Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular BNCC

Resolva questões de Base Nacional Comum Curricular BNCC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q57863 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

NÃO é sinal ou sintoma clínico de fratura óssea:  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q57852 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

O diálogo deve estar presente na avaliação formativa, pois professor e aluno devem refletir juntos a respeito do objeto do conhecimento.

Avaliação classificatória forma sujeitos críticos e analíticos, além de capacitá-los para enfrentar as competições impostas pela sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q57107 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que os alunos do Ensino Fundamental construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, os quais lhes permitam alcançar alguns objetivos. As opções a seguir constituem objetivos gerais da Geografia para o Ensino Fundamental, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q57872 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

As células musculares agrupam-se em feixes para formar as massas macroscópicas que recebem o nome de músculos. Acerca do tecido muscular, julgue os itens subsequentes.

A fibra muscular, a fim de poupar energia, pode contrair-se parcialmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q57428 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Sobre conteúdos curriculares selecionados, leia as afirmativas.

I. A base nacional comum e a parte diversificada constituem-se em dois blocos distintos, com disciplinas específicas para cada uma dessas partes.
II. A parte diversificada enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo, entre outros aspectos, o estudo das características regionais e locais da sociedade.
III. A parte diversificada pode ser organizada em temas gerais, na forma de eixos temáticos, selecionados colegiadamente pelos sistemas educativos ou pela unidade escolar.

Está correto apenas o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q57871 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

As células musculares agrupam-se em feixes para formar as massas macroscópicas que recebem o nome de músculos. Acerca do tecido muscular, julgue os itens subsequentes.

A contração do tecido muscular liso, geralmente situado na parede de vísceras ocas ou tubulares, resulta em diminuição do lúmen e deslocamento do conteúdo no seu interior.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q57853 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito a avaliação, julgue os itens subsecutivos.

O diálogo deve estar presente na avaliação formativa, pois professor e aluno devem refletir juntos a respeito do objeto do conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

68Q132058 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com as bases legais da educação nacional, julgue os
próximos itens.

A progressiva universalização do ensino médio gratuito é uma das garantias previstas na Constituição Federal de 1988 para a efetivação do dever do Estado com a educação.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q57494 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue o próximo item.

Consoante a perspectiva multiculturalista de currículo, a igualdade só será obtida por meio do acesso ao currículo hegemônico. 
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q148266 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Os elementos constitutivos de uma proposta curricular são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q57108 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Os PCN+ (2002) defendem que “[...] a competência textual não pode prescindir do estabelecimento de relações entre os recursos expressivos presentes em um texto e os efeitos de sentido que provocam no leitor. Considerando-se que os recursos expressivos utilizados por um autor provêm das escolhas que opera nos elementos oferecidos pela língua, pode-se propor, como procedimento de leitura, intrinsecamente ligado aos mecanismos gramaticais, que se avalie a propriedade do uso de recursos semânticos na estratégia argumentativa do autor”.

Qual das habilidades da BNCC Língua Portuguesa Ensino Fundamental seria contemplada em um trabalho que priorizasse o trecho grifado no excerto dos PCN+?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q57865 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

O processo de consolidação óssea se dá em seis estágios, que são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q219385 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.

Consoante o disposto na LDB, é facultativa a participação do professor na elaboração da proposta pedagógica da escola.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q57870 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

As células musculares agrupam-se em feixes para formar as massas macroscópicas que recebem o nome de músculos. Acerca do tecido muscular, julgue os itens subsequentes.

Estriações transversais são exemplos de características dos músculos voluntários.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q57422 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Laia o fragmento a seguir.

“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”

Para a organização do currículo por competências é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q57424 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Frequentemente, os professores são questionados sobre quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem perseguidos e como atingi-los.

É necessário compreender a existência de conhecimentos entre uma base comum e outra diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e competência. Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o ensino de biologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q57493 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, referente às concepções ou teorias do currículo.

Na teoria pós-crítica, a discussão é centrada na questão ideológica e nas relações de poder entre as classes sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

78Q57497 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue o próximo item.

O modelo de currículo proposto por Bobbitt integra a teoria pós-crítica de currículo, cujo foco é a economia.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q57105 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

A avaliação prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) é compreendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q57861 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

O corpo humano do adulto é formado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.