidatos/>. Acesso em: 5 nov. 2023, com adaptações.

Considerando a avaliação escolar e suas implicações pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.

O Enem é parte das ações que constituem as políticas públicas educacionais redistributivas.

49 Q1028752 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.
Como o Enem é feito — e como ele chega até os candidatos?

(1o/11/2023) Nos próximos dois domingos (5 e 12 de novembro de 2023), mais de 3,9 milhões de candidatos vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o País. A realização do exame conta com a participação de quase meio milhão de pessoas, entre os processos de elaboração, impressão, armazenamento, distribuição e aplicação das provas.

As questões que compõem a prova são definidas ainda no final do primeiro semestre. Tudo começa com a publicação de um edital para a seleção de colaboradores para a produção dos itens da prova. Os itens, como são chamadas as questões, são elaborados conforme os parâmetros do Enem e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Após passar por revisores e especialistas, cada questão é testada antecipadamente por um grupo de estudantes e classificada de acordo com a dificuldade. Assim, é possível compor várias provas do Enem, com temas diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade. O processo é sigiloso, e os estudantes não sabem que estão respondendo a possíveis questões do Enem.

Os itens aprovados passam a integrar o Banco Nacional de Itens (BNI), que é um repositório de questões que fica à disposição do Inep para uso em futuras provas do Enem. Para ter acesso ao BNI, é preciso seguir um protocolo de segurança. Todos os servidores e colaboradores com autorização de acesso aos itens assinam termos de sigilo e confidencialidade.

O Enem é composto por uma prova de redação e quatro provas com 45 questões objetivas cada: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Disponível em: <https://exame.com/brasil/como-o-enem-e-feito-e-como-ele-
chega-ate-os-candidatos/>. Acesso em: 5 nov. 2023, com adaptações.

Considerando a avaliação escolar e suas implicações pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.

A forma de composição da prova do Enem busca uma abordagem multidisciplinar dos conhecimentos. O paradigma da multidisciplinaridade pressupõe a articulação de diferentes contribuições disciplinares a partir de um olhar integrador para a realidade.

50 Q1029525 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre a função do erro na avaliação formativa, leia o trecho a seguir.

Enquanto a verificação dos conhecimentos adquiridos ao final de um período (avaliação somativa) implica na consideração do erro como uma “falta” definitiva de algo (uma vez que não se pretende voltar mais a ele), no enfoque da avaliação formativa, essa falta é apenas momentânea. A falta apontada pelo erro é, então, considerada como parte integrante do processo de aprendizagem.


CARVALHO, L. M. O.; MARTINEZ, C. L. P. Avaliação formativa: a autoavaliação do aluno e a autoformação de professores. Ciência & Educação, v. 11. 2005.

Assinale a opção que reflete corretamente essa posição.

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