Início Questões de Concursos Bases Psicológicas da Aprendizagem Resolva questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Bases Psicológicas da Aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 101Q322013 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABSão conhecidas como as principais Teorias de Aprendizagem: ✂️ a) Social ista, Expressionista, Int imista e Psicomotora. ✂️ b) Cognitiva, Linguística e Psicomotora. ✂️ c) Afetiva, Cognitiva eAvaliativa. ✂️ d) Comportamentalista, Cognitiva, Afetiva e Psicomotora. ✂️ e) Psicomotora, Psicológica, Humanizadora e Construtivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 102Q324603 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPESegundo Piaget, uma criança de aproximadamente 2 anos de idade incompletos, que utiliza a palavra "papa" para dizer que quer comer, encontra-se no período de desenvolvimento denominado ✂️ a) sensório-motor. ✂️ b) pré-operatório ✂️ c) operatório formal. ✂️ d) operatório concreto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 103Q320152 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. A instrução programada é um processo linear que prevê uma atividade prática na qual a função do professor é apresentar um conjunto de conhecimentos para o aluno e reforçar positivamente as respostas desejáveis, a fim de estimulá-lo a continuar apresentando essas respostas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 104Q321341 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELODas alternativas abaixo: I- A concepção construtivista propõe que considere os conhecimentos que o aluno já possui sobre o conteúdo concreto que se propõe aprender. II- Como professores, não devemos estar interessados em indagar porque os erros ocorrem, e sim corrigi-los. ✂️ a) Ambas estão corretas. ✂️ b) Ambas estão incorretas. ✂️ c) Apenas I está correta. ✂️ d) Apenas II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 105Q325092 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64. Para Piaget, a aprendizagem deve ser significativa, por meio de organizadores prévios para o desenvolvimento de conceitos subsunçores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 106Q319645 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem. A utilização de reforços positivos para aumentar a freqüência de um comportamento desejado é uma característica do Behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 107Q326187 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Conforme a teoria da aprendizagem por descoberta, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação e, para isso, o indivíduo constrói esquemas mentais de assimilação para abordar a realidade. Essa teoria baseia-se nos pressupostos de que todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem da realidade supõe um esquema de assimilação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 108Q319211 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCPSelye descreveu os fatores estressores e a esse conjunto ele chamou de Síndrome de Adaptação Geral (SAG), e uma de suas fases é a de resistência, que é quando ✂️ a) o organismo rejeita o fator estressante. ✂️ b) nesse período toda a energia de adaptação se esgota e cai. ✂️ c) ocorre do indivíduo adoecer. ✂️ d) o organismo se adapta ao fator estressor. ✂️ e) o organismo está em fase de alerta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 109Q323660 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EAFRS, ESAGO modelo empírico é uma dimensão epistemológica que considera: ✂️ a) O ser humano como uma tábula rasa totalmente determinado pelos estímulos que o rodeia. ✂️ b) O homem como produto da interação sujeito-objeto. ✂️ c) O indivíduo como pessoa única situada num processo contínuo de descoberta. ✂️ d) O sujeito ativo que conhece a realidade social em que vive. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 110Q322557 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Ministerial, MPE PE, FCCNuma concepção sócio-interacionista, é pela aprendizagem nas relações com os outros que ✂️ a) construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental. ✂️ b) o indivíduo consegue a transformação de suas capacidades inatas em capacidades cognitivas. ✂️ c) a criança se prepara intelectualmente para a fase adulta e, conseqüentemente, para a adaptação ao seu meio. ✂️ d) a substantividade do objeto desenvolve nossa capacidade de memorizar conhecimentos. ✂️ e) a evolução da inteligência se torna produto apenas da ação do meio sobre o indivíduo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 111Q321351 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELONo livro "Afetividade", o artigo de Ulisses F. Araújo lista três aspectos que, segundo ele, caracterizam bem a escola tradicional. Não é um deles: ✂️ a) Conteúdos dissociados da realidade e das necessidades dos alunos, voltados apenas para o desenvolvimento cognitivo. ✂️ b) Abordagem fragmentada do conhecimento. ✂️ c) Processo amplo de construção do conhecimento tendo o aluno como agente ativo no processo ensino aprendizagem. ✂️ d) Metodologias transmissivas e passividade do aluno / sujeito de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 112Q320338 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusNumere a segunda coluna (características), de acordo com a primeira (teóricos), a seguir marque a seqüência correta: (1) PIAGET (2) VIGOTSKY ( ) O desenvolvimento do indivíduo é resultado de um processo sócio-histórico. ( ) O desenvolvimento é um processo de equilíbrações sucessivas sobre o objeto de conhecimento. ( ) A maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento. ( ) A aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio. ( ) O desenvolvimento ocorre de “dentro para fora” do sujeito. A sequência correta é: ✂️ a) 2, 2, 1, 1, 2. ✂️ b) 1, 1, 2, 2, 1. ✂️ c) 1, 1, 1, 2, 2. ✂️ d) 1, 2, 1, 2, 1. ✂️ e) 2, 1, 1, 2, 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 113Q326477 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPECom relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64. Comportamentos objetivamente observáveis e condicionantes operantes são características do behaviorismo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 114Q324118 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SME SP, FCCSegundo Castorina, o processo de desenvolvimento intelectual, explicado por Piaget pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, precede e coloca limites aos aprendizados, sem que estes possam influir sobre aquele. Para Vygotsky, a aprendizagem ✂️ a) é resultado do desenvolvimento intelectual por meio da assimilação de conteúdos. ✂️ b) requer a constituição de sistemas estruturais como caminho para o desenvolvimento da inteligência. ✂️ c) prescinde, fundamentalmente, da relação do objeto com o meio físico. ✂️ d) interage com o desenvolvimento, onde as interações sociais e o contexto sociocultural são centrais. ✂️ e) está relacionada diretamente ao desenvolvimento cognitivo, e este é processado tanto pelo meio físico como pelo social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 115Q319709 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PE, FCCAo mesmo tempo em que as pessoas se propõem a colaborar na constituição de grupos, reconhecendo o direito do outro e a necessidade de respeitá-lo, garantindo o espaço de todos, pode-se perceber que também há formas de agir I. extremamente individualistas e/ou competitivas, que negam a participação de um ou mais integrante do grupo. II. que se propõem a excluir pessoas do grupo, de forma inconsciente ou habilmente dissimulada e intencional. III. preconceituosas e discriminadoras que favorecem comportamentos agressivos e utilizando-se, por vezes, de violência simbólica. IV. que confirmam ser impossível a formação de grupos solidários, numa sociedade competitiva. É correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) III e IV. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 116Q324339 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem. No estágio pré-operatório da teoria genética de Piaget, a criança começa a construir conceitos por meio de estruturas lógicas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 117Q326519 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESPLeia os seguintes itens. I. Maturação é um conceito que se refere à dimensão biológica, física e evolutiva das pessoas, como o crescimento de ossos e o aumento de peso corporal. II. Desenvolvimento é um conceito que se refere à construção de capacidades e funções humanas como a linguagem e a memória. III. Aprendizagem é um conceito que se refere à incorporação de novos conhecimentos e valores de uma determinada sociedade. Está correto o que se afirma em ✂️ a) II, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 118Q321873 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017A inserção educacional solicita a prática pedagógica articulada entre os profissionais da equipe escolar com os professores especializados. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir. I) Reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas. II) Orientação e apresentação de relatórios com esclarecimento de que as diferenças nas práticas pedagógicas são resultantes das necessidades e multiplicidades de cada aluno. III) Atendimento aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem e alunos com deficiências, não sendo a função ajudá-los nas tarefas escolares. IV) Elaboração antecipada das avaliações que serão entregues ao pedagogo para que, posteriormente, o professo sala as apliquem.Assinale a alternativa que apresenta o que compete aos professores especializados. o professor sala as apliquem. ✂️ a) II, III e IV, apenas. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) Somente a II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 119Q323053 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAA discussão do pensamento de Vygotsky na área educacional e psicológica remete a uma reflexão acerca das relações entre ele e Piaget. Esse confronto dá-se uma vez que os autores possuem vários pontos divergentes que separam os seus pensamentos em abordagens ou pontos de vista diferentes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Ambos os autores fazem parte das correntes interacionista e construtivista, entretanto Vygotsky enveredou-se pelo marxismo. ✂️ b) Para Piaget, a consciência é o estado supremo do homem, o que, em sua teoria, é chamado de Tomada de Consciência. ✂️ c) Vygotsky não acredita que elementos da consciência vão dar origem aos denominados processos mentais superiores, envolvendo memorização ativa, seguida de pensamento abstrato. ✂️ d) Piaget defende a hipótese de que o ser humano é criado de forma histórica e social e que suas relações com a natureza e com os outros homens, no nível da consciência, dão-se de forma espontânea apenas quando ele não tem percepção da consciência sobre aquilo que está fazendo. ✂️ e) Para Vygotsky, os atos humanos são espontâneos (no sentido biológico do termo), sem relação direta com os atos sociais e históricos que envolvem a psique do indivíduo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 120Q322042 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCABMarque a alternativa correta. ✂️ a) Todas as pessoas com deficiência mental têm atraso global no desenvolvimento. ✂️ b) Algumas crianças com deficiência mental são portadoras de doenças que devem ser tratadas para evitar piores consequências. ✂️ c) Segundo a Organização Mundial de Saúde, metade da população brasileira é portadora de deficiência. ✂️ d) As deficiências sempre resultam de lesão no cérebro. ✂️ e) Em países desenvolvidos, as deficiências não ocorrem porque esses países dispõem de recursos financeiros que impedem o seu aparecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
101Q322013 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABSão conhecidas como as principais Teorias de Aprendizagem: ✂️ a) Social ista, Expressionista, Int imista e Psicomotora. ✂️ b) Cognitiva, Linguística e Psicomotora. ✂️ c) Afetiva, Cognitiva eAvaliativa. ✂️ d) Comportamentalista, Cognitiva, Afetiva e Psicomotora. ✂️ e) Psicomotora, Psicológica, Humanizadora e Construtivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
102Q324603 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPESegundo Piaget, uma criança de aproximadamente 2 anos de idade incompletos, que utiliza a palavra "papa" para dizer que quer comer, encontra-se no período de desenvolvimento denominado ✂️ a) sensório-motor. ✂️ b) pré-operatório ✂️ c) operatório formal. ✂️ d) operatório concreto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
103Q320152 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. A instrução programada é um processo linear que prevê uma atividade prática na qual a função do professor é apresentar um conjunto de conhecimentos para o aluno e reforçar positivamente as respostas desejáveis, a fim de estimulá-lo a continuar apresentando essas respostas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
104Q321341 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELODas alternativas abaixo: I- A concepção construtivista propõe que considere os conhecimentos que o aluno já possui sobre o conteúdo concreto que se propõe aprender. II- Como professores, não devemos estar interessados em indagar porque os erros ocorrem, e sim corrigi-los. ✂️ a) Ambas estão corretas. ✂️ b) Ambas estão incorretas. ✂️ c) Apenas I está correta. ✂️ d) Apenas II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
105Q325092 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64. Para Piaget, a aprendizagem deve ser significativa, por meio de organizadores prévios para o desenvolvimento de conceitos subsunçores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
106Q319645 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem. A utilização de reforços positivos para aumentar a freqüência de um comportamento desejado é uma característica do Behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
107Q326187 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Conforme a teoria da aprendizagem por descoberta, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação e, para isso, o indivíduo constrói esquemas mentais de assimilação para abordar a realidade. Essa teoria baseia-se nos pressupostos de que todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem da realidade supõe um esquema de assimilação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
108Q319211 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCPSelye descreveu os fatores estressores e a esse conjunto ele chamou de Síndrome de Adaptação Geral (SAG), e uma de suas fases é a de resistência, que é quando ✂️ a) o organismo rejeita o fator estressante. ✂️ b) nesse período toda a energia de adaptação se esgota e cai. ✂️ c) ocorre do indivíduo adoecer. ✂️ d) o organismo se adapta ao fator estressor. ✂️ e) o organismo está em fase de alerta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
109Q323660 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EAFRS, ESAGO modelo empírico é uma dimensão epistemológica que considera: ✂️ a) O ser humano como uma tábula rasa totalmente determinado pelos estímulos que o rodeia. ✂️ b) O homem como produto da interação sujeito-objeto. ✂️ c) O indivíduo como pessoa única situada num processo contínuo de descoberta. ✂️ d) O sujeito ativo que conhece a realidade social em que vive. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
110Q322557 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Ministerial, MPE PE, FCCNuma concepção sócio-interacionista, é pela aprendizagem nas relações com os outros que ✂️ a) construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental. ✂️ b) o indivíduo consegue a transformação de suas capacidades inatas em capacidades cognitivas. ✂️ c) a criança se prepara intelectualmente para a fase adulta e, conseqüentemente, para a adaptação ao seu meio. ✂️ d) a substantividade do objeto desenvolve nossa capacidade de memorizar conhecimentos. ✂️ e) a evolução da inteligência se torna produto apenas da ação do meio sobre o indivíduo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
111Q321351 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELONo livro "Afetividade", o artigo de Ulisses F. Araújo lista três aspectos que, segundo ele, caracterizam bem a escola tradicional. Não é um deles: ✂️ a) Conteúdos dissociados da realidade e das necessidades dos alunos, voltados apenas para o desenvolvimento cognitivo. ✂️ b) Abordagem fragmentada do conhecimento. ✂️ c) Processo amplo de construção do conhecimento tendo o aluno como agente ativo no processo ensino aprendizagem. ✂️ d) Metodologias transmissivas e passividade do aluno / sujeito de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
112Q320338 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusNumere a segunda coluna (características), de acordo com a primeira (teóricos), a seguir marque a seqüência correta: (1) PIAGET (2) VIGOTSKY ( ) O desenvolvimento do indivíduo é resultado de um processo sócio-histórico. ( ) O desenvolvimento é um processo de equilíbrações sucessivas sobre o objeto de conhecimento. ( ) A maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento. ( ) A aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio. ( ) O desenvolvimento ocorre de “dentro para fora” do sujeito. A sequência correta é: ✂️ a) 2, 2, 1, 1, 2. ✂️ b) 1, 1, 2, 2, 1. ✂️ c) 1, 1, 1, 2, 2. ✂️ d) 1, 2, 1, 2, 1. ✂️ e) 2, 1, 1, 2, 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
113Q326477 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPECom relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64. Comportamentos objetivamente observáveis e condicionantes operantes são características do behaviorismo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
114Q324118 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SME SP, FCCSegundo Castorina, o processo de desenvolvimento intelectual, explicado por Piaget pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, precede e coloca limites aos aprendizados, sem que estes possam influir sobre aquele. Para Vygotsky, a aprendizagem ✂️ a) é resultado do desenvolvimento intelectual por meio da assimilação de conteúdos. ✂️ b) requer a constituição de sistemas estruturais como caminho para o desenvolvimento da inteligência. ✂️ c) prescinde, fundamentalmente, da relação do objeto com o meio físico. ✂️ d) interage com o desenvolvimento, onde as interações sociais e o contexto sociocultural são centrais. ✂️ e) está relacionada diretamente ao desenvolvimento cognitivo, e este é processado tanto pelo meio físico como pelo social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
115Q319709 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PE, FCCAo mesmo tempo em que as pessoas se propõem a colaborar na constituição de grupos, reconhecendo o direito do outro e a necessidade de respeitá-lo, garantindo o espaço de todos, pode-se perceber que também há formas de agir I. extremamente individualistas e/ou competitivas, que negam a participação de um ou mais integrante do grupo. II. que se propõem a excluir pessoas do grupo, de forma inconsciente ou habilmente dissimulada e intencional. III. preconceituosas e discriminadoras que favorecem comportamentos agressivos e utilizando-se, por vezes, de violência simbólica. IV. que confirmam ser impossível a formação de grupos solidários, numa sociedade competitiva. É correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) III e IV. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
116Q324339 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem. No estágio pré-operatório da teoria genética de Piaget, a criança começa a construir conceitos por meio de estruturas lógicas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
117Q326519 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESPLeia os seguintes itens. I. Maturação é um conceito que se refere à dimensão biológica, física e evolutiva das pessoas, como o crescimento de ossos e o aumento de peso corporal. II. Desenvolvimento é um conceito que se refere à construção de capacidades e funções humanas como a linguagem e a memória. III. Aprendizagem é um conceito que se refere à incorporação de novos conhecimentos e valores de uma determinada sociedade. Está correto o que se afirma em ✂️ a) II, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
118Q321873 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017A inserção educacional solicita a prática pedagógica articulada entre os profissionais da equipe escolar com os professores especializados. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir. I) Reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas. II) Orientação e apresentação de relatórios com esclarecimento de que as diferenças nas práticas pedagógicas são resultantes das necessidades e multiplicidades de cada aluno. III) Atendimento aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem e alunos com deficiências, não sendo a função ajudá-los nas tarefas escolares. IV) Elaboração antecipada das avaliações que serão entregues ao pedagogo para que, posteriormente, o professo sala as apliquem.Assinale a alternativa que apresenta o que compete aos professores especializados. o professor sala as apliquem. ✂️ a) II, III e IV, apenas. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) Somente a II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
119Q323053 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAA discussão do pensamento de Vygotsky na área educacional e psicológica remete a uma reflexão acerca das relações entre ele e Piaget. Esse confronto dá-se uma vez que os autores possuem vários pontos divergentes que separam os seus pensamentos em abordagens ou pontos de vista diferentes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Ambos os autores fazem parte das correntes interacionista e construtivista, entretanto Vygotsky enveredou-se pelo marxismo. ✂️ b) Para Piaget, a consciência é o estado supremo do homem, o que, em sua teoria, é chamado de Tomada de Consciência. ✂️ c) Vygotsky não acredita que elementos da consciência vão dar origem aos denominados processos mentais superiores, envolvendo memorização ativa, seguida de pensamento abstrato. ✂️ d) Piaget defende a hipótese de que o ser humano é criado de forma histórica e social e que suas relações com a natureza e com os outros homens, no nível da consciência, dão-se de forma espontânea apenas quando ele não tem percepção da consciência sobre aquilo que está fazendo. ✂️ e) Para Vygotsky, os atos humanos são espontâneos (no sentido biológico do termo), sem relação direta com os atos sociais e históricos que envolvem a psique do indivíduo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
120Q322042 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCABMarque a alternativa correta. ✂️ a) Todas as pessoas com deficiência mental têm atraso global no desenvolvimento. ✂️ b) Algumas crianças com deficiência mental são portadoras de doenças que devem ser tratadas para evitar piores consequências. ✂️ c) Segundo a Organização Mundial de Saúde, metade da população brasileira é portadora de deficiência. ✂️ d) As deficiências sempre resultam de lesão no cérebro. ✂️ e) Em países desenvolvidos, as deficiências não ocorrem porque esses países dispõem de recursos financeiros que impedem o seu aparecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro