Início

Questões de Concursos Bases Psicológicas da Aprendizagem

Resolva questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q321594 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Segundo Vygotsky, para compreender o desenvolvimento cognitivo são fundamentais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q320837 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Para Gardner, tanto a inteligência como a aprendizagem são diversificadas e a presença mais evidenciada de uma inteligência não nega a existência de outra.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q327805 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

Podem ser consideradas como características da comunicação e da interação grupal no campo pedagógico:

I. A necessidade de mudança das relações autoritárias para as relações baseadas no diálogo.

II. Valorização das experiências do indivíduo.

III. A linguagem explicada e clara é vital para a superação de mal-entendidos.

IV. O clima relacional, emocional e afetivo é irrelevante para a construção de novos saberes.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q326963 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A organização curricular que supera a seriação e propõe a escola em ciclos ou fases de desenvolvimento é embasada no gestaltismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q326286 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Com base nos estudos de Solé e Coll, sobre a concepção construtivista da aprendizagem escolar do ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. Para a concepção construtivista, aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender, a partir das experiências interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.

 II. A concepção construtivista considera o ensino como um processo conjunto compartilhado ao qual o aluno, graças à ajuda que recebe do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.

III. A concepção construtivista oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que toma no planejamento e no decorrer do ensino, como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos, para elaborar instrumentos de avaliação coerentes com o que se ensine e para elaborar unidades didática como também possibilita ao professor compreender o que ocorre em sala de aula.

Indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q325196 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação. De acordo com a concepção dialética, constituem princípios norteadores desse Projeto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q320581 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem.

Gagné defende que o ser humano possui múltiplas inteligências e, por isso, os indivíduos são mais ou menos competentes em diferentes áreas.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q321183 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes relativos à adolescência, suas características e contextos culturais. É um período de mudanças na relação com os adultos. Nessa fase, passa-se da experiência infantil do respeito unilateral, em que as regras familiares são aceitas sem grandes contestações, à conquista do respeito mútuo, com base na igualdade.
  1. ✂️
  2. ✂️

129Q327243 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

O processo que caracteriza o período pré-operatório é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q325469 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

O processo ensino-aprendizagem baseado na abordagem de Vigotsky

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q325735 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Subjacente à prática escolar, há condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade. Dessa forma, uma educação caracterizada por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa, expressa a tendência pedagógica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q319377 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) foi um importante pensador da área da educação e da psicologia. Sua principal teoria sobre o desenvolvimento da aprendizagem ficou conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q325860 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q327679 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Conforme a teoria da aprendizagem significativa, as ideias são expressas simbolicamente e interagem de maneira substantiva e não arbitrária com aquilo que o aprendiz já sabe. Nesse caso, substantiva quer dizer não literal, e não arbitrária significa que a interação não se dá com qualquer ideia prévia, mas, sim, com algum conhecimento especificamente relevante já existente na estrutura cognitiva do sujeito que aprende.
  1. ✂️
  2. ✂️

135Q323966 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Assinale a alternativa que indica corretamente em qual das abordagens o jogo possui papel de destaque, assumindo características peculiares.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q326820 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EAFRS, ESAG

Em uma concepção interacionista estão presentes as seguintes características. Destaque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q326100 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul, ESAG

O aluno possui uma bagagem hereditária que traz consigo uma herança genética, sendo capaz de aprender sozinho. É tarefa de o professor interferir o mínimo possível. Este modelo epistemológico refere-se ao:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q319553 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Assinale a alternativa incorreta. Ao participar em atividades conjuntas de escrita a criança aprende a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q328625 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Ausubel afirma que existem funções que ainda não amadureceram, porém estão em maturação, e que a aprendizagem ocorre por meio da mediação de outros sujeitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q320189 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

David Gallahue e John Ozmun caracterizam o estágio transitório, uma das fases de movimentos especializados, como um período agitado em que as crianças se acham ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e, com muita frequência, ficam admiradas com a rápida expansão de suas habilidades motoras. Considerando-se essa definição e os aspectos a ela relacionados, é correto afirmar que, para que os alunos apresentem melhor rendimento nessa fase, os educadores devem buscar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.