Questões de Concursos Avaliação Educacional

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q1028751 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.
Como o Enem é feito — e como ele chega até os candidatos?

(1o/11/2023) Nos próximos dois domingos (5 e 12 de novembro de 2023), mais de 3,9 milhões de candidatos vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o País. A realização do exame conta com a participação de quase meio milhão de pessoas, entre os processos de elaboração, impressão, armazenamento, distribuição e aplicação das provas.

As questões que compõem a prova são definidas ainda no final do primeiro semestre. Tudo começa com a publicação de um edital para a seleção de colaboradores para a produção dos itens da prova. Os itens, como são chamadas as questões, são elaborados conforme os parâmetros do Enem e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Após passar por revisores e especialistas, cada questão é testada antecipadamente por um grupo de estudantes e classificada de acordo com a dificuldade. Assim, é possível compor várias provas do Enem, com temas diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade. O processo é sigiloso, e os estudantes não sabem que estão respondendo a possíveis questões do Enem.

Os itens aprovados passam a integrar o Banco Nacional de Itens (BNI), que é um repositório de questões que fica à disposição do Inep para uso em futuras provas do Enem. Para ter acesso ao BNI, é preciso seguir um protocolo de segurança. Todos os servidores e colaboradores com autorização de acesso aos itens assinam termos de sigilo e confidencialidade.

O Enem é composto por uma prova de redação e quatro provas com 45 questões objetivas cada: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Disponível em: <https://exame.com/brasil/como-o-enem-e-feito-e-como-ele-
chega-ate-os-candidatos/>. Acesso em: 5 nov. 2023, com adaptações.

Considerando a avaliação escolar e suas implicações pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.

O Enem é parte das ações que constituem as políticas públicas educacionais redistributivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

52 Q1028778 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.


Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

Ao realizar uma avaliação diagnóstica ao término do ano letivo, o professor poderá observar o resultado da aprendizagem dos seus estudantes, bem como identificar habilidades e possíveis dificuldades em determinado conteúdo.

  1. ✂️
  2. ✂️

53 Q986287 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Para que se possa discutir uma prática escolar que realmente atinja seus objetivos, os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam questões de tratamento didático por área e por ciclo, procurando garantir coerência entre os pressupostos teóricos, os objetivos e os conteúdos, mediante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54 Q1031623 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Processo intencional e sistemático de coleta, análise e interpretação de informações sobre conhecimentos, capacidades, atitudes e processos cognitivos dos sujeitos, em que se estima o valor ou mérito desses processos e/ou resultados, com a finalidade de orientar a tomada de decisões relativas ao processo educacional.

O trecho define a avaliação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55 Q1028781 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.


Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

Apesar de terem características distintas, as avaliações somativa e formativa podem ser complementares dentro de um planejamento de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️

56 Q1017677 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A avaliação processual e contínua
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57 Q1017804 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Área de Atuação 3 Educação com Foco em Educação Especial ou Inclusiva, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No âmbito da educação especial, a equipe de avaliadores atua no processo de avaliação como um conjunto de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.