Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular BNCC

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341Q881641 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre a Base Nacional Comum Curricular, etapa da Educação Infantil, Campo de Experiência “Corpo, Gestos e Movimentos”, é um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento, de crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):
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342Q900359 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física PEF, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Física do Ensino Fundamental apresenta várias unidades temáticas, que são desdobradas em diversos objetos de conhecimento. Um objeto de conhecimento muito relevante são os “esportes técnico-combinatórios”, que envolvem movimentos que equilibram beleza plástica e grau de dificuldade, como o skate e a patinação artística. Visando o acesso dos alunos a essas práticas corporais, a BNCC prevê que tal objeto de conhecimento seja trabalhado no
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343Q909840 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Quando os educandos utilizam corretamente os conceitos geográficos, mobilizam o pensamento espacial e aplicam procedimentos de pesquisa e análise das informações geográficas.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, são conceitos geográficos operacionais que expressam aspectos distintos daqueles abordados pelo espaço geográfico e que os alunos devem dominar:
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344Q899907 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Você está planejando uma atividade de produção de texto em que os alunos devem escrever uma carta pessoal. Para isso, você decide seguir as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizardiferentes gêneros textuais. Assim, avalie as proposições:


I. Trabalhar com diferentes gêneros textuais ajuda os alunos a entenderem as características e estruturas de cada tipo de texto.


II. A produção de textos deve focar exclusivamente na correção e aperfeiçoamento de erros gramaticais e ortográficos, visando melhorá-los para os próximos anos.


III. A escrita de cartas pessoais permite que os alunos pratiquem a escrita de forma contextualizada e significativa.


Assinale a alternativa correta:

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345Q907334 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

“O ensino híbrido, na sua concepção básica, combina e integra atividades didáticas em sala de aula com atividades em espaços digitais visando oferecer as melhores experiências de aprendizagem a cada estudante” (Moran, 2021). Nesse sentido, o ensino híbrido também pode ser compreendido como a combinação da carga horária na modalidade presencial com carga horária na modalidade a distância. No Brasil, a forma do de curso híbrido de graduação é aquele que contém atividades on-line nos cursos presenciais, por meio componentes curriculares parcial ou totalmente a distância. Nesse sentido, com base na Portaria MEC 2.117, de 6 de dezembro de 2019, cada curso de graduação presencial pode ofertar:

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346Q889671 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Em relação à legislação e política educacional na perspectiva da educação inclusiva, assinale o marco histórico e normativo que tem como “eixos a formação de professores para a educação especial, a implantação de salas de recursos multifuncionais, a acessibilidade arquitetônica dos prédios escolares, o acesso e a permanência das pessoas com deficiência na educação superior e o monitoramento do acesso à escola dos favorecidos pelo Benefício de Prestação Continuada”.

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347Q907347 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, estabelecidas em conformidade com a Lei 10.639/20083, são instrumentos importantes para promover a valorização da diversidade étnico-racial e combater a discriminação na educação brasileira. Essas diretrizes indicam pontos como a valorização da história, cultura, saberes e contribuições dos povos africanos e afrodescendentes não só para a sociedade brasileira, mas também mundial e, para tal, orientam acerca das ações que as instituições de ensino devem realizar sobre o assunto. Assinale a alternativa correta:

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348Q907965 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Anos Iniciais, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes fundamentais para a organização e o desenvolvimento dos currículos da Educação Básica no Brasil. No Ensino Fundamental, a BNCC define as áreas do conhecimento que devem ser contempladas para garantir uma formação integral e qualificada dos estudantes.
Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento, a saber:
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349Q882133 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, qual é a importância da inclusão e da diversidade na educação infantil?
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350Q882657 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que definem a percepção de criança, assinale a alternativa correta.
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351Q903682 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Segundo Brasil (1998), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil III, relativo à experiência do “Conhecimento de Mundo”, compõe-se de seis documentos referentes aos eixos de trabalho que norteiam como devem ser construídas as diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, que são:
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352Q909851 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Para o desenvolvimento das habilidades previstas para o Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda que se faça também uma leitura que contemple a articulação vertical de cada unidade temática do 6º ao 9º ano, com a finalidade de
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353Q889123 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Cuidador, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu artigo 59, dispõe sobre as atribuições dos sistemas de ensino quanto à oferta de elementos essenciais da educação de estudantes com necessidades educacionais especiais. Considerando esta oferta, assinale a alternativa CORRETA:

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354Q898603 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecedireitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, visando garantir o pleno desenvolvimento dos alunos. Quais são os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados na Educação Infantil pela BNCC?
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355Q911417 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A Educação Física permite articulá-la à área de Linguagens, resguardadas as singularidades de cada um dos seus componentes, conforme reafirmado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Resolução CNE/CEB nº 7/2010). Nesse sentido, analise os trechos abaixo:
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.
PORQUE
Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo.
A esse respeito, pode-se concluir que:
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356Q901947 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com a BNCC, na etapa de Educação Infantil, em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária, sendo eles: bebês de ____________, crianças bem pequenas de ___________ e crianças pequenas de _______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
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357Q905302 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Do ponto de vista da teoria histórico-crítica do currículo escolar, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC):
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359Q904289 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Ao projetar os métodos de ensino, o professor deve considerar sua relação com os objetivos específicos e com os objetos de conhecimento, observando a coerência interna entre si. Para tanto, deve conhecer não apenas a utilidade dos recursos didáticos, como também ter a devida competência para usá-los. Um dos procedimentos recomendados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes é a resolução de problemas. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa que caracteriza o uso desse procedimento de ensino.
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360Q903267 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

De acordo com a BNCC (2017), a área de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental tem como compromisso o fortalecimento do letramento
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