Questões de Concursos Banco de Dados

Resolva questões de Banco de Dados comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q647206 | Informática, Banco de Dados, Analista em Gestão Especializado em TI, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

A validação de acesso a bancos de dados relacionais pode ser feita por meio da técnica denominada criptografia de chave pública, na qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q648232 | Informática, Banco de Dados, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação a banco de dados, julgue os itens seguintes. Após um banco de dados ser criado, o administrador executa uma série de tarefas para dar permissão de acesso aos usuários que necessitam ler e gravar informações na base de dados. A responsabilidade de gerir os acessos ao banco de dados é do sistema gerenciador de banco de dados (SGBD).
  1. ✂️
  2. ✂️

123Q649769 | Informática, Banco de Dados, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere aos conceitos de estratégias de distribuição de banco de dados, julgue os itens que se seguem. Na replicação síncrona, recomenda-se que os bancos de dados fiquem armazenados em sítios geograficamente distantes entre si, pois a execução da replicação ocorrerá com um atraso, que varia de poucos minutos a horas.
  1. ✂️
  2. ✂️

124Q647473 | Informática, Banco de Dados, Auditor Municipal de Controle Interno, Controladoria Geral do Município PB, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de bancos de dados, julgue os itens a seguir. Nos bancos de dados construídos sob a concepção do modelo hierárquico, os dados são estruturados em hierarquia ou árvores cujos nós contêm ocorrências de registros, e cada registro consiste em uma coleção de atributos.
  1. ✂️
  2. ✂️

125Q649527 | Informática, Banco de Dados, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Gerenciadores de bancos de dados frequentemente empregam índices implementados na forma de árvores B. Nesse tipo de organização, considerando-se uma árvore na qual o número máximo de chaves numa página não folha é 19 (ou seja, d=20), o número máximo de acessos necessários para localizar uma chave, num universo de 10 milhões de chaves distintas, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q649274 | Informática, Banco de Dados, Analista em Gestão Especializado em TI, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

Considerando a indexação de bancos de dados relacionais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q647495 | Informática, Banco de Dados, Assessor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Goiânia GO, UEG, 2018

Em recuperação de bancos de dados após falhas baseada em log, as técnicas diferem em aspectos que impactam no algoritmo de recuperação, tais como os momentos nos quais dados são gravados no banco de dados e registros são gravados no log. Na técnica UNDO/NO-REDO, todas as atualizações (inclusão, exclusão e modificação de dados) de uma transação são gravados (persistidas) no banco de dados, necessariamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q646985 | Informática, Banco de Dados, Profissional Júnior TI, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO, 2018

Em um banco de dados multidimensional, os fatos aditivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q649803 | Informática, Banco de Dados, Analista em Gestão Especializado em TI, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

Dentre os diversos tipos de bancos de dados, existe o denominado bancos de dados objeto-relacionais, que tem como fundamento a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q648780 | Informática, Banco de Dados, Analista de Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão RJ, FGV, 2018

Uma grande dificuldade na implementação de bancos de dados que suportam transações distribuídas é a possibilidade de que uma transação seja apenas parcialmente concluída, de forma a criar inconsistências nas bases de dados. Isso pode ocorrer, por exemplo, por falhas de comunicação entre os nós envolvidos na transação.

Assinale a opção que indica o algoritmo usualmente empregado na execução de transações distribuídas, visando à manutenção das suas propriedades.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q646991 | Informática, Banco de Dados, Administrador de Banco de Dados, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS, 2018

Considere as afirmações abaixo sobre restrições de integridade em Banco de Dados.

I - Restrições de domínio especificam o conjunto de valores possíveis associados a um atributo. Tais regras podem também proibir o uso de valores nulos para atributos.

II - Restrições de integridade referencial asseguram que um valor que apareça em uma relação para um dado conjunto de atributos também apareça para um certo conjunto de atributos em outra relação.

III - Dependências funcionais são a generalização de chave de dependência. Elas exigem que os valores de um certo conjunto de atributos determine, de modo unívoco, os valores para outro conjunto de atributos.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q648275 | Informática, Banco de Dados, Analista de Sistemas, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, UFGO, 2018

Em um projeto de banco de dados, a projetista percebeu que uma tabela A precisa de um novo relacionamento com a tabela B, de modo que a única maneira de concretizar esta conexão é a criação de uma terceira tabela, independente. Isto significa que a cardinalidade desta nova relação entre A e B é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q647255 | Informática, Banco de Dados, Analista do Ministério Público, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Teoricamente, um banco de dados relacional poderia ser construído em uma única tabela, chamada universal, na qual estariam presentes todos os atributos. Na prática, porém, isso causaria enormes transtornos.

Uma técnica de projeto de bancos é a de decomposição sucessiva das tabelas, à luz das dependências entre atributos, até que se chegue a um projeto normalizado com um nível de decomposição aceitável. Nesse processo, deve haver uma preocupação especial para que essa decomposição seja sem perda.

Assinale a opção que apresenta o significado técnico da “decomposição sem perda”, no presente contexto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q647511 | Informática, Banco de Dados, Técnico em Tecnologia da Informação, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Com relação à implementação de banco de dados, analise as proposições abaixo.

1) É recomendável utilizar chaves primárias compostas como identificadores de relações compostas, vindas de um relacionamento N:N.

2) Na transformação do modelo conceitual para o lógico, a quantidade de atributos das entidades envolvidas determina o método a ser utilizado na implementação dos relacionamentos.

3) Por ser um processo contínuo, o projeto físico permite que sejam realizadas alterações no banco de dados, mas não após a sua implementação.

Está(ão) correta(s), apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q647256 | Informática, Banco de Dados, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

Uma aplicação necessita acessar um servidor de banco de dados remoto. O tempo médio de acesso a esse servidor é de 0,2 segundos para cada 1.000 registros. Se o banco de dados fosse local, o tempo médio de acesso para cada 10.000 registros seria de 0,002 segundos. Considerando-se t1 o tempo médio de acesso a 2.000.000 de registros do servidor remoto e t2 o tempo médio necessário para acessar os mesmos 2.000.000 de registros caso o servidor de banco de dados seja local, é correto afirmar que o número de vezes que t1 é maior que t2 é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q649816 | Informática, Banco de Dados, Auditor Estadual de Infraestrutura, Tribunal de Contas Municipa BA, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de visualização e análise exploratória de dados, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q648027 | Informática, Banco de Dados, Técnico em Tecnologia da Informação, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Considere as estruturas de dados com as seguintes propriedades

1) Inserção e remoção acontecem apenas na ‘cabeça’ da estrutura

2) A inserção de um nó no meio da estrutura pode ser realizada com custo computacional constante

3) Respeita a política FIFO: primeiro que entra é o primeiro que sai.

As descrições acima se referem às estruturas, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q647007 | Informática, Banco de Dados, Profissional Júnior TI, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO, 2018

Uma empresa pretende modelar um banco de dados multidimensional para tomada de decisão na área de vendas. O gerente da área quer poder avaliar os dados históricos de vendas, por código ou nome de produto, por mês/ano, por loja e por cidade (há várias lojas em uma mesma cidade; das cidades é registrado apenas o seu nome; é necessário registrar em que cidade está cada loja). Nesse banco de dados bem projetado, segundo um esquema estrela, haverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q648038 | Informática, Banco de Dados, Analista do Ministério Público, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

O servidor de banco de dados da empresa opera com sistema operacional CentOS 7. O comando que pode ser utilizado para o administrador deste servidor saber a quantidade de espaço utilizado em cada sistema de arquivo montado, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.