Início

Questões de Concursos Bases Psicológicas da Aprendizagem

Resolva questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q320972 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se que esses conhecimentos, que apresentam convergências e divergências, têm influenciado marcadamente a educação nas últimas décadas. Entretanto, algumas escolas se dizem construtivistas e apresentam práticas antagônicas a tais princípios, como por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q319160 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento: conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social ou convencional. Com relação a esses tipos de conhecimentos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q326155 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q320060 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, de Jean Piaget, descreve condutas e afetividade referente a cada estágio. No estágio Sensório-Motor, quais seriam os aspectos relevantes desses conteúdos respectivamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q323510 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre a Educação na concepção Construtivista, analise as alternativas abaixo, indicando a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q325576 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A interação entre a criança e seu professor revela um vínculo de confiança presente no relacionamento interpessoal. No desenvolvimento do juízo moral da criança, a etapa da heteronomia, pesquisada por J. Piaget, é própria das crianças na fase inicial do ensino fundamental e caracteriza-se por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q323591 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q325387 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

O diálogo entre a criança e seu professor revela um componente do desenvolvimento da linguagem que, para Vygotsky, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q328121 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCP

Sobre a percepção, é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q320886 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Se aceitarmos que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem, podemos concluir que as intenções ou propósitos educativos manifestam-se na importância atribuída a cada um dos possíveis conteúdos educativos.

(Antoni Zabala, 1997)

A concepção tradicional de aprendizagem concebe o "conteúdo de aprendizagem", na maior parte das vezes, como informações que o estudante deve aprender. Considerando um enfoque construtivista de ensino-aprendizagem (expresso no trecho acima), podemos afirmar que esses conteúdos devem abranger aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q322318 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A capacidade para mantermos a atenção em um determinado ponto ou estímulo é o resultado de uma ação de um sistema especializado localizado no cérebro, na região do(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q325967 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Jobim e Souza in Kramer e Leite (1996), as teorias do desenvolvimento sempre estiveram mais preocupadas em equacionar as questões do desenvolvimento com as experiências racionais ou lógicas da criança do que propriamente com suas experiências estéticas.

Na prática cotidiana da Educação Infantil encontram-se esses dois tipos de experiências e a ênfase em uma ou outra vai marcar a diferença entre a valorização ou não da cultura da infância nas ações pedagógicas. Assinale a opção que apresenta corretamente a diferença entre a experiência estética e a racional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q322954 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Num pátio para atividades de Educação Infantil, algumas crianças com idade em torno de 2 anos estão juntas. Uma delas resolve correr de uma ponta à outra do pátio. Em seguida, todas as outras correm, em meio a gostosas gargalhadas. A partir das idéias de Oliveira (2002) sobre o desenvolvimento da criança pequena, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q321283 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

A autenticidade é uma característica importante na teoria de Carl Rogers, sendo que o professor deve exercer o papel de facilitador do processo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q326918 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Piaget, função semiótica constitui-se na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q321345 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma menina de aproximadamente 9 meses está sentada no chão, com uma série de objetos em volta. De repente, encontra uma bola colorida. Depois de pegá-la, estende seu braço em direção ao menino que está sentado à sua frente. O menino estende também as mãos na direção da menina, mas, ao invés de pegar a bola, avança mais um pouco a mão e puxa seu cabelo.

Essa atitude demonstra que as crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q319592 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Uma das principais ideias básicas da obra de Vygotsky diz respeito à mediação, que caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros, tornandose uma característica fundamental no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos indivíduos. Segundo os princípios da teoria vygotskyana, aprender significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q327686 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Em um encontro sobre o construtivismo piagetiano, houve um debate em que foram feitas as colocações abaixo.

I–A intervenção pontual do professor em suas atividades de ensino impede que ele ouça o aluno e perce- ba como está raciocinando, deixando de atribuir um papel primordial à atividade do sujeito no processo de elaboração do próprio conhecimento.

II–O desenvolvimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais, sendo necessário identificar, por meio de observação criteriosa, o estágio em que a criança está, o que auxilia o professor no planeja- mento de atividades adequadas.

III–O modelo psicogenético mais completo, proposto por Piaget, e que deve ser considerado pelos educadores, abarca a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, incluindo a competên- cia moral, que é a compreensão do caráter consensual das regras sociais, e a competência linguística, que implica a capacidade de lidar com ideias abstratas.

É(São) desdobramento(s) das concepções piagetianas na Educação a(s) colocação(ões)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q328836 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

No processo de aprendizagem motora, mais especificamente nas operações de estímulo e resposta, identificam-se três estágios. Com relação a esses estágios, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q322456 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“A finalidade da educação deve ser a de desenvolver a autonomia da criança.” (Piaget) citado por Kamii, K e que , segundo ele, é indissociavelmente.....

(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 33)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.