Início

Questões de Concursos Bases Psicológicas da Aprendizagem

Resolva questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q326884 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Segundo a teoria de Vygotsky, o homem constitui-se como tal por meio de suas interações sociais. Portanto, é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em uma determinada realidade cultural. É por isso que seu pensamento costuma ser chamado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q327890 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento real - que se costuma determinar pela capacidade de solução independente de problemas - e o nível de desenvolvimento potencial - determinado pela capacidade de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais eficazes. O conceito de ZDP foi criado por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q327746 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Sobre a abordagem construtivista-interacionista que se fundamenta nos trabalhos de Jean Piaget, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q318997 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

A propósito dos conceitos de desenvolvimento e de aprendizagem da teoria de Piaget, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q324633 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

 No livro, o Construtivismo na sala de aula, Solé e Coll enfocam os professores e a concepção construtivista. De acordo com os autores, sobre esta concepção, analise as afirmativas abaixo.

 
I.  No decorrer das situações de ensino, os referenciais e as teorias são a base que determinam a ação educativa de responsabilidade exclusiva do professor.
II.   Seja qual for o grau em que influem e são influenciados pela experiência prática e cotidiana, os professores ou qualquer profissional cujo desempenho deve contar com a reflexão sobre o que faz e por que se faz precisam recorrer a determinados referenciais que guiem, fundamentem e justifiquem sua atuação.
III.   A concepção construtivista considera aspectos sociais, econômicos e políticos, vinculados à metodologia e à avaliação que permitam aos professores tomar decisões sobre o ensino e a aprendizagem em contextos escolares e não escolares.
IV.   O Construtivismo ignora a dimensão mais individual do ensino para analisá-la num projeto mais amplo de escola, de sociedade e de educação.
V.   Uma escola de qualidade, na concepção construtivista, caracteriza-se por atender, exclusivamente, a três exigências do sistema educacional: nível elevado de compromisso dos professores; o trabalho coletivo e uma gestão democrática.


Analise a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q324970 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCP

A inteligência ou eficiência interpessoal, NÃO se relaciona com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q324032 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma educadora, percebendo que processos de transformação são conteúdos a serem explorados na pré-escola, considerou que trabalhar com as crianças na cozinha da escola contribuiria para oportunidades ricas de observação de fenômenos interessantes de transformação das substâncias. Analisando criticamente a situação, é correto afirmar que a educadora deveria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q324963 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q325551 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q326958 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCP

Assinale a alternativa cuja resposta NÃO corresponde a uma forma mais adequada de resolver um conflito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q319381 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção correta, em relação ao DNPM.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q328647 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

De acordo com as teorias de Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo é sempre medida pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não houver o outro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q326558 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Berçarista, FUSAR RJ, FEC UFF

Na Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q327507 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Paulo Freire, uma grande referência em Educação Popular, preconizava elementos norteadores para a fundamentação do efetivo trabalho junto às camadas sociais mais necessitadas. Assinale a alternativa que apresenta um princípio que contradiz o pensamento de Paulo Freire.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q326214 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SME SP, FCC

A consciência se reflete na palavra como o sol em uma gota de água. A palavra está para a consciência como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo para o cosmo. Ela é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmo da consciência humana.

Segundo Vygotsky,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q322506 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

A noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q322582 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem

O autoconceito, ou a forma como as pessoas pensam sobre si mesmas, muda marcadamente ao longo da vida, incidindo em diferentes áreas e adquirindo níveis crescentes de complexidade. Considere as afirmativas abaixo, ditas por pré-adolescentes em contexto escolar:

I. Nunca sou escolhido em atividades esportivas, porque sou gordo; e, claro, os colegas ficam tirando sarro.

II. Tenho boas notas, porque sei que sem estudo não se sai do lugar: a gente fica só patinando e não vai para frente.

III. Acho que sempre fui capaz de ouvir e de me colocar no lugar dos outros; isso me fez ficar muito popular na escola.

IV. Filosofia dá um conhecimento importante sobre o mundo e sobre os homens e nos ajuda a refletir sobre questões da vida.

Demonstra conhecimentos de seus próprios atributos psicológicos APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q320203 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

O psicólogo russo Lev Vigotsky denomina o espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q322700 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem.

Skinner é o principal representante do behaviorismo, que afirma a importância do uso de reforços positivos para facilitar a aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q326939 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. A habilidade de compreensão do outro é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.