Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular BNCC

Resolva questões de Base Nacional Comum Curricular BNCC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

461Q895890 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

De acordo com a BNCC, as decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade, referem-se, entre outras ações, a, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

462Q896925 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual é a principal orientação para a Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q896928 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual é o principal objetivo da Educação de Jovens e Adultos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q904616 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Identifique qual aprendizado é esperado em uma abordagem ética em relação ao professor de Educação Física no ambiente escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q886703 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Monitor, Prefeitura de Santa Rosa RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem:

I. Comportamentos.
II. Habilidades.
III. Conhecimentos.
IV. Vivências.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q898736 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que orienta a educação básica no Brasil, estabelecendo conhecimentos, competências e habilidades essenciais a serem desenvolvidas pelos alunos em cada etapa da escolarização. Dentro desse contexto, a BNCC utiliza determinados elementos técnicos para definir com precisão o que os estudantes devem ser capazes de demonstrar em termos de aprendizagem. Qual dos seguintes termos é empregado pela BNCC para descrever as competências e habilidades específicas a serem avaliadas em cada área do conhecimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

467Q893380 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Pensar na educação das relações étnico-raciais da Infância é compromisso político pedagógico também da Escola da Infância, de acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI, 2009). Sobre esse assunto, assinale a alternativa que NÃO apresenta essas diretrizes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q909254 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Conforme a BNCC (2013), são consideradas unidades temáticas para 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q895945 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Assinale a alternativa que melhor reflete o papel das práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa, de acordo com a BNCC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

470Q900044 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Segundo a investigação de Melo Júnior e colaboradores, quais são os pilares de uma prática educativa eficaz para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

471Q898512 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas diretrizes para o ensino de Educação Física no Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q893656 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Os princípios que NÃO são mencionados como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q898279 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A função atual da educação infantil, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), integra as dimensões do educar e do cuidar. Essas ações visam ao desenvolvimento integral da criança em suas diversas dimensões e são compreendidas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q896236 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

As etapas de ensino que compõe a BNCC enquanto estrutura curricular se caracteriza CORRETAMENTE como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q903669 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

O desenvolvimento de competências socioemocionais pode ser um forte aliado e impulsionador da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas. Ao lado de outras estratégias, o trabalho com o socioemocional auxilia tanto para a aprendizagem quanto para o desenvolvimento pleno defendido pela Base. Com clareza sobre quais competências socioemocionais são mobilizadas em cada competência geral, os professores podem realizar um trabalho intencional que contribua para promover as competências gerais e também levar a educação integral ao cotidiano da escola. A BNCC colabora com essa perspectiva ao reconhecer e acolher as singularidades e diversidades de todos os estudantes. Para que todas as escolas do país garantam oportunidades pedagógicas para o desenvolvimento pleno dos estudantes, a BNCC estabeleceu um conjunto de dez competências gerais. Ao desenvolver a 10 – “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”, o professor poderá mobilizar em seus alunos as competências socioemocionais, com EXCEÇÃO de uma; assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q909813 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Segundo o Referencial Curricular de Montes Claros do Ensino Fundamental Anos Finais, com o intuito didático, o componente curricular Educação Física foi dividido em sete unidades temáticas: Brincadeira e Jogos; Esportes; Ginásticas; Danças; Lutas; Práticas Corporais de Aventura; e Movimento e Saúde.
Sobre a unidade temática Movimento e Saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

477Q896764 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A Base Nacional Curricular Comum propõe que o ensino das linguagens envolva seis dimensões do conhecimento que, de maneira inseparável e simultânea, definem a particularidade da experiência artística. Essas dimensões atravessam os saberes das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, bem como as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Não se trata de eixos temáticos ou categorias, e sim de diretrizes flexíveis que se interconectam, formando a especificidade do conhecimento em Arte na escola. Não há hierarquia entre essas dimensões nem uma sequência obrigatória para abordá-las no campo pedagógico.


As dimensões do conhecimento, propostas pela BNCC, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q881925 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Ana Mae Barbosa, importante teórica acerca da história e metodologias da arte-educação no Brasil, critica práticas pedagógicas que reduzem o ensino da Arte a atividades meramente técnicas ou decorativas, sem promover a reflexão crítica e a compreensão histórica, social e cultural dessa disciplina na sociedade. Com base nessa crítica, assinale a alternativa que apresenta uma atividade pedagógica que está comprometida com a reflexão crítica e a compreensão histórica, social e cultural da Arte no contexto escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

479Q890389 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A escola é o local onde a maioria das crianças têm as primeiras noções de mundo e sociedade fora da família. À escola cabe a função de proporcionar a quem chega até ela oportunidades de adquirir novos conhecimentos e de obter diferentes tipos de vivências. Cabe à escola o dever de ensinar e de avaliar constantemente o aluno. Considere “uma avaliação realizada ao longo do programa, progressivamente, indicando o aprendizado do aluno e os necessários ajustes para alcançar os objetivos terminais do programa”. As informações se referem à avaliação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

480Q897355 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem que as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os princípios
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.