Início

Questões de Concursos Bases Psicológicas da Aprendizagem

Resolva questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


82Q329006 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Podemos definir afetividade ou dimensão afetiva como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q325555 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta de acordo com os estudos realizados por Piaget.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q323312 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. A racionalidade determina o processo de ensino-aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

85Q325407 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

William Stern defende uma concepção intelectualista do desenvolvimento da fala na criança, identificando três raízes da fala. São elas a tendência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q319902 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem

De acordo com Rodrigo e Correa, três processos cognitivos compõem uma parte essencial do mecanismo construtivista, na medida em que conferem sentido ao mundo e que permitem relacionar todo o novo com o conhecimento existente. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q319620 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Em relação ao trabalho pedagógico com o movimento corporal para crianças de 0 a 3 anos, leia os itens a seguir.

I. Um dos objetivos pedagógicos do trabalho com movimento na Educação Infantil é fazer com que a criança familiarize-se com a imagem do próprio corpo.

II. As práticas educativas com o movimento devem explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais como meios de expressão das crianças em brincadeiras e situações de interação.

III. Os movimentos trabalhados na Educação Infantil devem desenvolver nas crianças atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.

IV. As práticas educativas devem explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc. para uso de objetos diversos.

Estão corretos os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q324789 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o "Construtivismo em sala de aula" analise as afirmativas a seguir.

I. As construções de autoconceitos, representações e atribuições só poderão ser realizadas e sistematizadas no contexto da educação escolar.

II. Quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver o mundo e nos relacionar com ele. Como parte dessa aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.

III. Segundo Cool, atribuir significados aos conteúdos concretos é um processo que nos mobiliza em nível cognitivo e que nos leva a revisar e recrutar nossos esquemas de conhecimento, para dar conta de uma nova situação, tarefa ou conteúdo de aprendizagem, estabelecendo novos esquemas, conexões e relações.

Indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q320593 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Medicina, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da educação em saúde, que é de fundamental importância para o campo do sanitarismo, julgue os próximos itens.

Para Vygotsky, o processo de aprendizagem consiste, prioritariamente, em preparar o indivíduo moral e intelectualmente para assumir sua posição na sociedade, relevando-se o quotidiano para o plano secundário.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q323598 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Leia as afirmativas abaixo, identificando se são verdadeiras ou falsas.

1. Na teoria de Piaget, a seqüência de estágios no desenvolvimento cognitivo é considerada invariável e universal.

2. Para Vygotsky, a fala tem um papel fundamental de organizadora da atividade prática e das funções humanas.

3. São conceitos importantes na teoria de Piaget: equilibração, adaptação, mediação, internalização, assimilação e acomodação.

Marque a alternativa que apresenta a ordem correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q323795 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A teoria elaborada por Lev Vygotsky (1896-1934) e seus colaboradores ressalta estudos sobre a forma pela qual ocorre a aprendizagem. Consideram que as interações entre os vários sujeitos da aprendizagem e destes com o meio desencadeiam o desenvolvimento sociocognitivo. Um dos pontos relevantes, por eles postulado, é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDL) ao afirmar que a aprendizagem ocorre no intervalo entre os conhecimentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q327602 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCP

O conflito entre pessoas e grupos tanto pode ser positivo como negativo. Ele é positivo quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q322345 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Heinrich Pestalozzi foi um dos defensores da ideia de que a aprendizagem escolar deve centrar-se no desenvolvimento de habilidades, por meio da realização de atividades físicas e mentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q320930 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correspondente aos elementos que envolvem a função semiótica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q325342 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCP

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o que fazer durante uma apresentação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q326310 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

A teoria de Piaget classifica em dois grupos o desenvolvimento da linguagem nas crianças. Um período em que a criança fala apenas de si própria, sem interesse pelo seu interlocutor, e um segundo momento, em que a criança tenta estabelecer comunicação com os outros, pedindo, ordenando, transmitindo informações e fazendo perguntas. Esses dois momentos do desenvolvimento da fala são denominados pela teoria piagetiana de fala:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q319443 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo Vygotsky (1988), o processo de interiorização consiste numa série de transformações, de reorganizações da atividade psicológica do sujeito como produto de sua participação em situações sociais específicas. No desenvolvimento cultural da criança, as funções psicológicas aparecem em dois níveis, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q326080 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.