Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular BNCC

Resolva questões de Base Nacional Comum Curricular BNCC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

381Q907301 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Segundo a BNCC, as “competências” são definidas como a mobilização de conhecimentos — conceitos e procedimentos — e habilidades — práticas, cognitivas e socioemocionais. Acerca de tal temática, o referido documento estabelece que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q903468 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

Visando assegurar a flexibilidade e a qualidade da formação oferecida aos estudantes, as Diretrizes Curriculares Nacionais devem observar os seguintes princípios:

1) ampliar a duração dos cursos de graduação.
2) incluir orientações para a condução das provas escritas ao final de cada período letivo.
3) estimular práticas de estudo independente, visando a progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno.
4) fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q913731 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

Pensadores e profissionais da educação percebem um descompasso entre as juventudes contemporâneas e os modelos de instituição e de ensino, o que coloca o desafio de enfrentar e resolver esse desencaixe entre a escola e os jovens.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a base desse problema é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q895606 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Polo I SEDE, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Marque a alternativa correta sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a prática pedagógica em Língua Portuguesa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

385Q897916 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

O trecho abaixo foi extraído da BNCC. Leia-o atentamente para responder a questão.

“Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), assegurando as aprendizagens essenciais definidas na BNCC (BRASIL, 2017 p. 13 adaptado).”


Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q867976 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Como orientam as diretrizes curriculares para a educação infantil, a proposta pedagógica das instituições que oferecem essa etapa da educação básica deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica, promovendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

387Q909726 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Profissional do Magistério de Matemática, Prefeitura de Quirinópolis GO, GANZAROLI, 2024

No contexto do Ensino Fundamental: estrutura, organização e diretrizes curriculares, analise as afirmativas a seguir e assinale a OPÇÃO CORRETA.

I. De acordo com as diretrizes curriculares, o Ensino Fundamental deve abranger nove anos de escolaridade, sendo obrigatório a partir dos seis anos de idade.

II. As diretrizes curriculares preveem que o Ensino Fundamental deve contemplar áreas do conhecimento, tais como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, e interdisciplinaridade.

III. A organização do Ensino Fundamental, conforme as diretrizes curriculares, permite a flexibilização do currículo, possibilitando adaptações para atender às necessidades específicas de cada escola.

IV. Segundo as diretrizes curriculares, o processo avaliativo no Ensino Fundamental deve priorizar a aplicação de provas tradicionais, visando a padronização e comparabilidade dos resultados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q906426 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação às competências gerais da Educação Básica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Orientam os componentes curriculares específicos que guiarão o processo de ensino aprendizagem em cada ano letivo.

( ) Comprometem-se com valores sociais determinados a serem desenvolvidos juntamente com as aprendizagens acadêmicas.

( ) São sempre dez, mas são modificados a cada uma das etapas progressivas que constituem esse nível, refletindo o desenvolvimento dos alunos.


As afirmativas são, respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q893647 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Leia abaixo um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos pela Base Nacional Comum Curricular:

EI01EO02 - Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

Com a leitura feita, é possível afirmar que o referido objetivo está indicado para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q882130 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, qual é o principal objetivo da educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

391Q893688 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), uma característica dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q899330 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as afirmações abaixo sobre a área de linguagens, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

I. A área de linguagens é composta pelos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte e Educação Física.
II. A área de linguagens é composta pelos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

393Q907300 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Em relação à natureza e às áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar que tal documento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q891959 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 e seu anexo instituem e orientam a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Considerando os documentos citados, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q902730 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Apenas aos 17 anos Neilson foi indicado para participar do Programa para Altas Habilidades da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, embora suas habilidades para o desenho fossem já excepcionais desde criança. Dinâmico e comunicativo, Neilson trabalhava como caixa e empacotador de supermercado, onde também era estagiário na área de computação. Estudava à noite para concluir o 3º ano do Ensino Fundamental. Ele frequentava o programa duas vezes por semana, à tarde, mas só ia quando tinha oportunidade e tempo. Em seus trabalhos, Neilson gostava de usar lápis de cor, spray e grafite. Perguntado sobre suas pretensões futuras, o jovem revelou que não pretendia cursar a universidade, precisava trabalhar para garantir o seu sustento e de sua família.

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf


Sobre o texto anterior, analise as afirmativas a seguir.


I. Um currículo adaptado às necessidades especiais na Educação Básica poderia ter proporcionado tempo para o estudo e o refinamento artístico.


II. Detecta-se um problema do gerenciamento da responsabilidade pelo desenvolvimento integral do aluno.


III. Suas habilidades artísticas, valorizadas em seu contexto sociocultural mais imediato, não foram encorajadas fora do programa especial frequentado.


Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q898645 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular, os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. Assim, podemos afirmar que o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento identificado pela sigla EI02ET02 - Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.) - integra o campo de experiências denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

397Q900953 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Técnico II – Políticas Públicas em Educação, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.
Texto 5A2


A Pnad Contínua reúne números que traçam um panorama relacionado com as assimetrias no acesso à educação. No Brasil, a proporção de pessoas com 25 anos de idade ou mais que concluíram o ensino médio manteve trajetória de crescimento e alcançou 53,2% no ano passado. O percentual da população com ensino superior completo saltou de 17,5% em 2019 para 19,2% em 2022. No entanto, notam-se novamente realidades distintas no recorte por cor ou raça: enquanto 60,7% dos brancos com pelo menos 25 anos de idade haviam finalizado o ensino médio, a taxa, entre os pretos e pardos , foi de 47%.
"Há uma diferença de 13,7 pontos percentuais entre os dois grupos analisados. De 2016 para 2022, essa diferença caiu um pouco – era de 16,6 pontos percentuais em 2016 –, porém se manteve em patamar elevado, indicando que as oportunidades educacionais eram distintas para esses grupos", afirma o IBGE. O levantamento mostra ainda que pretos e pardos com 25 anos de idade ou mais estudam, em média, 1,7 anos a menos que pessoas brancas. Números relacionados ao ensino superior reiteram as assimetrias. Na faixa etária entre 18 e 24 anos de idade, 29,2% da população branca estava estudando em universidades no ano passado. Entre as pessoas pretas e pardas, essa taxa foi de 15,3%.
A pesquisa mostra ainda pequena queda no percentual de crianças de 4 a 5 anos de idade que frequentavam a escola: saiu de 92,7% em 2019 para 91,5% em 2022. Entre 6 e 14 anos de idade, houve leve aumento, tendo chegado a 99,4%. A universalização do ensino nessa faixa etária já estava praticamente alcançada desde 2016, quando 99,2% das crianças frequentavam a escola.
Leo Rodrigues. Agência Brasil, 2023. Internet:: <https://agenciabrasil.ebc.com.br>(com adaptações).
Assinale a opção correta conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q889182 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, SEMAS, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

“É um conjunto de orientações que deverá nortear a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil. Este conjunto trará os conhecimentos essenciais, as competências, as habilidades e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica.” As informações se referem a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

399Q905822 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Entre as 10 competências gerais definidas pela BNCC, encontra-se a seguinte: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, 2018). Considerando que uma das estratégias para o Ensino da Matemática, além das tarefas investigativas, é o uso de tecnologias digitais, associe as duas colunas, relacionando os recursos tecnológicos à sua utilização nas aulas de matemática.

1. Scratch.
2. QR Code.
3. E-book.
4. Podcast.

( ) Sistema de autoria multimídia, software aberto, que permite a criação de jogos, histórias, entre outros, por meio de programação em blocos.
( ) Armazena o conteúdo e pode ser acessado por dispositivos eletrônicos, on-line e off-line, com recursos interativos.
( ) Código visual de resposta rápida, que pode ser usado como acesso a conteúdo complementar por meios digitais disponibilizados nos materiais.
( ) Material em áudio, disponível em sites e plataformas, para compartilhamento de conteúdo.

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q899680 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as competências e habilidades essenciais para o ensino de Matemática, visando formar cidadãos críticos e capazes de utilizar a matemática em diferentes contextos. Qual das alternativas a seguir melhor reflete uma dessas competências?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.