Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular BNCC

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401Q889182 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, SEMAS, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

“É um conjunto de orientações que deverá nortear a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil. Este conjunto trará os conhecimentos essenciais, as competências, as habilidades e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica.” As informações se referem a:

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402Q905822 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Entre as 10 competências gerais definidas pela BNCC, encontra-se a seguinte: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, 2018). Considerando que uma das estratégias para o Ensino da Matemática, além das tarefas investigativas, é o uso de tecnologias digitais, associe as duas colunas, relacionando os recursos tecnológicos à sua utilização nas aulas de matemática.

1. Scratch.
2. QR Code.
3. E-book.
4. Podcast.

( ) Sistema de autoria multimídia, software aberto, que permite a criação de jogos, histórias, entre outros, por meio de programação em blocos.
( ) Armazena o conteúdo e pode ser acessado por dispositivos eletrônicos, on-line e off-line, com recursos interativos.
( ) Código visual de resposta rápida, que pode ser usado como acesso a conteúdo complementar por meios digitais disponibilizados nos materiais.
( ) Material em áudio, disponível em sites e plataformas, para compartilhamento de conteúdo.

A sequência correta dessa associação é:
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403Q901229 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante a elaboração do planejamento anual, os professores de Educação Física da escola de Queimadas-PB discutem como integrar de forma eficiente as competências da BNCC nas aulas de Educação Física. O objetivo é preparar os alunos para os desafios do século XXI, promovendo o desenvolvimento integral em aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais. A equipe busca estratégias que conectem as práticas corporais ao aprendizado crítico, ao bem-estar e à preparação para a vida.
Qual das alternativas abaixo melhor reflete a aplicação dos princípios da BNCC na Educação Física escolar, considerando a preparação dos alunos para os desafios contemporâneos?

1. Realizar atividades que desenvolvam o pensamento crítico e a resolução de problemas, integrando a Educação Física com ciências exatas e humanas, além de propor desafios físicos e intelectuais que incentivem os alunos a pensar de forma interdisciplinar e colaborativa.

2. Manter um currículo focado exclusivamente em modalidades esportivas de alto rendimento, preparando os alunos para competições regionais e nacionais, mas sem abrir espaço para a inclusão de alunos com diferentes níveis de habilidade física.

3. Priorizar o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas, centrando-se na performance física e deixando de lado o desenvolvimento das competências socioemocionais, mesmo que essas sejam fundamentais para a convivência em sociedade.

4. Utilizar a Educação Física como uma ferramenta para promover a saúde e o bem-estar, integrando práticas físicas com discussões sobre nutrição e estilo de vida saudável, e promovendo hábitos que possam ser aplicados na vida cotidiana dos alunos e de suas famílias.

5. Avaliar os alunos com base em critérios rígidos de desempenho físico, garantindo que todos alcancem padrões mínimos de aptidão, mas sem considerar o progresso individual ou as necessidades específicas de cada aluno.


Alternativas:
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404Q897904 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Edital nº 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo de acordo com o documento sobre a Base Curricular Municipal de Concórdia.

1. A criação da Base Curricular Municipal (BCM) mantém o objetivo principal de reafirmar conquistas legais e de contribuir na estruturação do Ensino.
2. Em consonância com o documento (BCM), a escola tem um papel que vai além de apenas ensinar conteúdos.
3. A definição dos conteúdos/conhecimentos a serem trabalhados e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento apontam o que os alunos devem ter assegurado em seu processo de escolarização.
4. A BCM é o resultado de estudos realizados pela comunidade educacional, alinhado com a BNCC, que media o processo de aprendizagem e cria condições para tal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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405Q909942 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

De acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a progressão do conhecimento ocorre pela:
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406Q890231 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
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407Q898168 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Em conformidade com a BNCC, leia as asserções abaixo e marque a alternativa correspondente.


I - A primeira tarefa de responsabilidade direta da União será alinhar a BNCC de acordo com a formação inicial dos professores.


II - Diante das evidências sobre o peso do professor na determinação do desempenho do aluno e da escola de educação básica, essa é uma condição indispensável para a implementação da BNCC.

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408Q893381 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O currículo da Escola da Infância é pensado e organizado a partir de múltiplas vivências com as diferentes linguagens, como a música, a dança, as artes plásticas, o teatro e a literatura. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Música 2. Dança 3. Artes Plásticas 4. Literatura

( ) Os profissionais da educação promovem experiências com linguagens musicais, oferecendo um repertório musical e objetos sonoros e/ou instrumentos musicais a serem explorados.
( ) A criança da pré-escola faz dobraduras com papel, constrói castelos de cartas, experimenta efeitos de luz e sombra com velas e lanternas.
( ) Os profissionais da educação contam histórias com modulações de voz, imitando as personagens do enredo lido.
( ) A criança faz improvisações corporais com objetos sonoros.


Assinale a sequência correta.
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409Q900550 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Português, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Como a BNCC propõe o ensino da gramática normativa em relação à prática da escrita?
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410Q903410 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Cada prática corporal propicia ao sujeito o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências aos quais ele não teria de outro modo. A Base Nacional Comum Curricular da Educação Física no Ensino Fundamental apresenta as seguintes dimensões do conhecimento:
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411Q909836 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O Referencial Curricular do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros, mais do que um documento teórico-metodológico, é a expressão de um currículo escolar abrangente e disposto a discutir temáticas inerentes à contemporaneidade e a uma sociedade em permanente transformação.

Analise as afirmativas a seguir, que mencionam aspectos relativos à elaboração e composição do Referencial Curricular de Montes Claros.

I. O documento foi elaborado pelos analistas curriculares, tendo em vista seu caráter técnico e metodológico. Uma vez finalizado, os supervisores de ensino e os professores foram chamados a participar, responsabilizando-se por sua implementação em cada regional de ensino.
II. O Referencial é constituído por uma dimensão técnica e científica, caracterizada pelos conteúdos e habilidades elencados e por uma dimensão humana, traduzida por uma filosofia que estimula a formação do ser de maneira completa, como ser social e como indivíduo.
III. O documento reproduz o texto da Base Nacional Comum Curricular, de caráter normativo e obrigatório em todo o país, mantendo inalterados os códigos alfanuméricos presentes nessa Base, sem acréscimos de outros, uma vez que são utilizados nas avaliações externas.
IV. O Referencial Curricular apresenta temas transversais e temas específicos, sendo os primeiros próprios do sistema educacional do município e os outros, temas especificamente contidos na Base Nacional Comum Curricular.
V. O Referencial reitera o compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade, servindo de guia para o professor desenvolver seu trabalho de maneira exitosa, com qualidade e orientado por uma proposta de trabalho objetiva e passível de ser implementada.

Estão corretas as afirmativas
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412Q904218 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Dentro do contexto dos princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares nacionais, que incluem as condições do ensino fundamental, temos as indicações do BNCC, que é a Base Nacional Comum Curricular. Aponte a alternativa INCORRETA sobre esse documento.
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413Q896800 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Segundo Neira, em “Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física” (2018), uma das principais críticas à BNCC no que se refere à Educação Física é a:
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414Q907298 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Em meados da década de 1980, a expressão “ambiente alfabetizador” se tomou uma referência para a discussão de aspectos metodológicos da alfabetização. Com a difusão do ideário construtivista, cujo foco é a criança e seu processo de conceitualização da escrita, a interação da criança com esse objeto de conhecimento, ganhou uma grande importância nos encaminhamentos escolares. Nessa perspectiva,

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415Q890663 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Os fundamentos pedagógicos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) se sustentam nos conteúdos curriculares a serviço do desenvolvimento de
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416Q908850 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Tendo por base as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, analise as seguintes assertivas sobre o Ensino Fundamental:

I. A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 1.200 (mil e duzentas) horas/aula, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

II. No Ensino Fundamental, a frequência dos estudantes é compulsória.

III. O Ensino Fundamental, com duração de 9 (nove) anos, abrange a população na faixa etária dos 6 (seis) aos 14 (quatorze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.

Quais estão corretas?

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417Q901171 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular, apresenta organizadores curriculares, o primeiro deles é apresentado por Campo de Experiência. Qual Campo descrito abaixo não corresponde aos inseridos na BNCC.
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418Q906811 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Em conformidade com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, destaque a alternativa que vai de encontro a uma das características do referido documento.

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419Q894013 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os conhecimentos, as competências e as habilidades que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica no Brasil, contemplando a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Foi elaborada com base em amplo debate e consulta pública, envolvendo educadores, especialistas, gestores e a sociedade civil. A BNCC define os objetivos de aprendizagem essenciais em cada etapa da educação básica, fornecendo um referencial para a elaboração dos currículos escolares em todo o país, buscando garantir uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes. Sua implementação é um desafio que requer o engajamento de todos os atores envolvidos na educação, visando a garantir uma educação de excelência para todos os brasileiros. Na prática, a BNCC pretende que
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420Q892542 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Séries Iniciais, Prefeitura de Vila Lângaro RS, FUNDATEC, 2024

Em seu texto, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica elencam as modalidades da Educação Básica. Dentre elas estão:

1. Educação Especial.
2. Educação Escolar Indígena.
3. Educação Básica do Campo.
4. Educação Profissional e Tecnológica.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
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