Início

Questões de Concursos Avaliação Educacional

Resolva questões de Avaliação Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q978338 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

A avaliação psicopedagógica tem como um dos seus principais objetivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q1021228 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022

A arte de educar adultos pondera sobre a participação, a iniciativa e as atividades coletivas. Partem de um planejamento para a aprendizagem que valoriza o potencial de contribuição do estudante adulto. A compreensão sobre como auxiliar os estudantes adultos para aprender, requer a consideração de alguns princípios da andragogia. Assinale a alternativa incorreta a respeito desses princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1046600 | Pedagogia, Avaliação Educacional, AEE, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

A avaliação no AEE demanda registros pedagógicos que considerem o processo de aprendizagem, as potencialidades e dificuldades de cada estudante. Qual afirmativa representa adequadamente esse enfoque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1042033 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As avaliações somativa e formativa diferem não apenas em seus métodos, mas também nos objetivos a serem alcançados.
Assinale a opção que indica corretamente uma característica da avaliação formativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q900738 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

A avaliação, a reflexão e a aprendizagem, têm adquirido grande enfoque nos últimos anos, e isso "[...] nos remete a necessidade de buscar instrumento de coleta e análise de informação referente às próprias práticas que nos permita revisá-las e reajustá-las, se for preciso" (ZABALZA, 2004, p. 27).

Nesse contexto, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações:

(__)O registro da aprendizagem dos alunos, sendo utilizado como um instrumento no processo de avaliação, permite ao professor a reflexão sobre sua prática, na busca de melhorar o processo de ensino aprendizagem.
(__)O registro realizados pelos professores alfabetizadores, que contemplam o processo de aprendizagem dos alunos, atua como um instrumento de avaliação, tanto da postura profissional do professor, quanto do nível de desenvolvimento da turma.
(__)O docente que utiliza desse recurso, consegue realizar uma radiografia de sua aula, de sua sala, sabendo em que pontos deve, ou não, interferir.
(__)O professor alfabetizador, ao fazer os registros de aprendizagem dos alunos, está, ao mesmo tempo, avaliando e refletindo sobre suas próprias práticas pedagógicas como também analisando e refletindo sobre as dificuldades e êxitos de seus alunos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1047198 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A atividade humana é finalística, isto é, supõe fins a atingir. Assim, a educação se realiza em função de propósitos e metas, e a atuação de professores e alunos, no processo ensino-aprendizagem, está orientada para a consecução de objetivos. Existe, portanto, uma relação íntima entre a formulação de objetivos e a avaliação da aprendizagem, pois avaliar consiste, essencialmente, em determinar em que medida os objetivos previstos estão sendo realmente alcançados.
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6. ed. 12. reimp. São Paulo: Editora Ática, 2008. p. 29. (adaptado).
Levando em consideração as funções da avaliação da aprendizagem bem como suas modalidades, segundo Haydt (2008), avalie as afirmativas a seguir.
I. A avaliação diagnóstica, dentre outras possibilidades, é utilizada para caracterizar eventuais problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem, identificando suas causas a fim de saná-los.
II. A avaliação formativa visa determinar se o aluno domina gradativa e hierarquicamente cada etapa da instrução, de modo que sejam alcançados os objetivos pedagógicos elencados para o processo educativo.
III. A avaliação somativa é uma modalidade avaliativa orientadora, pois orienta o estudo do aluno e o trabalho docente, de modo que a construção do conhecimento seja significativa, para além da promoção.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1047209 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A adoção de um programa de monitoramento e de avaliação, organizado sob uma concepção sistêmica, é identificada como condição fundamental que torna mais efetiva a gestão escolar e seu trabalho educacional, tendo em vista possibilitar a revisão objetiva e bem-informada das ações educacionais praticadas. Objetivamente, esse resultado é promovido a partir de aportes baseados em conhecimento crítico das práticas educacionais, condição básica para a sua melhoria e aprimoramento contínuo. Contribuindo com esse conhecimento, o monitoramento e a avaliação, dentre outros aspectos, permitem verificar e analisar certos elementos (recurso on-line).
LUCK, Heloísa. Avaliação e Monitoramento do Trabalho Educacional. Editora Vozes. 2013. Livro Eletrônico. Edição Kindle.
O texto acima discorre sobre o lugar dos programas de monitoramento e avaliação. A respeito desses programas, segundo Luck (2013), avalie as afirmativas a seguir.
I. Permitem verificar e analisar quais concepções, orientações e práticas pedagógicas demandam uniformidade.
II. Permitem verificar e analisar quais aspectos necessitam de melhorias, bem como serem mantidos e reforçados.
III. Permitem verificar e analisar o que é funcional ou não, e o que contribui ou não para a efetividade da atuação.
IV. Permitem verificar e analisar se o currículo deve ser considerado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos.
V. Permitem verificar e analisar que dimensões, aspectos e locais os processos educacionais apresentam limitações.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1045048 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Língua Inglesa, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Para a realização de uma avaliação na perspectiva mediadora, é necessário ter como premissa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q977893 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A prática do Conselho de Classe, por vezes reduzida a um espaço de homologação de notas e deliberação final sobre o rendimento dos estudantes, tem sido amplamente criticada por estudiosos da avaliação e da gestão escolar democrática. Como aponta Veiga (2008), “o Conselho de Classe deve ser compreendido como espaço colegiado, pedagógico e dialógico, voltado para a análise qualitativa do processo de aprendizagem, e não apenas como momento decisório”. Nesse sentido, a ressignificação do Conselho de Classe está intrinsecamente ligada a uma concepção de escola enquanto espaço de escuta, corresponsabilidade e construção coletiva de práticas pedagógicas inclusivas. Tendo por base o exposto, marque a função que corretamente caracteriza o Conselho de Classe, a partir de uma perspectiva formativa, democrática e pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1083431 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Um estudante demonstra excelente desempenho oral, mas relata ansiedade em provas escritas. Docentes, neste caso, pretendem garantir equidade em um processo de avaliação baseada por uma concepção formativa.
A partir deste contexto, analise as assertivas a seguir.

I- O docente deveria conceder tempo adicional e realizar a prova em ambiente com estímulos reduzidos, mantendo os mesmos critérios de clareza, uso de conceitos adequadamente e coesão para todos.
II- Seria necessário dividir a prova em blocos curtos, realizada em três dias diferentes, e eliminar devolutivas/feedbacks deste estudante, para evitar foco no erro.
III- Substituir a avaliação por participação em aula e reduzir critérios de exigência para minimizar a ansiedade, retirando o critério da correção para não pressionar o estudante.
IV- O ideal seria diversificar instrumentos, considerando apresentação oral gravada e mapa argumentativo, mantendo critérios de avaliação para todos, inclusive para este estudante.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1045046 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Língua Inglesa, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Sobre a avaliação diagnóstica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q1046071 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Área de Deficiência Auditiva, Prefeitura de Acreúna GO, Itame, 2024

Qual a iniciativa internacional de avaliação comparada, aplicada em estudantes na idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. O programa é desenvolvido e coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Brasil é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Tratase do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1045638 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Leia o trecho abaixo, adaptado de Brookhart (2021):

"O uso de rubricas é uma prática consolidada para a avaliação criteriosa de atividades escolares. Quando bem estruturadas, elas oferecem aos alunos uma visão clara das expectativas e dos objetivos do trabalho, além de possibilitar análises consistentes por parte do professor. Entretanto, um dos desafios associados ao uso de rubricas é garantir que os critérios sejam compreensíveis e aplicáveis, especialmente em tarefas de natureza complexa e interdisciplinar."

Com base no texto, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1046202 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua discussão sobre avaliação educacional, Menezes (In: Carvalho et al., 2007) sustenta algumas correlações que entende serem procedentes na análise de dados sobre desempenho escolar, mas refuta outras. Uma correlação afirmada pelo autor como sendo coerente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1073898 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O processo de elaboração de um plano de aula deve estabelecer coerência entre objetivos, métodos e formas de avaliação. Considerando essa articulação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1045154 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Um professor de Ensino Médio, ao planejar a avaliação de seus alunos em uma disciplina de Ciências Sociais, decide inovar na abordagem. Ele propõe uma combinação de métodos que inclui avaliações formativas e somativas, buscando alinhar as atividades avaliativas com as metas de aprendizagem do curso. Além disso, ele pretende utilizar diferentes instrumentos para aferir não apenas o conhecimento factual, mas também habilidades analíticas, críticas e a capacidade de aplicação prática dos conceitos aprendidos. Qual das seguintes abordagens avaliativas é mais coerente com os objetivos estabelecidos pelo professor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1045981 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao discutir questões ligadas à avaliação educacional, Soares (in Carvalho et al., 2007) afirma que a comparação de resultados entre escolas semelhantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1043345 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A sala de aula e as práticas pedagógicas têm sido objeto de diversos diagnósticos nacionais e internacionais, como a avaliação descrita a seguir:

Esta avaliação oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe ocorra o término da escolaridade básica obrigatória, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem em três domínios básicos - leitura, matemática e ciências - e nos domínios inovadores, como resolução de problemas, letramento financeiro e competência global.

O trecho descreve a modalidade avaliativa denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1047196 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Preencha as lacunas abaixo. A avaliação pode ser uma oportunidade para consolidar _______________ e desenvolver _______________. Para tanto, ela precisa estar centrada no aluno, o que significa permitir _______________.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2008.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q898908 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A avaliação é essencial no ensino e na aprendizagem, pois orienta decisões pedagógicas e adaptações curriculares, além de retroalimentar o processo educativo.

Nesse contexto, considere as afirmativas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Cada aluno possui um ritmo de aprendizado e uma identidade única, com particularidades de gênero, raça, classe social e visão de mundo. Essas diferenças devem ser respeitadas na prática avaliativa, garantindo que o processo de ensino e aprendizagem seja inclusivo e valorize a individualidade de cada criança.

(__)É importante que as crianças com dificuldades de aprendizagem ou limitações de desenvolvimento, não sejam avaliadas periodicamente quanto às habilidades sensoriais, como visão e audição, pois déficits sensoriais leves podem passar despercebidos em casos de dificuldades de aprendizagem, o que pode agravar outros problemas.

(__)Na Educação Infantil, a avaliação deve ser contínua e sistemática, ajudando a acompanhar o aprendizado e promovendo a autoestima das crianças. Esse processo deve auxiliar o professor na definição de critérios e no planejamento de atividades que incentivem o desenvolvimento das crianças de forma progressiva e significativa.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.