Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular BNCC

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261Q899628 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Matemática, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC propõe um novo papel para a Matemática, que vai além dos cálculos, fórmulas e da interpretação quantitativa do mundo ao nosso redor. O foco está no letramento matemático dos estudantes.
Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:

I. O letramento matemático envolve o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, representação, comunicação e argumentação, para que os alunospossam agir de maneira ativa em diferentes situações.
II. O letramento matemático inclui tanto expressar suas opiniões sobre uma questão específica quanto buscar meios de investigar possíveis soluções. A formação no Ensino Fundamental também prevê o uso de conceitos e ferramentas matemáticas para formular e resolver problemas, dentro e fora da escola.
III. Os processos matemáticos são considerados tanto como conteúdo quanto como método de ensino, possibilitando o desenvolvimento de competências específicas que a Base Nacional Comum Curricular estabelece como essenciais para todos os alunos.

Está CORRETO o que se afirma em:
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262Q897362 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Entre os múltiplos fatores que revelam desproporção entre as unidades federadas do Brasil e dificultam a formulação e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, estão:
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263Q911276 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre identidade e alteridade, analise as afirmativas sobre as principais ações para o sistema de ensino municipal em relação as diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
I. Apoiar as escolas para implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. II. Orientar as equipes gestoras e técnicas das secretarias de educação para a implementação das leis 10.639/03 e Lei 11.645/08. III. Realizar consultas junto às escolas, gerando relatório anual a respeito das ações de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnicoraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. IV. Criar equipes técnicas permanentes para os assuntos relacionados à diversidade, incluindo a educação das relações étnicoraciais. V. Participar dos fóruns de educação e diversidade étnico-racial.
Assinale a alternativa CORRETA.
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264Q897332 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O documento que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outras questões, dispõe de forma explícita sobre os fundamentos pedagógicos para toda a Educação Básica brasileira. A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir:

I- Foco no desenvolvimento de competências.
II- Compromisso com a educação integral.
III- Apoio à fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento.

São fundamentos pedagógicos CORRETOS da BNCC apenas o que se afirma em:
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265Q911478 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor da Educação Infantil, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A BNCC considera a interação e a brincadeira eixos estruturantes do currículo na Educação Infantil e estão intimamente ligados à forma como a criança aprende.

Considerando as funções educativas e de aprendizagem nos tipos de brincadeiras na educação infantil, leia os textos a seguir, e atribua:

1. Faz de conta.
2. Brinquedos ou objetos estruturados.
3. Jogos com regras e brincadeiras sociais.
4. Cantigas de roda e parlendas.
5. Brincadeiras funcionais.

( )São o primeiro estágio do brincar. Elas envolvem o próprio corpo da criança e a produção de sons e estão presentes na vida desde o começo, especialmente até os 18 meses. “Os pequenos na creche, por exemplo, brincam ao estender e encolher os braços, balançar as pernas, fazer ruídos e mesmo com o choro, que é um tipo de brincadeirapor ser um modo que permite à criança ver como o outro irá reagir e como essas ações interferem no mundo ao seu redor.

( )Envolve níveis mais complexos do desenvolvimento das atividades cognitivas das crianças. “Essa brincadeira traz possibilidades infinitas de ampliação de interpretação do mundo, pois, onde qualquer coisa é possível. A criança pode testar suas hipóteses e, inclusive, experimentar aquilo que não é factível no mundo real.

( )São aqueles que possuem função definida enquanto objeto de brincar. Apesar de contribuírem para um ambiente escolar convidativo ao brincar e serem interessantes para o desenvolvimento infantil, esses materiais não são essenciais para as brincadeiras. Isso ocorre principalmente porque as próprias crianças mostram que é possível brincar com outros tipos de objetos.

( )São brincadeiras que podem abranger tanto o faz de conta quanto atividades do campo da aquisição, que são aquelas que trabalham atenção, percepção e construção de vocabulário. “A brincadeira da dança das cadeiras, [aquela que] quando se canta uma música, as crianças rodam e as cadeiras são retiradas até sobrar só uma, é um tipo de atividade que trabalha aspectos de aquisição.

( )Pega-pega, queimada/baleado e esconde-esconde são alguns exemplos de brincadeiras que trabalham funções de sociabilidade, por exemplo. Essas brincadeiras são importantes, porque mostram para a criança variados conceitos, como “respeitar o outro, esperar a minha vez, entender regras de convivência e dividir materiais.


Assinale a sequência CORRETA:
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266Q913019 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Ilópolis RS, OBJETIVA, 2023

Considerando-se a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil — etapa Creche, são objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para bebês (zero a 1 ano e 6 meses), no campo de experiências “escuta, fala, pensamento e imaginação”:
I. Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive. II. Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os a pedido do adulto-leitor.
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267Q915377 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Marque a alternativa CORRETA:

Segundo a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (BNCC /Paraíba, 2018) constitui-se em um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento, para as crianças bem pequenas, do campo de experiência-espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

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268Q900075 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ciências, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular(BNCC) em relação à elaboração dos currículos de Ciências, as aprendizagens essenciais a serem asseguradas no componente curricular foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental. Uma dessas unidades temáticas é a, Matéria e Energia, sobre a mesma, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):


(__) Essa unidade contém estudos referentes à ocorrência, à utilização e ao processamento de recursos naturais e energéticos empregados na geração de diferentes tipos de energia e na produção e no uso responsável de materiais diversos.


(__)Nessa unidade prevê-se a construção coletiva de propostas de reciclagem e reutilização de materiais, estimula-se ainda a construção de hábitos saudáveis e sustentáveis por meio da discussão acerca dos riscos associados à integridade física e à qualidade auditiva e visual.


(__) Nessa unidade contempla-se uma ênfase no estudo de solo, ciclos biogeoquímicos, esferas terrestres e interior do planeta, clima e seus efeitos sobre a vida na Terra, no intuito de que os estudantes possam desenvolver uma visão mais sistêmica do planeta com base em princípios de sustentabilidade socioambiental.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.

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269Q900348 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Depois de analisar as afirmativas abaixo referentes às teorizações contemporâneas sobre currículo, pautadas no texto seminal de Tomaz Tadeu da Silva (Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016), assinale a única afirmativa incorreta:
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270Q901140 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

“A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades deler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos”.

(BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.)
Sobre os anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na citação acima, analise as afirmativas abaixo:

I. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento, que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.

II. Nessa fase, ampliam-se também as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para o multiletramento e a apropriação do sistema de escrita alfabética.

III. As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada vez mais simples.

Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
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271Q911400 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Quais das alternativas abaixo estão corretas em relação às Resoluções e Diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Câmara de Educação Básica (CEB) do Ministério da Educação (MEC)?

I. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil enfatizam a importância do brincar como eixo central para o desenvolvimento infantil.

II. A Resolução CNE/CEB nº 7/2010 estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, incluindo a obrigatoriedade da disciplina de Filosofia.

III. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) destacam a necessidade de programas flexíveis e contextualizados.

IV. A Resolução CNE/CEB nº 4/2018 regulamenta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

V. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, definidas pela Resolução CNE/CEB nº 2/2001, estabelecem a inclusão de alunos com deficiência em classes regulares.


Assinale as alternativa correta:
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272Q915373 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p.25) “As propostas e práticas pedagógicas na educação infantil deverão favorecer: ‘[...] a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão gestual, verbal, plástica, dramática e musical’; [...]’’.

Julgue cada uma das assertivas abaixo e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) incentivar o reconhecimento sonoro e gráfico das letras do alfabeto cotidianamente.

( ) disponibilizar e utilizar gravadores, projetores, computadores, maquinas fotográficas e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

( ) oportunizar situações e vivências nas quais as crianças possam ouvir música, cantar e dançar.

A sequência CORRETA é

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273Q910355 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, a escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos, exceto:
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274Q907595 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Qual evento histórico teve o menor impacto na evolução da língua inglesa, considerando seu desenvolvimento ao longo dos séculos?
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275Q908945 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

O planejamento do trabalho pedagógico deve ser pautado nos parâmetros normativos estabelecidos pelo Ministério da Educação. A Resolução CNE/CEB n. 5 fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. De acordo com a respectiva resolução, qual é o centro das propostas pedagógicas da Educação Infantil?

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276Q893366 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A BNCC organiza a Educação Infantil em 6 direitos de aprendizagem:
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277Q894270 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Básica MA I, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

Em relação à Base Nacional Curricular (BNCC), há conceitos e concepções que orientam todo o documento. Assinale a afirmativa cujo conteúdo NÃO corresponda à BNCC.
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278Q909642 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O componente curricular “Educação Física”, visa desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orienta que o componente curricular “Educação Física”, por meio da articulação entre as unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades, deverá garantir aos estudantes competências específicas durante todo o Ensino Fundamental, que por sua vez deverão estar alinhadas às competências da área de linguagens e às competências gerais. Nesse sentindo, analise as afirmativas abaixo sobre essas competências.

I - Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.

II - Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de execução das práticas corporais, que atendam os próprios interesses, além de se envolver no processo de ampliação do acervo insipiente nesse campo.

III - Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.

IV - Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

V - Usufruir das práticas corporais de forma isenta para despotencializar o envolvimento em contextos de lazer, reprimindo as redes de sociabilidade e promovendo a saúde.

VI - Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Em relação as competências acima, existem afirmativas corretas e afirmativas incorretas. Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas corretas.

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279Q863916 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu impacto nas práticas pedagógicas, é correto afirmar que:
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280Q907958 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Anos Iniciais, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular, no componente de Língua Portuguesa, os textos são unidades centrais de trabalho, considerando uma abordagem enunciativo-discursiva que os relaciona sempre aos seus contextos de produção. Nesse sentido, a organização das práticas de linguagem (leitura de textos, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica) por campos de atuação, enfatiza a importância da contextualização do conhecimento escolar. Isso significa que essas práticas derivam de situações da vida social e, ao mesmo tempo, devem ser integradas em contextos significativos para os estudantes.
Considerando as informações sobre Língua Portuguesa na BNCC, marque a alternativa que apresenta corretamente os campos de atuação em que estão agrupados os gêneros textuais para os anos iniciais.
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