Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular BNCC

Resolva questões de Base Nacional Comum Curricular BNCC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

281Q910353 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O professor de Ciências, durante a aula sobre sistemas reprodutores, foi surpreendido com questões dos estudantes que versavam sobre sexualidade. Fortemente constrangido e receoso em discutir sobre o assunto em sala de aula, ele informou que as questões apresentadas não poderiam ser abordadas na aula. Advertido pela coordenação pedagógica de que a escola se constitui num ambiente social significativo para a promoção da saúde, e de que é também papel do educador tratar dessa temática, ele refez seu planejamento considerando os Referenciais Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Com base no Referencial, sobre o trabalho com o tema sexualidade, dentre as habilidades que se deve buscar desenvolver nos educandos, apresentadas a seguir, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q903701 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação integral, reconhecendo que a Educação Básica deve se propor à formação e ao desenvolvimento humano global. Para tal, são definidas, neste documento, dez competências gerais da Educação Básica. Sendo assim, marque a alternativa que apresenta uma competência geral da Educação Básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q901145 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental I e II – Educação Física, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A Educação Física e BNCC consideram as práticas corporais tematizadas e divididas em seis unidades temáticas que devem ser abordadas no ensino fundamental. Assinale a alternativa NÃO representa um eixo da educação física na BNCC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q907591 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Conceição Evaristo é uma importante escritora brasileira, em suas obras tem como escopo de discussão as mazelas de uma sociedade fortemente preconceituosa e desigual, sobretudo quando se fala sobre a força de mulheres negras. Em diferentes poemas, romances, por exemplo, retratou criticamente a história do povo negro no Brasil. Ao longo de sua obra, observamos o surgimento de um neologismo, escrevivência, capaz de representar os temas que ela vivenciou ao longo de sua vida. De acordo com tal conceito criado pela autora, qual a sua definição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q908872 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

A BNCC estabeleceu dez competências gerais da Educação Básica, as quais os alunos devem desenvolver, buscando uma “formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Considerando esse tema, assinale a alternativa INCORRETA em relação às dez competências gerais da Educação Básica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q901142 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Conforme a BNCC, são habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes no 1º ano do Ensino Fundamental, no estudo da língua portuguesa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q910361 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Conforme explicitado na Base Nacional Comum Curricular, os objetivos de aprendizagem dos componentes curriculares estabelecidos pela BNCC para toda a Educação Básica visam à aprendizagem e ao desenvolvimento global do aluno. Em relação à estrutura desse documento, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho a seguir.
Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de _________________, relacionados(as) a diferentes _________________ – aqui entendidos(as) como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados(as) em _________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q905801 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. Além disso, organiza os objetivos de aprendizagem em três subgrupos etários. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q908888 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): “Da Educação Infantil: A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q897647 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe novas perspectivas para a organização curricular da Educação Infantil. Considerando os Campos de Experiência propostos pela BNCC, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses campos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q897455 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica visam estabelecer bases comuns nacionais para:

1. Educação Infantil.
2. Ensino Fundamental.
3. Ensino Médio.
4. Ensino Superior.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q903090 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

A habilidade EF12EF12 da Base Nacional Comum Curricular consiste em: Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas. Nomear rodas cantadas do contexto regional. O professor, com a intenção de trabalhar essa habilidade, deve pautar seu plano, entre outros, nos seguintes objetivos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q898945 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cunhataí SC, Unesc, 2024

O Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense define a Educação Física como um componente curricular essencial para a formação integral. Assinale a alternativa correta sobre os objetivos desse componente na perspectiva da BNCC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q889252 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Atividade Educacional, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

Do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado que objetiva otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Nessa faixa etária, ele se expressa por meio de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q893378 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Formar crianças leitoras e autoras, a partir de uma dimensão lúdica e brincante, é papel da Escola da Infância e direito de todas as crianças, garantido pelas legislações vigentes, Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e Documento de Referência Curricular para o Mato Grosso (DRC-MT, 2019). Sobre essa questão, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q899329 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Nesse sentindo, a definição abaixo refere-se a qual campo de experiência?
“É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais. Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio. Por sua vez, na Educação Infantil, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q903686 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Para Silva (1996, p. 23), o currículo é um dos locais privilegiados onde se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, discurso e regulação. É nele, também, que se condensam relações de poder que são cruciais para o processo de formação de subjetividades sociais. Em suma, currículo, poder e identidades sociais estão mutuamente implicados. O currículo corporifica relações sociais. As principais teorias discutidas sobre o tema na contemporaneidade – “teorias tradicionais”; “teorias críticas”; e, “teorias pós-críticas” – se distinguem pelo destaque que dão à natureza do conhecimento, da cultura, da aprendizagem, da sociedade e à natureza humana. A Teoria pós-crítica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q899627 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Matemática, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Os diferentes campos da Matemática estão organizados na Base Nacional Comum Curricular - BNCC por unidades temáticas. São elas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q909391 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Atendimento Educacional Especializado:

1. É um serviço que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.

2. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.

3. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q898244 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

O currículo escolar é compreendido como uma construção social do conhecimento, englobando produção, transmissão e assimilação dos saberes historicamente produzidos. Em relação às teorias curriculares, qual das alternativas abaixo representa corretamente a visão das teorias críticas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.