Questões de Concursos Bases Sócio Históricas da Educação Física

Resolva questões de Bases Sócio Históricas da Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q835628 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021

O desenvolvimento de uma classificação de qualidade de vida é útil para organizar definições existentes, identificando e ordenando elementos comuns e fatores de destaque que influenciam estas definições. De acordo com Farquhar (1995), destacam-se quatro tipos de classificações: definições globais ou gerais, definições em componentes ou dimensões, definições focalizadas em componentes e, por último, definições que abordam combinações das primeiras. Esses tipos de definições apresentam algumas características. Com relação às definições globais ou gerais, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q845926 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere à obra de DARIDO (A Formação do Profissional na Educação Física), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - No período de 1800-1995 ocorreu uma explosão no número de faculdades de Educação Física.
II - Até 1950, só havia dois cursos de Educação Física no Estado de São Paulo.
III - O currículo científico valoriza as subdisciplinas da Educação Física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q845905 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

“Consideram-se significativas as contribuições que as concepções pedagógicas trouxeram para o processo de transformação pela qual passou a Educação Física brasileira, nas últimas décadas” (AZEVEDO e SHIGUNOV, 2012).
Nesse sentido, partindo da análise das concepções pedagógicas da Educação Física escolar, qual ou quais das alternativas abaixo, apresentam abordagens pedagógicas que se fundamentam teoricamente a partir da sociologia?
I - Aulas abertas II - Construtivista III - Crítico-superadora
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q841675 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Cabedelo PB Professor de Educação Básica II Educação Física, EDUCA, 2020

O início do desenvolvimento cultural da Educação Física no Brasil aconteceu com o “Tratado de Educação Física e Moral dos Meninos”. Esse tratado postulava que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito, e considerava que os exercícios físicos deveriam ser divididos em duas categorias: 1) os que exercitavam o corpo; e 2) os que exercitavam a memória. Além disso, esse tratado entendia a educação moral como coadjuvante da Educação Física e vice-versa.
Esse tratado aconteceu no período do(a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q845024 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Professor de Educação Física 6 ao 9 ano, AV MOREIRA, 2020

A educação brasileira tem apresentado várias concepções histórico-pedagógicas ao longo dos tempos, as quais retratam principalmente o momento político. A Educação Física no Brasil também sofre a influência desses momentos históricos e tem apresentado ao longo de sua história tendências próprias, dentre estas, analise as alternativas abaixo e identifique a tendência pedagógica que teve como características a utilização da ginástica calistênica , onde os professores eram da área médica, as atividades não tinham nenhuma interação com as questões pedagógicas da escola, e os mais fracos e doentes eram excluídos das aulas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q845969 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Professor de Educação Física 6 ao 9 ano, AV MOREIRA, 2020

Não se sabe ao certo onde nasceu o futebol. Alguns dizem que foi na China, outros afirmam ter sido na Inglaterra. No Brasil chegou através de Charles de Millet, no ano de 1894. A habilidade, o ritmo, a versatilidade e a improvisação dos nossos jogadores logo deram destaque ao futebol brasileiro, considerado um dos melhores do mundo.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as regras do futebol a cerca do campo de jogo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q883341 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Monitor de Esporte e Lazer, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Debater sobre o jogo, enquanto manifestação da cultura corporal significa traçar uma linha do tempo desde sua constituição os dias mais atuais, para examinar sobre as possibilidades de reinventar por meio de uma intervenção consciente. Quando falamos a palavra jogo, cada um pode interpreta-la de maneira diferente. Além de que, existe uma associação muito forte do seu conceito com o termo brincadeira, pelo fato de a palavra jogo se originar do vocábulo latino “iocus”, que significa diversão, brincadeira. Dessa forma, julgue as alternativas abaixo como verdadeiro ou falso em relação a definição de jogos e brincadeiras.

I. Jogo: É uma atividade embasada em regras próprias, que devem ser seguidas para sua realização, visando sempre um vencedor. Jogar sempre fez parte da essência humana, e para a criança é uma das formas de conhecimento do mundo e exploração dos seus potenciais.
II. Jogo: É uma atividade embasada em regras variadas, que devem ser seguidas de acordo com a necessidade dos participantes, visando sempre um vencedor. O jogo estimula um sentimento de competitividade e individualidade.
III. Brincadeira: É a forma como uma criança estrutura a execução de uma atividade relacionada a um brinquedo. Um mesmo brinquedo pode trazer diversos tipos de brincadeira. Uma bola, por exemplo, pode ser usada de diversas maneiras, assim como uma boneca. A brincadeira é a execução da imaginação, do lúdico.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1030412 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Ao longo da história, a Educação Física passou por diversas transformações conceituais que deram origem a distintas propostas pedagógicas. No contexto brasileiro, estudiosos apontam que a Educação Física escolar foi influenciada por diferentes períodos históricos e ideológicos, culminando na identificação de cinco principais tendências.
Dessa forma, relacione as tendências pedagógicas com os seus respectivos conceitos e períodos históricos:
1. Popular. 2. Pedagogicista. 3. Higienista. 4. Esportivista. 5. Militarista.
( ) Até 1930 - bastante influenciada pela medicina e pela eugenia. Valorizava o desenvolvimento físico e moral.
( ) 1930 a 1945 - biologicista, baseava-se na necessidade de preparar futuros jovens para possíveis envios de tropas à guerra.
( ) 1945 a 1964 - buscava efetivar um caráter mais educacional à Educação Física. Aprimorou a relação aluno-professor.
( ) 1964 a 1985 - objetivava descobrir talentos esportivos, desenvolvendo a relação técnico-atleta na escola.
( ) 1985 aos dias atuais - entende a saúde como um conjunto de situações que vão além do biológico, incluindo o social, o cultural e o econômico. Surgem as abordagens pedagógicas.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1035017 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer.

Sobre a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais, que entende a Educação Física como cultura corporal, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1030410 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

No início do século XX, a Educação Física ensinada no Brasil seguia modelos ginásticos europeus que, historicamente, influenciaram o contexto das práticas corporais nas escolas brasileiras. Um deles, em evidência nas décadas de 20 e 30, previa séries de exercícios que visavam a um movimento completo, contínuo e interessante para os alunos. A aula de ginástica era dividida em sessão preparatória, sessão propriamente dita e volta à calma, e como formas de trabalho propunha flexionamentos, exercícios mímicos e educativos, exercícios de aplicação, jogos, desportos individuais e coletivos.
Este foi o método conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.