Início Questões de Concursos Bases Psicológicas da Aprendizagem Resolva questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Bases Psicológicas da Aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q326884 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, ASTC SC, UNESCSegundo a teoria de Vygotsky, o homem constitui-se como tal por meio de suas interações sociais. Portanto, é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em uma determinada realidade cultural. É por isso que seu pensamento costuma ser chamado de: ✂️ a) Sócio-interacionista. ✂️ b) Construtivista. ✂️ c) Sócio-estruturalista. ✂️ d) Espontaneista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 62Q327890 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEZona de desenvolvimento proximal (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento real - que se costuma determinar pela capacidade de solução independente de problemas - e o nível de desenvolvimento potencial - determinado pela capacidade de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais eficazes. O conceito de ZDP foi criado por ✂️ a) Vigotsky. ✂️ b) Wallon. ✂️ c) Piaget. ✂️ d) Skinner. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 63Q327746 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPADSobre a abordagem construtivista-interacionista que se fundamenta nos trabalhos de Jean Piaget, é correto afirmar: ✂️ a) Defende a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física. ✂️ b) Possibilita uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada à educação física nos primeiros anos da educação formal ✂️ c) A seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sociocognitivas dos alunos ✂️ d) Preocupação em garantir a especificidade da educação física, a partir do binômio corpo/movimento como meio e fim da educação física. ✂️ e) Fundamenta-se em esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 64Q318997 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEA propósito dos conceitos de desenvolvimento e de aprendizagem da teoria de Piaget, assinale a opção incorreta. ✂️ a) A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito. ✂️ b) A interação social favorece a aprendizagem. ✂️ c) A aprendizagem vai à frente do desenvolvimento. ✂️ d) A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 65Q324633 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE No livro, o Construtivismo na sala de aula, Solé e Coll enfocam os professores e a concepção construtivista. De acordo com os autores, sobre esta concepção, analise as afirmativas abaixo. I. No decorrer das situações de ensino, os referenciais e as teorias são a base que determinam a ação educativa de responsabilidade exclusiva do professor. II. Seja qual for o grau em que influem e são influenciados pela experiência prática e cotidiana, os professores ou qualquer profissional cujo desempenho deve contar com a reflexão sobre o que faz e por que se faz precisam recorrer a determinados referenciais que guiem, fundamentem e justifiquem sua atuação. III. A concepção construtivista considera aspectos sociais, econômicos e políticos, vinculados à metodologia e à avaliação que permitam aos professores tomar decisões sobre o ensino e a aprendizagem em contextos escolares e não escolares. IV. O Construtivismo ignora a dimensão mais individual do ensino para analisá-la num projeto mais amplo de escola, de sociedade e de educação. V. Uma escola de qualidade, na concepção construtivista, caracteriza-se por atender, exclusivamente, a três exigências do sistema educacional: nível elevado de compromisso dos professores; o trabalho coletivo e uma gestão democrática. Analise a alternativa correta. ✂️ a) Apenas I e II estão corretas. ✂️ b) Apenas I, II e III estão corretas. ✂️ c) Apenas II, III e IV estão corretas. ✂️ d) Apenas III, IV e V estão corretas. ✂️ e) Todas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 66Q324970 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCPA inteligência ou eficiência interpessoal, NÃO se relaciona com ✂️ a) a capacidade de comunicação. ✂️ b) a capacidade de controlar as emoções. ✂️ c) a percepção de si e dos outros. ✂️ d) a capacidade de reconhecer e utilizar nossos sentimentos para direcionar nossos pensamentos e ações. ✂️ e) a capacidade técnica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 67Q324032 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOUma educadora, percebendo que processos de transformação são conteúdos a serem explorados na pré-escola, considerou que trabalhar com as crianças na cozinha da escola contribuiria para oportunidades ricas de observação de fenômenos interessantes de transformação das substâncias. Analisando criticamente a situação, é correto afirmar que a educadora deveria: ✂️ a) estar mais preocupada com a segurança das crianças e evitar atividades na cozinha, pois a sala de aula é o espaço ideal para as aprendizagens de todos os conteúdos necessárias à pré-escola ✂️ b) valorizar e explorar mais o desenvolvimento dos símbolos, tão importantes para a aprendizagem da leitura, e não perder tempo com atividades domésticas que as crianças vão observar naturalmente. ✂️ c) planejar com as crianças a atividade que irão desenvolver para o melhor aproveitamento das experiências, além de trabalhar os cuidados com segurança e prevenção de acidentes no ambiente doméstico. ✂️ d) trabalhar com o apoio de livros didáticos de Ciências, que explicam tão bem os processos de transformação, sem precisar ter tanto trabalho com a disciplina de crianças pequenas na cozinha. ✂️ e) pesquisar receitas simples e pedir que os responsáveis as façam com as crianças em casa e que mandem os alimentos prontos para a escola, onde a professora irá trabalhar a leitura das receitas em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 68Q324963 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), assinale a opção correta. ✂️ a) Sendo o desenvolvimento físico normal, os reflexos primitivos desaparecem em torno dos vinte e quatro meses de idade. ✂️ b) As etapas do desenvolvimento do sistema nervoso central são estáticas, independentes entre si. ✂️ c) Características hereditárias não interferem no desenvolvimento neuropsicomotor. ✂️ d) Os fatores que determinam susceptibilidade ao atraso no DNPM podem ser de natureza biológica, social e familiar ou ambiental. ✂️ e) A pobreza é considerada um fator de risco ao atraso do DNPM. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 69Q325551 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAJean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No período pré-operatório, o adolescente domina progressivamente a capacidade de abstração e generalização, elaborando teorias a respeito do mundo. ✂️ b) No período das operações formais, a criança alcança a capacidade de estabelecer relações que permitem a coordenação de pontos de vista diferentes. ✂️ c) No período das operações concretas, acontece o aparecimento da linguagem, interferindo no desenvolvimento intelectual, afetivo e social da criança. ✂️ d) No período operatório, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal. ✂️ e) No período sensório-motor, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de atingir um objeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 70Q326958 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCPAssinale a alternativa cuja resposta NÃO corresponde a uma forma mais adequada de resolver um conflito. ✂️ a) Por meio de negociações. ✂️ b) Por meio da colaboração. ✂️ c) Por meio do confronto. ✂️ d) Por meio do entendimento ✂️ e) Colocando panos quentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 71Q319381 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Assinale a opção correta, em relação ao DNPM. ✂️ a) O atraso do DNPM é caracterizado por uma condição permanente, que resulta em déficit intelectual. ✂️ b) O DNPM inicia-se logo após o nascimento. ✂️ c) Para a avaliação de atraso do DNPM em crianças, basta a realização de entrevistas com seus professores e familiares. ✂️ d) A síndrome de Down é um dos fatores associados ao atraso do DNPM. ✂️ e) O sistema sensorial de um bebê que nasça saudável somente estará formado por volta dos vinte e quatro meses de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q328647 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSADe acordo com as teorias de Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo é sempre medida pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não houver o outro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Vygotsky defende a ideia de que não há, dentro do ser humano, um desenvolvimento pronto e previsto que vai se atualizando de acordo com a passagem do tempo ou com a recepção de influências externas. ✂️ b) Na concepção de Vygotsky, a aprendizagem está em função só da comunicação, independendo do nível de desenvolvimento alcançado pelo indivíduo. ✂️ c) O autor não acredita que a aprendizagem aconteça por um processo cognitivo imbuído de afetividade, relação e motivação. ✂️ d) A aprendizagem acontece quando o indivíduo está na faixa etária correta para aquela capacidade de apreensão, afirma Vygotsky. ✂️ e) Para o autor, a aprendizagem é algo que pode ser passado de um indivíduo para outro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q326558 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Berçarista, FUSAR RJ, FEC UFFNa Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é: ✂️ a) permitir que as crianças sentem com quem desejarem para comer e possam conversar com os seus companheiros. ✂️ b) evitar que as crianças tentem se servir ou se alimentar sozinhas até os 3 anos de idade, sendo recomendável que o adulto as alimente. ✂️ c) insistir para que as crianças comam os alimentos que desconhecem, obrigando-as a comer tudo o que está no prato, mesmo que não queiram. ✂️ d) utilizar mecanismos que conduzam a atenção para a alimentação, ensinando-as a comer em silêncio e orientando-as a não interagir. ✂️ e) considerar os gostos particulares das crianças, definindo o cardápio de acordo com os seus alimentos preferidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 74Q327507 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista, IPHAN, FUNIVERSAPaulo Freire, uma grande referência em Educação Popular, preconizava elementos norteadores para a fundamentação do efetivo trabalho junto às camadas sociais mais necessitadas. Assinale a alternativa que apresenta um princípio que contradiz o pensamento de Paulo Freire. ✂️ a) Os princípios da Educação Popular, no âmbito escolar, consideram que a produção do conhecimento pode ser originada pelo conceito geral de problematização. ✂️ b) Ao resgatar a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento, há uma redefinição das áreas de conteúdos que se vale da pedagogia de projetos e da interdisciplinaridade a partir de temas geradores. ✂️ c) Na Educação Popular há a emergência de uma nova visibilidade em torno do verdadeiro papel do professor, que além de figura simbólica, necessita ser reconhecido como o verdadeiro detentor do conhecimento e responsável pela transmissão direta dos conhecimentos. ✂️ d) Uma nova visão para o sujeito em construção surge com a alteração do papel desempenhado: temos, na Educação Popular, o sujeito como autor de sua inclusão, ou seja, o protagonismo social é a grande meta que permitirá mobilidade social e econômica. ✂️ e) O sujeito excluído deve estar apto a buscar aquilo que lhe é de direito dentro de uma sociedade competitiva e marcada pelas diferenças. Nesse sentido, cabe ao educador popular despertar e promover a inclusão a partir do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 75Q326214 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SME SP, FCCA consciência se reflete na palavra como o sol em uma gota de água. A palavra está para a consciência como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo para o cosmo. Ela é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmo da consciência humana. Segundo Vygotsky, ✂️ a) o pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana. ✂️ b) o desenvolvimento da linguagem e do pensamento representam funções isoladas, que permitem a construção da consciência. ✂️ c) o pensamento e a linguagem são concebidos como dois processos em relação externa entre si, como duas forças independentes e formadoras da consciência. ✂️ d) o significado da palavra é um fenômeno do pensamento que gera por si, a consciência. ✂️ e) a palavra é independente do pensamento, pois ela e seu significado não estão no campo do desenvolvimento e da formação da consciência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 76Q322506 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PE, FCCA noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se ✂️ a) ao nível de desenvolvimento recém-conquistado pela criança. ✂️ b) à distância entre o nível de desenvolvimento atual da criança e o que ela é capaz de fazer com ajuda. ✂️ c) ao quociente intelectual da criança mensurado na idade pré-escolar. ✂️ d) às expectativas de aprendizagem que se colocam para a criança. ✂️ e) às aprendizagens que estão consolidadas pela criança, autonomamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 77Q322582 | Pedagogia, Bases Psicológicas da AprendizagemO autoconceito, ou a forma como as pessoas pensam sobre si mesmas, muda marcadamente ao longo da vida, incidindo em diferentes áreas e adquirindo níveis crescentes de complexidade. Considere as afirmativas abaixo, ditas por pré-adolescentes em contexto escolar: I. Nunca sou escolhido em atividades esportivas, porque sou gordo; e, claro, os colegas ficam tirando sarro. II. Tenho boas notas, porque sei que sem estudo não se sai do lugar: a gente fica só patinando e não vai para frente. III. Acho que sempre fui capaz de ouvir e de me colocar no lugar dos outros; isso me fez ficar muito popular na escola. IV. Filosofia dá um conhecimento importante sobre o mundo e sobre os homens e nos ajuda a refletir sobre questões da vida. Demonstra conhecimentos de seus próprios atributos psicológicos APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) I e II. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 78Q320203 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O psicólogo russo Lev Vigotsky denomina o espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor de ✂️ a) equilibração. ✂️ b) prontidão. ✂️ c) quociente de inteligência. ✂️ d) zona de desenvolvimento imediato. ✂️ e) andaime. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 79Q322700 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem. Skinner é o principal representante do behaviorismo, que afirma a importância do uso de reforços positivos para facilitar a aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 80Q326939 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. A habilidade de compreensão do outro é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
61Q326884 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, ASTC SC, UNESCSegundo a teoria de Vygotsky, o homem constitui-se como tal por meio de suas interações sociais. Portanto, é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em uma determinada realidade cultural. É por isso que seu pensamento costuma ser chamado de: ✂️ a) Sócio-interacionista. ✂️ b) Construtivista. ✂️ c) Sócio-estruturalista. ✂️ d) Espontaneista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
62Q327890 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEZona de desenvolvimento proximal (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento real - que se costuma determinar pela capacidade de solução independente de problemas - e o nível de desenvolvimento potencial - determinado pela capacidade de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais eficazes. O conceito de ZDP foi criado por ✂️ a) Vigotsky. ✂️ b) Wallon. ✂️ c) Piaget. ✂️ d) Skinner. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
63Q327746 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPADSobre a abordagem construtivista-interacionista que se fundamenta nos trabalhos de Jean Piaget, é correto afirmar: ✂️ a) Defende a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física. ✂️ b) Possibilita uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada à educação física nos primeiros anos da educação formal ✂️ c) A seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sociocognitivas dos alunos ✂️ d) Preocupação em garantir a especificidade da educação física, a partir do binômio corpo/movimento como meio e fim da educação física. ✂️ e) Fundamenta-se em esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
64Q318997 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEA propósito dos conceitos de desenvolvimento e de aprendizagem da teoria de Piaget, assinale a opção incorreta. ✂️ a) A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito. ✂️ b) A interação social favorece a aprendizagem. ✂️ c) A aprendizagem vai à frente do desenvolvimento. ✂️ d) A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
65Q324633 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE No livro, o Construtivismo na sala de aula, Solé e Coll enfocam os professores e a concepção construtivista. De acordo com os autores, sobre esta concepção, analise as afirmativas abaixo. I. No decorrer das situações de ensino, os referenciais e as teorias são a base que determinam a ação educativa de responsabilidade exclusiva do professor. II. Seja qual for o grau em que influem e são influenciados pela experiência prática e cotidiana, os professores ou qualquer profissional cujo desempenho deve contar com a reflexão sobre o que faz e por que se faz precisam recorrer a determinados referenciais que guiem, fundamentem e justifiquem sua atuação. III. A concepção construtivista considera aspectos sociais, econômicos e políticos, vinculados à metodologia e à avaliação que permitam aos professores tomar decisões sobre o ensino e a aprendizagem em contextos escolares e não escolares. IV. O Construtivismo ignora a dimensão mais individual do ensino para analisá-la num projeto mais amplo de escola, de sociedade e de educação. V. Uma escola de qualidade, na concepção construtivista, caracteriza-se por atender, exclusivamente, a três exigências do sistema educacional: nível elevado de compromisso dos professores; o trabalho coletivo e uma gestão democrática. Analise a alternativa correta. ✂️ a) Apenas I e II estão corretas. ✂️ b) Apenas I, II e III estão corretas. ✂️ c) Apenas II, III e IV estão corretas. ✂️ d) Apenas III, IV e V estão corretas. ✂️ e) Todas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
66Q324970 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCPA inteligência ou eficiência interpessoal, NÃO se relaciona com ✂️ a) a capacidade de comunicação. ✂️ b) a capacidade de controlar as emoções. ✂️ c) a percepção de si e dos outros. ✂️ d) a capacidade de reconhecer e utilizar nossos sentimentos para direcionar nossos pensamentos e ações. ✂️ e) a capacidade técnica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
67Q324032 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOUma educadora, percebendo que processos de transformação são conteúdos a serem explorados na pré-escola, considerou que trabalhar com as crianças na cozinha da escola contribuiria para oportunidades ricas de observação de fenômenos interessantes de transformação das substâncias. Analisando criticamente a situação, é correto afirmar que a educadora deveria: ✂️ a) estar mais preocupada com a segurança das crianças e evitar atividades na cozinha, pois a sala de aula é o espaço ideal para as aprendizagens de todos os conteúdos necessárias à pré-escola ✂️ b) valorizar e explorar mais o desenvolvimento dos símbolos, tão importantes para a aprendizagem da leitura, e não perder tempo com atividades domésticas que as crianças vão observar naturalmente. ✂️ c) planejar com as crianças a atividade que irão desenvolver para o melhor aproveitamento das experiências, além de trabalhar os cuidados com segurança e prevenção de acidentes no ambiente doméstico. ✂️ d) trabalhar com o apoio de livros didáticos de Ciências, que explicam tão bem os processos de transformação, sem precisar ter tanto trabalho com a disciplina de crianças pequenas na cozinha. ✂️ e) pesquisar receitas simples e pedir que os responsáveis as façam com as crianças em casa e que mandem os alimentos prontos para a escola, onde a professora irá trabalhar a leitura das receitas em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
68Q324963 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), assinale a opção correta. ✂️ a) Sendo o desenvolvimento físico normal, os reflexos primitivos desaparecem em torno dos vinte e quatro meses de idade. ✂️ b) As etapas do desenvolvimento do sistema nervoso central são estáticas, independentes entre si. ✂️ c) Características hereditárias não interferem no desenvolvimento neuropsicomotor. ✂️ d) Os fatores que determinam susceptibilidade ao atraso no DNPM podem ser de natureza biológica, social e familiar ou ambiental. ✂️ e) A pobreza é considerada um fator de risco ao atraso do DNPM. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
69Q325551 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAJean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No período pré-operatório, o adolescente domina progressivamente a capacidade de abstração e generalização, elaborando teorias a respeito do mundo. ✂️ b) No período das operações formais, a criança alcança a capacidade de estabelecer relações que permitem a coordenação de pontos de vista diferentes. ✂️ c) No período das operações concretas, acontece o aparecimento da linguagem, interferindo no desenvolvimento intelectual, afetivo e social da criança. ✂️ d) No período operatório, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal. ✂️ e) No período sensório-motor, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de atingir um objeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
70Q326958 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCPAssinale a alternativa cuja resposta NÃO corresponde a uma forma mais adequada de resolver um conflito. ✂️ a) Por meio de negociações. ✂️ b) Por meio da colaboração. ✂️ c) Por meio do confronto. ✂️ d) Por meio do entendimento ✂️ e) Colocando panos quentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
71Q319381 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Assinale a opção correta, em relação ao DNPM. ✂️ a) O atraso do DNPM é caracterizado por uma condição permanente, que resulta em déficit intelectual. ✂️ b) O DNPM inicia-se logo após o nascimento. ✂️ c) Para a avaliação de atraso do DNPM em crianças, basta a realização de entrevistas com seus professores e familiares. ✂️ d) A síndrome de Down é um dos fatores associados ao atraso do DNPM. ✂️ e) O sistema sensorial de um bebê que nasça saudável somente estará formado por volta dos vinte e quatro meses de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q328647 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSADe acordo com as teorias de Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo é sempre medida pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não houver o outro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Vygotsky defende a ideia de que não há, dentro do ser humano, um desenvolvimento pronto e previsto que vai se atualizando de acordo com a passagem do tempo ou com a recepção de influências externas. ✂️ b) Na concepção de Vygotsky, a aprendizagem está em função só da comunicação, independendo do nível de desenvolvimento alcançado pelo indivíduo. ✂️ c) O autor não acredita que a aprendizagem aconteça por um processo cognitivo imbuído de afetividade, relação e motivação. ✂️ d) A aprendizagem acontece quando o indivíduo está na faixa etária correta para aquela capacidade de apreensão, afirma Vygotsky. ✂️ e) Para o autor, a aprendizagem é algo que pode ser passado de um indivíduo para outro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q326558 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Berçarista, FUSAR RJ, FEC UFFNa Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é: ✂️ a) permitir que as crianças sentem com quem desejarem para comer e possam conversar com os seus companheiros. ✂️ b) evitar que as crianças tentem se servir ou se alimentar sozinhas até os 3 anos de idade, sendo recomendável que o adulto as alimente. ✂️ c) insistir para que as crianças comam os alimentos que desconhecem, obrigando-as a comer tudo o que está no prato, mesmo que não queiram. ✂️ d) utilizar mecanismos que conduzam a atenção para a alimentação, ensinando-as a comer em silêncio e orientando-as a não interagir. ✂️ e) considerar os gostos particulares das crianças, definindo o cardápio de acordo com os seus alimentos preferidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
74Q327507 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista, IPHAN, FUNIVERSAPaulo Freire, uma grande referência em Educação Popular, preconizava elementos norteadores para a fundamentação do efetivo trabalho junto às camadas sociais mais necessitadas. Assinale a alternativa que apresenta um princípio que contradiz o pensamento de Paulo Freire. ✂️ a) Os princípios da Educação Popular, no âmbito escolar, consideram que a produção do conhecimento pode ser originada pelo conceito geral de problematização. ✂️ b) Ao resgatar a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento, há uma redefinição das áreas de conteúdos que se vale da pedagogia de projetos e da interdisciplinaridade a partir de temas geradores. ✂️ c) Na Educação Popular há a emergência de uma nova visibilidade em torno do verdadeiro papel do professor, que além de figura simbólica, necessita ser reconhecido como o verdadeiro detentor do conhecimento e responsável pela transmissão direta dos conhecimentos. ✂️ d) Uma nova visão para o sujeito em construção surge com a alteração do papel desempenhado: temos, na Educação Popular, o sujeito como autor de sua inclusão, ou seja, o protagonismo social é a grande meta que permitirá mobilidade social e econômica. ✂️ e) O sujeito excluído deve estar apto a buscar aquilo que lhe é de direito dentro de uma sociedade competitiva e marcada pelas diferenças. Nesse sentido, cabe ao educador popular despertar e promover a inclusão a partir do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
75Q326214 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SME SP, FCCA consciência se reflete na palavra como o sol em uma gota de água. A palavra está para a consciência como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo para o cosmo. Ela é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmo da consciência humana. Segundo Vygotsky, ✂️ a) o pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana. ✂️ b) o desenvolvimento da linguagem e do pensamento representam funções isoladas, que permitem a construção da consciência. ✂️ c) o pensamento e a linguagem são concebidos como dois processos em relação externa entre si, como duas forças independentes e formadoras da consciência. ✂️ d) o significado da palavra é um fenômeno do pensamento que gera por si, a consciência. ✂️ e) a palavra é independente do pensamento, pois ela e seu significado não estão no campo do desenvolvimento e da formação da consciência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
76Q322506 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PE, FCCA noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se ✂️ a) ao nível de desenvolvimento recém-conquistado pela criança. ✂️ b) à distância entre o nível de desenvolvimento atual da criança e o que ela é capaz de fazer com ajuda. ✂️ c) ao quociente intelectual da criança mensurado na idade pré-escolar. ✂️ d) às expectativas de aprendizagem que se colocam para a criança. ✂️ e) às aprendizagens que estão consolidadas pela criança, autonomamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
77Q322582 | Pedagogia, Bases Psicológicas da AprendizagemO autoconceito, ou a forma como as pessoas pensam sobre si mesmas, muda marcadamente ao longo da vida, incidindo em diferentes áreas e adquirindo níveis crescentes de complexidade. Considere as afirmativas abaixo, ditas por pré-adolescentes em contexto escolar: I. Nunca sou escolhido em atividades esportivas, porque sou gordo; e, claro, os colegas ficam tirando sarro. II. Tenho boas notas, porque sei que sem estudo não se sai do lugar: a gente fica só patinando e não vai para frente. III. Acho que sempre fui capaz de ouvir e de me colocar no lugar dos outros; isso me fez ficar muito popular na escola. IV. Filosofia dá um conhecimento importante sobre o mundo e sobre os homens e nos ajuda a refletir sobre questões da vida. Demonstra conhecimentos de seus próprios atributos psicológicos APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) I e II. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
78Q320203 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O psicólogo russo Lev Vigotsky denomina o espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor de ✂️ a) equilibração. ✂️ b) prontidão. ✂️ c) quociente de inteligência. ✂️ d) zona de desenvolvimento imediato. ✂️ e) andaime. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
79Q322700 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem. Skinner é o principal representante do behaviorismo, que afirma a importância do uso de reforços positivos para facilitar a aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
80Q326939 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. A habilidade de compreensão do outro é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro