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Questões de Concursos Avaliação Educacional

Resolva questões de Avaliação Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1046377 | Pedagogia, Avaliação Educacional, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Coll, Marchesi e Palacios (2004) afirmam que a adoção do enfoque psicométrico no contexto educacional é
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82Q979339 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem – EOCA, entrevista espontânea, porém dirigida de forma experimental, observam-se conhecimentos, destrezas, níveis de operatividade. O psicopedagogo utiliza, a depender da idade do sujeito:
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83Q1044666 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

O ato de avaliar a aprendizagem na escola se expressa como uma investigação da qualidade dos resultados obtidos, portanto, resulta num conhecimento do desempenho do educando individual, assim como de sua turma, coletivamente.
LUCKESI. (2017).

Sobre a avaliação da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O avaliador deve coletar dados conforme as variáveis que compõem o seu objeto de estudo, atendo-se primeiramente ao que foi planejado.
II. A avaliação é a aliada necessária das soluções a serem gerenciadas, tendo em vista a obtenção dos resultados desejados e necessários.
III. Alterações na prática avaliativa sempre produzem falhas nos resultados da aprendizagem.

Está correto o que se afirma em
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84Q1055166 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Para uma ação avaliativa mediadora, Hoffman (2012) aponta alguns princípios importantes. Acerca desses princípios, assinale o INCORRETO.
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85Q1031623 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Processo intencional e sistemático de coleta, análise e interpretação de informações sobre conhecimentos, capacidades, atitudes e processos cognitivos dos sujeitos, em que se estima o valor ou mérito desses processos e/ou resultados, com a finalidade de orientar a tomada de decisões relativas ao processo educacional.

O trecho define a avaliação
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86Q1073901 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Em relação à concepção de avaliação da aprendizagem segundo a proposta de Ralph Tyler, assinale a alternativa que expressa corretamente sua principal característica:
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87Q1046259 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Celma Domingues et al., em A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira (2010), afirmam que o desempenho visual de uma pessoa com baixa visão pode ser desenvolvido e ampliado de forma gradativa e constante, pois a eficiência da visão melhora na medida do seu uso.
As autoras evidenciam a avaliação funcional do uso da visão como uma medida qualitativa eficiente que se refere, entre outras maneiras, ao uso
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88Q1082445 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Orientador Escolar, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Algumas concepções pedagógicas defendem que a prática avaliativa deve estar vinculada à melhoria do processo de aprendizagem, enquanto outras ainda se orientam por procedimentos que classificam alunos com base apenas no resultado final. À luz da distinção entre examinar e avaliar, segundo Luckesi (2011), é correto afirmar que:
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89Q1054851 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Assuntos Educacionais, DETRAN CE, UECE CEV, 2018

Como prática docente, a avaliação deve ser contínua e sistemática. Ela é contínua, porque é compreendida como elemento de reflexão permanente sobre o processo de aprendizagem do aluno, levantando seu desenvolvimento através de avanços, dificuldades e possibilidades; e sistemática, porque deve ser vista como uma ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o sucesso da tarefa educativa. Os tipos de avaliação que procuram dar conta dessas múltiplas facetas são:
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90Q979332 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Determinado instrumento, composto uma por série de tarefas que avaliam habilidades referentes a 13 áreas, consideradas pré-requisitos para desenvolver leitura e escrita, permite identificar o repertório de entrada de alunos para subsidiar a elaboração de estratégias de ensino eficazes para a alfabetização. Trata-se
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91Q986784 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Prefeitura de Vanini RS, OBJETIVA, 2025

Segundo a Resolução CNE/CEB nº 4/2010 — Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudanteconhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político. Sobre esse assunto, assinalar a alternativa CORRETA.
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92Q979368 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com o que defende Afonso (in Esteban, 2005) a respeito da relação entre avaliação e qualidade, ao se considerar a qualidade científica e pedagógica da escola pública simultaneamente à sua qualidade democrática, é preciso que a avaliação das escolas públicas
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93Q986287 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Para que se possa discutir uma prática escolar que realmente atinja seus objetivos, os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam questões de tratamento didático por área e por ciclo, procurando garantir coerência entre os pressupostos teóricos, os objetivos e os conteúdos, mediante:
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94Q1017804 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No âmbito da educação especial, a equipe de avaliadores atua no processo de avaliação como um conjunto de
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95Q1073902 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Segundo Cipriano Carlos Luckesi, a análise dos resultados insatisfatórios no processo de ensino-aprendizagem deve levar o educador a refletir criticamente sobre:
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96Q1045316 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a avaliação educacional, analisar os itens.

I. Refletir é também avaliar. Avaliar é também planejar.
II. A avaliação é apenas um processo técnico.
III. A avaliação é também uma questão política.

Está CORRETO o que se afirma:
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97Q1046382 | Pedagogia, Avaliação Educacional, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme apresenta Anache (em Baptista, Caiado e Jesus, 2010), a deficiência não deve ser a identidade do sujeito.

Assim, o processo de avaliação precisa
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98Q1089430 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

A avaliação, além de não estar centrada no aspecto individual das crianças, não pode enfatizar apenas aspectos cognitivos em situações de testagem. Ela precisa deter-se nos processos e não apenas nos resultados. A avaliação na escola de Educação Infantil precisa dar atenção às relações das crianças no grupo e suas aprendizagens, além disso, é necessário que a avaliação não seja apenas das crianças, mas que também, por meio de reflexões sistemáticas, com uso de ferramentas específicas, o professor e a instituição possam fazer dela matéria de reflexão sobre o trabalho desenvolvido, sobre a colaboração com pais e comunidade e sobre os projetos dinamizados. Considerando o texto acima, sobre a avaliação em Educação Infantil, analise as afirmações abaixo:

1. Tem caráter formativo e contínuo, buscando compreender como cada criança aprende e se desenvolve em seu contexto de convivência.
2. Envolve também a análise do trabalho pedagógico do professor e da instituição, possibilitando o aprimoramento das práticas educativas.
3. Deve priorizar os resultados observáveis de aprendizagem e servir como base para a promoção das crianças à etapa seguinte do ensino.
4. Deve contemplar as dimensões cognitivas, sem perder de vista os aspectos afetivos, sociais e expressivos que permeiam o desenvolvimento infantil.
5. Busca promover o diálogo entre professores e famílias, reconhecendo-as como parceiras na compreensão do desenvolvimento infantil.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
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99Q1047201 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Indicadores são ferramentas que apresentam elementos conceituais, condensando as informações de uma realidade complexa que está em foco, a fim de facilitar a sua compreensão. Para tanto, os indicadores informam a respeito do valor do estado de seu objeto.
O texto apresentado acima discorre sobre os indicadores educacionais. A respeito desse tema é correto afirmar que:
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100Q994483 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Física, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Use o texto abaixo para subsidiar a questão.
Instrumento de avaliação mais comumente utilizado na escola, a prova possibilita ao professor fidedignidade na aprovação do aluno e na devolução dos resultados a comunidade escolar. Ele traz em seu histórico a cultura da prova, considerando que, em sua jornada escolar, reproduziu inúmeras vezes esse instrumento. Como a prova ainda é utilizada tanto na educação básica como no ensino superior, o professor vivencia situação de prova em toda sua formação.

A prova promove uma sensação de justiça e igualdade ao professor, visto que utilizou o mesmo instrumento, com as mesmas questões para avaliar todos seus alunos igualmente. Porém, essa sensação pode ser falsa porque a prova pode:
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