Início

Questões de Concursos Bases Psicológicas da Aprendizagem

Resolva questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q323472 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Segundo os princípios da teoria vygotskyana, entende-se o ser humano como um ser histórico e social, que se desenvolve e se apropria do mundo em que vive por meio:

I - das relações interpessoais e culturais.

II - de atividades individualistas e fragmentadas.

III - da atenção, observação sensitiva.

IV - de atividades interativas e significativas.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q319711 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

... uma criança que foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades de engolir até líquidos, recria, na creche, a situação vivenciada no hospital, "dando injeção" e operando a boneca.

Oliveira, 1992.

A situação acima demonstra que a brincadeira do "faz de conta" permite à criança pequena:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q322115 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A partir da idéia de construção do número na perspectiva de Piaget, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q319314 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q323855 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

O gestaltismo prevê três elementos primordiais para a aprendizagem: aquisição, retenção e transferência, além de negar o conhecimento cumulativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q323937 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Enquanto isso, em uma sala de professores:

— Vocês já sabem que temos aluno novo no pré?

— É mesmo? Que bom!!

— Que bom? Isso é porque você ainda não sabe o sobrenome.....

— É irmão de quem?

— Do George, gostou?

 — Socorro, outro dessa família!!

— É bom você estar preparada!!! Deve ser outro problemão!!!

Muitas vezes somos atravessados por pensamentos semelhantes aos relatados no texto, gerados por concepções de criança e de desenvolvimento humano construídas historicamente e que permanecem em nossas mentes.

Essa visão de criança é classificada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q321387 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A fala da criança neste diálogo pode ser analisada segundo a noção de sincretismo, desenvolvida por Wallon. O autor adverte que o sincretismo deve ser preservado, uma vez que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q320026 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Comparando-se o bebê e a criança pré-escolar, percebe-se que os bebês se expressam muito mais por meio de seus gestos e comportamentos e que as crianças pré-escolares expressam-se mais por meio da linguagem, atribuindo significado às coisas do meio. Para Vygotsky, citado por Bandioli e Mantovani (1998), as transformações ocorridas ao longo do desenvolvimento cognitivo têm como fundamento a interação social e o desenvolvimento da linguagem. Assim, a respeito da linguagem na Teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q326675 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“As pessoas que acreditam que os conceitos numéricos devem ser ensinados através da transmissão, falham por não fazerem a distinção fundamental entre o conhecimento social e o lógico-matemático. No conhecimento lógicomatemático, a base fundamental do conhecimento é.......................”

(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus 38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 26)

Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q319491 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em uma classe de Educação Infantil, duas crianças disputam um brinquedo e após discussão pela disputa deste, uma das crianças fica quieta, senta-se isolada e chora. A professora Maria Alice a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a leva para que lave o rosto, a fim de retomarem as atividades pedagógicas, incentivando-a a participar. A professora considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança. Entende também, que o choro pode ser considerado uma manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:

I- exigem a intervenção da professora para acalmar a ansiedade da criança.

II- provocam a agressividade entre as crianças e, portanto, devem ser impedidas.

III- fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.

IV- precisam ser estimuladas de modo a fortalecer a criança para enfrentar as situações de violência

V- necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q329068 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem

Médico francês, HENRI WALLON, estudioso do desenvolvimento infantil, estabeleceu estágios para este processo. São eles: estágio impulsivo-emocional, estágio sensório-motor e projetivo, estágio do personalismo, estágio categorial e estágio da puberdade e adolescência. Identifique a opção CORRETA, dentre as características a seguir, que define somente o estágio do personalismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q319349 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O construtivismo pós-piagetiano começou a existir antes mesmo de Piaget morrer. As descobertas que ampliam os conceitos apresentados por esse autor e se configuram como póspiagetianas incluem o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q328737 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No processo de desenvolvimento motor, a criança deverá ser estimulada a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q326815 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

Camila tem 6 anos e é incapaz de perceber que uma ação feita pode ser desfeita. Ela ainda não compreende que a adição é o inverso da subtração e que tudo que é escrito pode ser lido e tudo que é lido pode ser escrito. Essa característica do pensamento de Camila é denominado por Piaget de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q327043 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Registrar no papel o que vamos vivendo, documentando assim a prática diária, é a meu ver, um dado muito importante do nosso trabalho. (...) No dia seguinte, completamos as outras atividades do dia. Assim temos as etapas de trabalho de um dia documentadas na sua seqüência ordenada. À medida que terminamos cada atividade, voltamos ao planejado e riscamos com um traço o que já foi feito, vivido.

                                                    FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo.

                                                                                São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1995.

Esse trecho do relatório de Madalena Freire descreve uma atividade relacionada à organização do tempo no cotidiano da Educação Infantil. É importante realizar atividades desse tipo porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q325775 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O bebê recém-nascido tem com a mãe uma relação de interdependência conhecida como relação simbiótica. Nessa relação, o bebê depende dos cuidados maternos para sobreviver e se relacionar com o mundo, pois é através da mãe que o bebê é colocado em contato com os objetos, com as sensações e com os outros ao seu redor. No que diz respeito ao processo de formação da identidade da criança, é correto afirmar que, nessa fase, a criança experimenta a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q321957 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As medidas estão presentes em grande parte nas atividades cotidianas e as crianças, desde muito cedo, têm contato com alguns de seus aspectos ... Esses conhecimentos e experiências adquiridos no âmbito da convivência social favorecem a proposição de situações que despertam a curiosidade e o interesse das crianças para continuar conhecendo as medidas.

                                                                             RCN, vol.III, 1998. (com adaptações)

Para que a ação pedagógica favoreça o pensamento matemático infantil no que diz respeito ao aprofundamento do conhecimento sobre as medidas, é necessário que a professora proponha atividades que possibilitem a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q320669 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Na hora do almoço, a educadora está alimentando Isabela, de 6 meses. Depois de algumas colheradas, a menina começa a esmiuçar o alimento em pedacinhos, misturar os vários ingredientes, esmagar e fazer papa com a palma das mãos e com os dedos.

Baseando-se nos conhecimentos a respeito do desenvolvimento infantil, a educadora, nesse momento, deverá assumir uma atitude de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q325135 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCP

Kanaane (1999, p. 79) nos ensina que atitude é “uma reação avaliativa, aprendida e consolidada no decorrer da experiência de vida do indivíduo”, que têm componentes básicos presentes em sua formação. Um deles, o cognitivo, refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q320245 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Segundo Piaget, no período operatório formal, a criança

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.