Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular BNCC

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321Q884762 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educador Social, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Tema: Inclusão no Projeto Político Pedagógico. Qual Ação que busca ampliar o alcance das informações sobre exploração sexual e assegurar a inclusão na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) dos conteúdos sobre a violência sexual com foco na exploração sexual de crianças e adolescentes.
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322Q901696 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

De acordo com informações obtidas a partir do portal da Base Nacional Comum Curricular previa-se que até 2020, todas as escolas brasileiras deveriam contemplar as competências socioemocionais em seus currículos. Afirma-se na referida página virtual que “segundo CASEL, a educação socioemocional refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola, pelo desenvolvimento das cinco competências [...]”.


Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-depraticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saudemental-e-ao-bullying. Acesso em 26/4/2024.



Marque a alternativa que refere-se corretamente às cinco competências mencionadas no texto acima:

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323Q909725 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Profissional do Magistério de Matemática, Prefeitura de Quirinópolis GO, GANZAROLI, 2024

No contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), analise as afirmativas a seguir e assinale a OPÇÃO CORRETA.

I. As Diretrizes Curriculares Nacionais preveem a definição de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio, buscando uniformizar os conteúdos a serem abordados em todo o país.

II. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o currículo deve ser elaborado de forma a promover o desenvolvimento integral dos estudantes, contemplando aspectos cognitivos, sociais, emocionais e culturais.

III. As Diretrizes Curriculares Nacionais determinam que o ensino da Matemática na educação básica deve priorizar a memorização de fórmulas e procedimentos, visando garantir uma formação sólida em conceitos matemáticos.

IV. A flexibilização curricular, conforme prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais, permite que as instituições de ensino adaptem seus currículos de acordo com as características regionais, garantindo a diversidade cultural.

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324Q893654 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica podem ser consideradas:
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325Q896506 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A normatização de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) encontra respaldo legal na Lei nº 13.005/14 que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024. Em 2014, já havia se iniciado no Ministério da Educação a elaboração de documentos com vistas a definir “direitos e objetivos de aprendizagem”, conforme assevera a lei do PNE (Silva, 2018). Desse modo, sobre a versão vigente da BNCC, marque a alternativa CORRETA.
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326Q881919 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, incluindo aquelas facilitadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

(Base nacional Comum Curricular, com alterações.)

No que se refere à habilidade que corresponde à Unidade temática de Artes Integradas, assinale a alternativa correta.
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327Q900358 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física PEF, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no âmbito da Educação Infantil, é o de
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328Q909686 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Indiara GO, Itame, 2024

A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica. Todavia a legislação vigente estatui condições peculiares para o aluno, no que se refere à prática deste componente. Marque a alternativa que descrever corretamente um dessas condições.

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329Q893684 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Muitas são as perspectivas que embasam as políticas curriculares de diferentes documentos da educação. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação básica, a política curricular é:
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330Q900360 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física PEF, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Física é entendida como um componente curricular que trabalha pedagogicamente práticas corporais em suas diversas formas e significações sociais, compreendendo-as como manifestações expressivas dos sujeitos, produzidas por variados grupos sociais ao longo da história humana. Neste contexto, os movimentos humanos são concebidos no âmbito cultural e de forma dinâmica, pluridimensional, contraditória, singular e diversificada. Tendo isso em vista, a BNCC destaca a existência de elementos fundamentais comuns às práticas corporais, sendo eles:
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331Q901641 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental 1° Ao 5° Ano, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Com base no que determinam as Diretrizes Curriculares Para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Parecer CNE/CEB nº 11/2010) sobre a carga horária anual da primeira etapa da educação básica e sobre a idade inicial dos alunos, julgue as afirmativas abaixo, identificando-as como certas (C) ou erradas (E):

( ) O Ensino Fundamental com duração de nove anos abrange a população na faixa etária dos cinco aos quatorze anos de idade, sendo obrigatória também a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.

( ) É facultativa a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com seis anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.

( ) As crianças que completarem seis anos após 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula deverão ser matriculadas na Educação Infantil (Pré-Escola).

( ) A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de oitocentas horas-relógio, distribuídas em, pelo menos, duzentos dias de efetivo trabalho escolar.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento:
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332Q889668 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Ao longo do texto referente às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, é destacado: “tendo como base o teor do artigo 27 da LDB, pode-se entender que o processo didático em que se realizam as aprendizagens fundamenta-se na diretriz que assim delimita o conhecimento para o conjunto de atividades. Os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:” Na sequência, foram elencadas essas diretrizes, porém uma está incorreta, assinale-a.

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333Q899908 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe uma abordagem que combina a centralidade do texto com práticas sociais de leitura e escrita. Sobre essa proposta, analise as alternativas abaixo:

Sobre essa proposta, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.

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334Q888954 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Secretário Escolar, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Dona Marta, diretora de escola estadual, explicava ao novo secretário escolar acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, uma das diretrizes do Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007 que implementa o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. O índice é calculado a cada dois anos, com base na taxa de aprovação e evasão, além do desempenho dos alunos, constantes do censo escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, composto pelas avaliações:

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335Q905344 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio, a organização dessa etapa da Educação Básica por áreas de conhecimento tem por finalidade ____________ dois ou mais componentes do currículo, para melhor compreender e ____________ uma realidade complexa. Tal organização deve contribuir para a integração dos conhecimentos, entendida como condição para a ____________ de sentidos aos conceitos e conteúdos estudados nas escolas.


Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são:

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336Q904610 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Indique a fundamentação principal da Educação Física na Educação Infantil?
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337Q904375 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Matemática, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A matemática é uma disciplina essencial na educação fundamental e desempenha um papel essencial no desenvolvimento intelectual e na preparação dos estudantes para desafios futuros. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes claras e objetivos para o ensino de matemática, promovendo um aprendizado mais significativo e aplicável à vida cotidiana. Ao seguir as orientações da BNCC e adotar práticas pedagógicas inovadoras, os educadores podem ajudar os alunos a desenvolverem habilidades matemáticas sólidas e se tornarem pensadores críticos e resolutos. A Matemática na BNCC propõe cinco unidades temáticas. Cada uma delas pode receber ênfase diferente, a depender do ano de escolarização. Assinale a alternativa que apresenta as cinco unidades temáticas propostas na BNCC.
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338Q880598 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que estabelece o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas por todos os alunos. Esse documento desempenha um papel fundamental na orientação e padronização dos currículos escolares em todo o país, visando garantir uma formação educacional consistente e abrangente.
Sobre a abrangência da BNCC na educação básica, é correto dizer que
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339Q881641 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre a Base Nacional Comum Curricular, etapa da Educação Infantil, Campo de Experiência “Corpo, Gestos e Movimentos”, é um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento, de crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):
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340Q894212 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo e tem como um dos seus marcos legais o Plano Nacional de Educação (PNE), o qual foi aprovado pela Lei nº 13.005/2014. Das vinte metas estabelecidas no PNE, uma delas é explicitamente mencionada pela BNCC.

É correto afirmar que essa meta é a de número
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