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41Q48703 | Arquivologia, Avaliação de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

     Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta coma organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto)de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento;microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

Luis Carlos Lopes. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. Niterói: Ed UFF, 1996, p. 70-1 (com adaptações).

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes itens.
 
O descarte de documentos feito a partir da identificação dos valores legais é o principal critério de avaliação de documentos públicos.
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42Q48704 | Arquivologia, Avaliação de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

Schellenberg defende que a avaliação dos documentos públicos modernos é justificada pelo volume de documentos produzidos, principalmente em decorrência da expansão das atividades do Estado.
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43Q48705 | Arquivologia, Avaliação de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

No Brasil, a principal referência teórica para a avaliação de documentos públicos se baseia na aplicação do conceito de valores.

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44Q48706 | Arquivologia, Avaliação de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

A tabela de temporalidade dos documentos da atividade-fim acumulados pelo Ministério do Esporte deve ser submetida à aprovação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo, do Poder Executivo Federal.
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45Q48707 | Arquivologia, Avaliação de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

A amostragem é uma técnica que pode ser corretamente aplicada na preservação de uma parcela do conjunto documental selecionado para eliminação.
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46Q48708 | Arquivologia, Avaliação de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

Na finalização do processo de avaliação de documentos no Ministério do Esporte deve ser preparado um índice de destinação, que é o instrumento de registro das informações relacionadas aos documentos a serem eliminados.
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47Q349972 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Técnico legislativo, CD, FCC

A transferência e o recolhimento de documentos de arquivo, de acordo com seu ciclo de vida, sucedem as operações de

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48Q349494 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Legislativo, CD, FCC

Numa abordagem renovada e posta em prática pelos arquivistas australianos, a avaliação deixou de ter como objeto as grandes massas documentais acumuladas, deslocando seu interesse para

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49Q350826 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Legislativo, CD, FCC

Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições

da comissão de avaliação, como

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50Q349679 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Legislativo, CD, FCC

Pode-se afirmar que o Ato da Mesa no 62, de 29 de maio de 1985, que dispõe sobre os arquivos da Câmara dos Deputados, tem inegável caráter pioneiro em relação à legislação arquivística brasileira, pois antecipa a necessidade de

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51Q351244 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Para o Arquivo Nacional, “avaliar é estabelecer preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos públicos”. No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a avaliação é definida como “o processo de análise de arquivos, visando estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos”. Para a ABNT, avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos”. Na Instrução Normativa n.º 1/1986 CD-CEDI/CoArq., da Câmara dos Deputados, a avaliação é definida como “análise e fixação do destino final dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados, em caráter oficial (...) no desempenho de suas funções”.

Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir, acerca do processo de avaliação de documentos de arquivo.

Há inúmeras possibilidades de serem inventadas técnicas que reduzam o trabalho de decidir sobre os valores dos documentos a uma operação mecânica.

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52Q350745 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

O termo destinação é utilizado no sentido de exclusão de documentos de um arquivo, decorrente do esgotamento dos prazos estabelecidos pelo processo de avaliação.

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53Q350528 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

Sendo um documento declarado de valor permanente, é automaticamente estabelecido que ele jamais poderá ser vendido, doado ou destruído.

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54Q349770 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A avaliação de documentos é o processo de análise de documentos de arquivo que consiste na identificação de valores para os documentos (imediato e mediato, primário e secundário). Com base nesses valores e na análise do ciclo de vida dos documentos, torna-se possível estabelecer prazos para sua guarda ou eliminação, de forma a contribuir para a racionalização e o aumento da eficiência administrativa.

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55Q350817 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Para o Arquivo Nacional, “avaliar é estabelecer preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos públicos”. No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a avaliação é definida como “o processo de análise de arquivos, visando estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos”. Para a ABNT, avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos”. Na Instrução Normativa n.º 1/1986 CD-CEDI/CoArq., da Câmara dos Deputados, a avaliação é definida como “análise e fixação do destino final dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados, em caráter oficial (...) no desempenho de suas funções”.

Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir, acerca do processo de avaliação de documentos de arquivo.

A avaliação de documentos não fornece subsídios à fixação de prazos para guarda ou eliminação de documentos

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56Q349564 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

A explosão da informação arquivística, ocorrida no período entre as grandes guerras mundiais, exigiu que a arquivística repensasse seus conceitos e suas práticas. Surgiram, desse novo cenário, os conceitos das três idades documentais e da gestão de documentos. Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos.

A avaliação de documentos, entendida como o conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa, é uma das funções arquivísticas.

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57Q349836 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A avaliação gera alguns instrumentos. Um deles é a tabela de temporalidade, instrumento que determina prazos e condições de guarda, segundo os quais poderão ser realizados, ou não, a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos.

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58Q351383 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A avaliação de documentos de arquivo é tarefa que deve ser realizada por um grupo multidisciplinar de profissionais, a comissão de avaliação e destinação.

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59Q350392 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público somente poderá ocorrer após concluído o processo de avaliação conduzido pelas respectivas comissões permanentes de avaliação, que são as responsáveis pela elaboração de tabelas de temporalidade, e será efetivada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

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60Q350908 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Para o Arquivo Nacional, “avaliar é estabelecer preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos públicos”. No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a avaliação é definida como “o processo de análise de arquivos, visando estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos”. Para a ABNT, avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos”. Na Instrução Normativa n.º 1/1986 CD-CEDI/CoArq., da Câmara dos Deputados, a avaliação é definida como “análise e fixação do destino final dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados, em caráter oficial (...) no desempenho de suas funções”.

Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir, acerca do processo de avaliação de documentos de arquivo.

Conseguir a participação ativa de autoridade da área administrativa, conhecer o funcionamento da instituição a que está subordinado o arquivo e conhecer as atividades típicas referentes às várias fases de arquivamento são requisitos para o processo de avaliação.

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