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Questões de Concursos Avaliação de Documentos

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61Q350528 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

Sendo um documento declarado de valor permanente, é automaticamente estabelecido que ele jamais poderá ser vendido, doado ou destruído.

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62Q350817 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Para o Arquivo Nacional, “avaliar é estabelecer preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos públicos”. No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a avaliação é definida como “o processo de análise de arquivos, visando estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos”. Para a ABNT, avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos”. Na Instrução Normativa n.º 1/1986 CD-CEDI/CoArq., da Câmara dos Deputados, a avaliação é definida como “análise e fixação do destino final dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados, em caráter oficial (...) no desempenho de suas funções”.

Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir, acerca do processo de avaliação de documentos de arquivo.

A avaliação de documentos não fornece subsídios à fixação de prazos para guarda ou eliminação de documentos

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63Q351313 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A atividade de avaliação e seleção dos documentos arquivísticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deverá pautar-se nos princípios arquivísticos sistematizados. Julgue os itens a seguir, relativos a esses princípios.

A avaliação de documentos prescreve que o supérfluo seja eliminado dentro de determinados prazos e que a massa documental seja reduzida sem prejuízo da informação.

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66Q349564 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

A explosão da informação arquivística, ocorrida no período entre as grandes guerras mundiais, exigiu que a arquivística repensasse seus conceitos e suas práticas. Surgiram, desse novo cenário, os conceitos das três idades documentais e da gestão de documentos. Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos.

A avaliação de documentos, entendida como o conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa, é uma das funções arquivísticas.

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67Q349679 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Legislativo, CD, FCC

Pode-se afirmar que o Ato da Mesa no 62, de 29 de maio de 1985, que dispõe sobre os arquivos da Câmara dos Deputados, tem inegável caráter pioneiro em relação à legislação arquivística brasileira, pois antecipa a necessidade de

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68Q350409 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Nos processos de avaliação de documentos, é relevante aplicar o critério de amostragem para determinados conjuntos documentais. Acerca da amostragem, julgue os itens seguintes.

Na amostragem aleatória, qualquer elemento pode ser representativo.

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69Q349836 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A avaliação gera alguns instrumentos. Um deles é a tabela de temporalidade, instrumento que determina prazos e condições de guarda, segundo os quais poderão ser realizados, ou não, a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos.

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70Q349655 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Agente Administrativo, FUNAG, CESPE CEBRASPE

A respeito dos documentos arquivísticos e da política de acesso a eles, julgue os itens a seguir.

Um dos critérios adotados pela comissão responsável pela avaliação dos documentos nos órgãos públicos é descartar os conjuntos documentais que tenham sido produzidos há mais de 50 anos.

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71Q350387 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A atividade de avaliação e seleção dos documentos arquivísticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deverá pautar-se nos princípios arquivísticos sistematizados. Julgue os itens a seguir, relativos a esses princípios.

Não se pode reduzir a padrões exatos as considerações a serem observadas na determinação dos valores dos documentos.

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73Q349494 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Legislativo, CD, FCC

Numa abordagem renovada e posta em prática pelos arquivistas australianos, a avaliação deixou de ter como objeto as grandes massas documentais acumuladas, deslocando seu interesse para

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74Q350908 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Para o Arquivo Nacional, “avaliar é estabelecer preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos públicos”. No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a avaliação é definida como “o processo de análise de arquivos, visando estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos”. Para a ABNT, avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos”. Na Instrução Normativa n.º 1/1986 CD-CEDI/CoArq., da Câmara dos Deputados, a avaliação é definida como “análise e fixação do destino final dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados, em caráter oficial (...) no desempenho de suas funções”.

Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir, acerca do processo de avaliação de documentos de arquivo.

Conseguir a participação ativa de autoridade da área administrativa, conhecer o funcionamento da instituição a que está subordinado o arquivo e conhecer as atividades típicas referentes às várias fases de arquivamento são requisitos para o processo de avaliação.

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75Q351047 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A atividade de avaliação e seleção dos documentos arquivísticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deverá pautar-se nos princípios arquivísticos sistematizados. Julgue os itens a seguir, relativos a esses princípios.

O arquivista deve proceder à avaliação baseando-se em partes da documentação a ser avaliada, ou nas unidades administrativas, separadamente.

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76Q349874 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando as várias tarefas envolvidas no processo de avaliação de documentos, julgue os itens que se seguem.

Um dos objetivos da avaliação é o controle do processo de produção documental, orientando o emprego de suportes adequados ao registro da informação.

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77Q350827 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Uma das principais funções arquivísticas, a avaliação de documentos ganhou destaque com o volume cada vez maior de documentos acumulados pelos órgãos públicos. Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens subseqüentes.

A avaliação parte do pressuposto de que os documentos de arquivo têm valores primário e secundário. O valor primário reflete a importância que os documentos têm para seu produtor original e o secundário representa a utilidade que têm, posteriormente, para os pesquisadores.

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78Q349625 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando as várias tarefas envolvidas no processo de avaliação de documentos, julgue os itens que se seguem.

Para a aplicação dos critérios de avaliação dos documentos de arquivo, deve-se identificar os seus valores correntes, intermediários e secundários.

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79Q891184 | Arquivologia, Avaliação de Documentos, Assistente de Previdência e Assistência à Saúde, RECIPREV PE, IBFC, 2024

Chamamos de “______ ao processo de análise da documentação de arquivos, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios, informativos e/ou históricos.”

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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80Q956226 | Arquivologia, Avaliação de Documentos, Auxiliar Administrativo, Câmara de Patrocínio do Muriaé MG, Consulplan, 2025

Na Câmara Municipal de um município mineiro, o setor de arquivos é responsável por organizar e gerenciar documentos administrativos e legislativos. Ao revisar os processos arquivados, o responsável pelos arquivos observa que alguns documentos precisam ser descartados após um período de retenção. Para isso, ele consulta a Tabela de Temporalidade. Com base na aplicação da Tabela de Temporalidade, qual é a principal função desse instrumento no contexto de gestão de arquivos públicos?
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