Início

Questões de Concursos Aviso prévio

Resolva questões de Aviso prévio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q453731 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Assessor, BNDES, CESGRANRIO

O contrato de trabalho brasileiro tem como regra a indeterminação de prazo, podendo ser rescindido sem justa causa, por qualquer das partes, mediante a concessão de um aviso prévio à outra parte.

O instituto do aviso prévio assegura que este
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q923327 | Direito do Trabalho, Aviso prévio, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

Considerando o disposto na CLT a respeito do aviso prévio, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q370395 | Direito do Trabalho, Aviso prévio, CESPE CEBRASPE

Considerando o disposto na CLT a respeito do aviso prévio, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q119706 | Direito do Trabalho, Aviso prévio, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Aviso prévio é a forma utilizada para que a parte comunique a outra que não tem mais interesse na manutenção de determinado contrato. Existem duas modalidades de Aviso Prévio: indenizado e trabalhado.

Associe cada descrição abaixo ao tipo de aviso prévio correspondente.

1. Ocorre quando o empregador, sem motivo justo, vier a demitir seu empregado e determinar que o seu trabalho não é necessário durante o período de aviso.

2. Ocorrerá quando uma das partes (empregado e/ou empregador) comunicar a rescisão contratual de imediato.

3. Na concessão por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo, não integrando este período no seu tempo de serviço.

4. Ocorrerá quando uma das partes (empregado e/ou empregador) comunicar com 30 (trinta) dias de antecedência a rescisão contratual.

5. Caberá ao empregado cumprir o período correspondente ao aviso.

a. Aviso Prévio Indenizado.
b. Aviso Prévio Trabalhado.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q144733 | Direito do Trabalho, Aviso prévio, Analista Judiciário Execução de Mandados, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao aviso prévio, julgue os itens que se seguem.

A existência de cláusula assecuratória nos contratos por prazo determinado assegura às partes a aplicação das regras do contrato sem determinação de prazo, até mesmo no que tange ao aviso prévio.

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q454654 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Advogado, CER RR, CESPE CEBRASPE

Com relação às obrigações de patrões e empregados, inclusive as decorrentes da rescisão do contrato de trabalho, em cada um dos itens que se seguem é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Depois de 4 anos e 11 meses prestando serviços como garçom em um afamado restaurante da cidade de Boa Vista, Marcos resolveu lançar mão de suas economias e montar seu próprio negócio de alimentação. Como forma de ampliar seu capital de giro, Marcos pediu a seu empregador que formalizasse sua dispensa sem justa causa, a fim de que pudesse sacar os depósitos do FGTS, o que não lhe foi concedido. Insatisfeito, Marcos deixou imediatamente o trabalho. Nessa situação, ao empregador será facultado descontar dos cálculos finais o valor pertinente ao aviso prévio, que não será computado como tempo de serviço para nenhum fim.

  1. ✂️
  2. ✂️

127Q451381 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Procurador do Estado de 3a Classe, Procuradoria Geral do Estado AM, CESPE CEBRASPE

Em busca de melhor qualidade de vida, Mário resolveu mudar-se da cidade de Brasília – DF para Manaus – AM. Comunicou essa intenção a seu empregador, com o qual mantinha contrato de trabalho há dois anos e meio, solicitando seu desligamento imediato do emprego. Como não tinha substituto imediato para ocupar a função de Mário, o empregador solicitou-lhe que cumprisse regularmente o aviso prévio, o que acabou não ocorrendo.

A partir dessa situação, e considerando as hipóteses de rescisão do contrato de trabalho, seus efeitos e demais aspectos envolvidos, julgue os seguintes itens.

Ao se recusar a cumprir o aviso prévio, causando transtornos ao empregador, Mário praticou a falta grave de indisciplina, pelo que não faz jus à percepção da indenização de 40 % do FGTS.
  1. ✂️
  2. ✂️

128Q454789 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Procurador, TCU, CESPE CEBRASPE

Acerca da rescisão do contrato de trabalho e do aviso prévio, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q455015 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Técnico Judiciário, TRT 3a, FCC

Quanto ao instituto do aviso prévio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q454518 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Vera é empregada da empresa “S” Ltda e recebe seu salário na base de tarefa. Ontem, Vera teve seu contrato de trabalho rescindido. Neste caso, para recebimento de seu aviso prévio indenizado, o cálculo será feito de acordo com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q226740 | Direito do Trabalho, Aviso prévio, Procurador, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um empregado foi admitido em uma empresa em
20/5/2004 e submetido a uma jornada de oito horas, perfazendo
quarenta horas semanais. Por ter resolvido deixar o emprego, esse
empregado concedeu aviso prévio para o empregador em
17/7/2006, prestando serviços até 16/8/2006. Durante o período
em que esteve na empresa, o empregado gozou trinta dias de
férias, em setembro de 2005.

Com relação à situação descrita acima, julgue os itens seguintes.

Para procurar novo emprego, o empregado, durante o período de aviso prévio, terá direito à redução de sua jornada em duas horas ou em sete dias corridos.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q452027 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Advogado, BRB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir a respeito de direito material do trabalho.

Segundo o TST, na hipótese de aviso prévio indenizado realizado pela empresa, não tendo havido qualquer prazo trabalhado pelo empregado, o término do contrato, para todos os efeitos legais, se opera automaticamente na data da dispensa, sendo o período de trinta dias mera ficção jurídica.

  1. ✂️
  2. ✂️

134Q168592 | Direito do Trabalho, Aviso prévio, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Conforme jurisprudência predominante do Tribunal Superior do Trabalho (Tribunal Pleno ou Seção de Dissídios Individuais 1 - SDI-1), quanto ao aviso prévio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q453668 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Acerca de direitos constitucionais dos trabalhadores, rescisão de contrato de trabalho e estabilidade sindical, julgue os itens a seguir.

No caso de o contrato por prazo determinado estabelecer direito recíproco de rescisão antecipada, o seu inadimplemento por qualquer das partes conferirá direito a aviso prévio em favor daquele que for prejudicado.

  1. ✂️
  2. ✂️

136Q452006 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Analista Judiciário, TRT 7a, FCC

Considere para o cálculo do Aviso Prévio as verbas abaixo.

I. Gratificação semestral.

II. Gorjetas oferecidas espontaneamente pelos clientes.

III. Adicional de insalubridade.

IV. Gorjetas cobradas pelo empregador na nota de serviço.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q453916 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a férias, 13º salários, suspensão e interrupção do contrato de trabalho e aviso prévio, julgue os itens a seguir.

Considere que um empregado regido pela CLT, tendo trabalhado em uma empresa pública por vinte e um anos, teve seu contrato de trabalho rescindido sem justa causa. Nesse caso, ele terá direito a noventa dias de aviso prévio.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q451817 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a repouso e aviso prévio, julgue os itens seguintes. No aviso prévio trabalhado, há uma redução da jornada em duas horas diárias ou sete dias corridos sem prejuízo da remuneração. No entanto, é facultado ao empregado trabalhar a jornada normal, de oito horas, e converter as duas horas que seriam da redução em pecúnia, haja vista que o labor efetivamente foi prestado.
  1. ✂️
  2. ✂️

140Q453303 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

No que concerne à relação de emprego, julgue os próximos itens. Em caso de aviso prévio trabalhado, a jornada de trabalho do empregado deve ser reduzida em duas horas diárias ou o empregador deve liberar o empregado do trabalho por sete dias seguidos. No entanto, é cabível a negociação entre as partes para substituição do período de jornada reduzida pelo pagamento das horas correspondentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.