Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular

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41Q994783 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Assinale a alternativa correta que mostra qual a perspectiva, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC as propostas pedagógicas e os currículos devem considerar as múltiplas dimensões dos estudantes, visando ao seu pleno desenvolvimento.
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42Q994499 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Não Habilitado PEBNM, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

O desenvolvimento de competências indicando que os alunos devem não só “saber”, mas também, “saber fazer” privilegiando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e mobilizando-os para a resolução de demandas cotidianas de forma crítica, bem como o desenvolvimento do aluno de forma global, considerando-o como sujeito plural, singular e integral são considerados:
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43Q988106 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

De acordo com o artigo 27 d a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa que indica uma das diretrizes que o currículo da educação básica deverá observar:
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44Q1001957 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor, Prefeitura de Rio das Ostras RJ, IBAM, 2019

o concernente à educação infantil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz como proposição os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiências, que se subdividem nas seguintes faixas etárias: bebês (0 a 1 ano e 6 meses); crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).
De acordo com a BNCC, as crianças têm seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a saber:
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45Q984723 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Matemática Anos Finais Direitos, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Considerando-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área de matemática, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

A ____________ envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Assim, nessa unidade temática, o estudo da posição e deslocamentos no espaço e o das formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais pode desenvolver o pensamento ___________ dos alunos.
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46Q994984 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil valoriza a inclusão da cultura digital e da comunicação nas escolas, pois são essenciais para a formação de cidadãos críticos e participativos.

O que facilita o acesso ao conhecimento e oferece novas maneiras de aprender e ensinar, como a educação híbrida, as metodologias ativas e o uso de inteligência artificial é compreendida como?
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47Q984666 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Segundo a Base Nacional Comum Curricular: etapa do ensino fundamental, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os componentes curriculares tematizam diversas práticas, considerando especialmente aquelas relativas às culturas infantis __________________________. Nesse conjunto de práticas, nos _______ primeiros anos desse segmento, o processo de alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica.
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48Q984436 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil, assinalar a alternativa CORRETA.
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49Q984694 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Educação Física Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a Educação Física na Base Nacional Comum Curricular, analisar os itens abaixo.

I. Os esportes de campo e taco constituem objetos de conhecimento a serem abordados no bloco do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
II. Os jogos eletrônicos devem ser abordados no bloco do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.
III. Os programas de exercícios físicos não devem ser abordados no Ensino Fundamental.
IV. O objeto de conhecimento lutas deve ser abordado apenas no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Está CORRETO o que se afirma:
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50Q984820 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Técnico Pedagógico, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem ocorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de competências gerais. Sobre essas competências gerais, assinalar a alternativa CORRETA.
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51Q985049 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Educação Física Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Na BNCC, as habilidades de Educação Física para o Ensino Fundamental – Anos Finais estão organizadas em dois blocos. Sobre o bloco dos 8º e 9º anos, analisar os itens.

I. Esportes de rede/parede e invasão e combate, apenas.

II. Ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal.

III. Danças de salão e lutas do mundo.

IV. Práticas corporais de aventura na natureza.

Está CORRETO o que se afirma:

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52Q986868 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor Língua Portuguesa, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o componente curricular da língua portuguesa visa contemplar a cultura digital e diferentes linguagens e letramentos. Além disso, considera, como uma de suas premissas, o(a):
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53Q985085 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Nas competências gerais da Educação Básica da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular, em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, organizados em três grupos por faixa etária. Sobre estes grupos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Bebês (zero a 1 ano e 7 meses).

( ) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).

( ) Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

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54Q994786 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As aprendizagens essenciais na Base Nacional Comum Curricular – BNCC são definidas como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar.
Assinale a alternativa que corresponde a forma como são expressas as aprendizagens essenciais.
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55Q985043 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Considerando a etapa de educação infantil da Base Nacional Comum Curricular, analisar a sentença.

Parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças (1ª parte). Ainda, é preciso acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo (2ª parte).


A sentença está:

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56Q994262 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Ciências, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

No Ensino Fundamental, o componente curricular “Ciências” carrega o privilégio e a responsabilidade de impulsionar a natural curiosidade dos estudantes pelo mundo que os cerca, estabelecendo as bases do pensamento científico e o prazer por continuar aprendendo (Currículo do Estado do Espírito Santo, 2020).
Diante disso, a Base Nacional Comum Curricular (2017), traz para a área de Ciências um compromisso com o desenvolvimento:
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57Q984716 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, História Anos Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

De acordo com a BNCC – Ensino Fundamental: História – Anos Finais, sobre o processo de ensino e aprendizagem da História, analisar a sentença.

A presença de diferentes sujeitos ganha maior amplitude ao se analisarem processos históricos complexos ocorridos em espaços, tempos e culturas variadas (1ª parte). As mesclas entre as histórias da América, da África, da Europa e de outros continentes não apresentam diferentes níveis de elaboração (2ª parte).

A sentença está:
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