Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular BNCC

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21Q57608 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ao abordar a questão dos componentes curriculares, destaca que os objetivos do ensino, além de explicitarem as intenções educativas, também estabelecem as capacidades que as crianças poderão desenvolver como consequência das ações educativas. Essas capacidades podem ser, entre outras, as de
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22Q57856 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

O esterno é um osso chato, laminar e podemos identificá-lo localizado na parte mediana anterior da caixa torácica. O osso esterno é o local onde realizamos as compressões torácicas durante a reanimação cardiopulmonar (RCP). Em que região desse osso é realizada a compressão:
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23Q57106 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Leia o fragmento a seguir.

“A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico capaz de satisfazer os objetivos da disciplina. Para isso, a geografia usa conceitos-chave como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço"".
PCN do Ensino Médio, Geografia, 1999. 

De acordo com o texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, assinale a opção que apresenta os conceitos-chave da Geografia. 
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24Q57858 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Os traumas esqueléticos podem acontecer em qualquer etapa da vida, mas as fraturas de quadril acontecem muito frequentemente em pessoas idosas, o que acaba tornando este um fator que contribui para a mortalidade de pessoas acima de 75 anos. Analise as assertivas e atribua V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas. Escolha a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) Clientes idosos que sofrem fraturas têm maiores chances de apresentar complicações, por comumente associarem à condição atual, doenças crônicas pré-existentes.
( ) A imobilidade decorrente da fratura torna o cliente mais propenso a lesões de pele, o que pode estar agravado pela alterações decorrentes do envelhecimento fisiológico da pele, e se caso ocorrer, incontinência urinária.
( ) Idosos hospitalizados podem apresentar confusão após a ocorrência da fratura, resultante de estresse, medicamentos, privação do sono ou outras complicações, como, processos infecciosos.
( ) Complicações neurovasculares são raras em caso de fraturas em idosos, o que dispensa preocupação e avaliação da equipe de enfermagem voltada ao membro afetado.

A sequência CORRETA é: 
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25Q57495 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue o próximo item.

De acordo com Pierre Bourdieu e Passeron, o currículo escolar fundamenta-se na cultura dominante, tornando a educação um processo de dominação cultural.
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26Q57110 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio entre os temas que devem ser abordados de maneira transversal dois deles são:
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27Q57875 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

Os músculos distribuem-se por todo o corpo, sendo responsáveis por todo e qualquer movimento, intencional ou não. Com relação aos músculos, julgue o item subsequente.

O grande glúteo, ou glúteo superior, localizado nas nádegas, permite a contração da coxa, sendo o local de aplicação de injeção.
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28Q57429 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20)

A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.
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29Q228878 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Promotor de Justiça, MPE BA, FESMIP BA

Segundo a Lei Federal nº 9.394/96 (LDB), marque a alternativa correta:

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30Q219749 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUS

Entre aquelas que poderiam ser chamadas de "modalidades especiais de Educação", destinadas a atender a características particulares e específicas de determinados grupos de educandos, a lei 9394/96 (LD(B) determina que:

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31Q57607 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), as instituições de Educação Infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criarem procedimentos para a avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças. 
Analise as afirmativas que completem a frase: As instituições de Educação Infantil devem... 

I. criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. 
II. utilizar múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.). 
III. organizar uma documentação específica que permita às famílias conhecerem o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. 
IV. prever formas de articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e providenciar instrumentos de registro que permitam aos docentes do Ensino Fundamental conhecer os processos de aprendizagem vivenciados na Educação Infantil. 
V. registrar os processos de avaliação realizados pelo professor, privilegiando o controle e o acompanhamento dos conhecimentos já dominados pelas crianças, bem como das habilidades já desenvolvidas por cada uma delas.

Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.
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32Q57601 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Fundamentos teóricos histórico-sociais para organização de práticas na Educação Infantil argumentam sobre:

I - A intervenção intencional e consciente do professor de crianças pequenas.
II - Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano.
III – O oferecimento de uma diversidade de objetos e brinquedos para exploração e envolvimento das crianças em diferentes situações possíveis pode se configurar como atividade infantil.
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33Q57505 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

O currículo é uma questão importante para se compreender a escola. Dessa forma, passou a ser visto como um campo profissional de estudos e de pesquisas, o que tem levado à definição de várias teorias curriculares como marcas orientadoras das concepções sobre a educação, o ensino, a sociedade e sua relação com a escola.

No quadro a seguir, há a caracterização de uma das teorias curriculares.

Enfatiza a identidade, a alteridade, a diferença, a subjetividade, a significação dos discursos, a relação entre saber e poder, as representações, a cultura, o gênero, a raça, a etnia, a sexualidade e o multiculturalismo na escola.

A Teoria do Currículo caracterizada denomina-se
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34Q57867 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

Com relação a anatomia e fisiologia muscular, julgue o item seguinte.

O músculo bíceps femoral localiza-se na parte posterior da coxa e sua ação permite os movimentos de flexão da perna com a articulação do joelho, trazendo o calcanhar para trás em direção à parte posterior da coxa. 
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35Q57603 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

É o pressuposto que deve orientar o trabalho com a linguagem oral.
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36Q132301 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N.º 9.394/1996), ao tratar da composição dos níveis escolares, estabelece que a educação básica compõe-se de

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37Q57606 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

De acordo com os padrões da Educação Infantil, os professores e os demais profissionais que atuam em instituições Infantis devem valorizar,
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38Q57869 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

Com relação à anatomia e à fisiologia humana, julgue os itens que se seguem.

Os ossos longos, como o fêmur, são constituídos por duas extremidades (epífises) e pelo corpo (diáfise); entre a diáfise e cada epífise, situa- se a metáfise.
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39Q57609 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Partindo do pressuposto de que não há aprendizagem sem conteúdos, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil aponta a necessidade de se trabalhar com os conteúdos
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40Q57605 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Acerca das contribuições da Psicologia da Educação e do olhar interdisciplinar, o fazer pedagógico no contexto contemporâneo requer do educador da infância uma compreensão de infância, escola infantil, meio ambiente, cultura, etnias e sociedade e, em especial, um entendimento do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas dimensões, bem como a compreensão dos processos de aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir.

I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”.
II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância.
III. As contribuições da interdisciplinaridade na Educação Infantil, somente, têm auxiliado na confusão de olhares acerca da criança e sua educação.
IV. A Educação Infantil, como um fazer técnico-científico e de base filosófica, deve olhar a criança a partir de um modelo mecanicista do comportamento e utilizar métodos e técnicas que modelem o comportamento esperado e determinado pelo professor.
V. O psiquismo infantil é constituído por emoções, pela cognição e por processos de pensamento abstratos, exigindo do professor o exercício da autoridade de forma sistemática, objetivando o controle da conduta e a repressão dos impulsos.

Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.  
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