Questões de Concursos Bases Sócio Históricas da Educação Física

Resolva questões de Bases Sócio Históricas da Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1030411 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

O entendimento da evolução da Educação Física passa pela reflexão sobre o seu processo de constituição como componente curricular na história da escola moderna. Segundo Darido (2003), a Educação Física escolar brasileira teve seu início oficial em 1851, com a posterior promulgação de uma regulamentação na qual a ginástica fora considerada uma disciplina obrigatória na escola pública primária.
A legislação a que se refere o texto diz respeito à reforma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1035019 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

O Bacharel em Educação Física tem formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética em todos os campos de intervenção profissional.

A formação do Bacharel em Educação Física, para atuar nos campos de intervenção citados, deverá contemplar os seguintes eixos articuladores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1048445 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Historicamente, a Educação Física escolar buscou reproduzir o aprendizado esportivo com enfoque nas dimensões técnica e do gestual motor. Entretanto, outros olhares sobre a área têm buscado desmistificar tal ideal pedagógico tecnicista e esportivizante.

Dessa forma, na perspectiva de uma Educação Física cultural, os materiais oficiais para a vivência de um esporte são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1048449 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O uso de jogos populares, na Educação Física escolar, focaliza o resgate e valorização da cultura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1051136 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Luc Boltanski é um autor essencial para compreensão do que chamou de “usos sociais do corpo”. Para o autor, a classe social de um indivíduo influencia nos cuidados com seu corpo.

Pode-se afirmar que quanto maior a classe social de um indivíduo _____ será a atenção dada ao seu corpo.

Nessa perspectiva, assinale a opção que completa corretamente a frase acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1051137 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Analise o fragmento a seguir

“Essa reflexão foi inaugurada por Marcel Mauss. Para este autor, o corpo é o primeiro e o mais natural objeto técnico do homem. É a maneira pela qual os humanos sabem servir-se de seus corpos. Técnica, aqui, é entendida como um ato tradicional e eficaz que distingue o homem dos animais, uma vez que pode ser transmitidas a outros membros do grupo, pela educação desde a pequena infância ou pela imitação.”
(MAUSS, 2003). (FERREIRA; SILVA; SOUZA, 2023, p.3)

A reflexão mencionada faz menção às articulações entre Antropologia, Educação Física e a Saúde Coletiva. Tal articulação considera o corpo como um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1037091 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Pode-se dizer que a Educação Física escolar no Brasil passou a existir em 1837, quando o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, incluiu aulas de ginástica em seu currículo. A Educação Física começou a generalizar-se no sistema escolar brasileiro a partir de 1930.
KOLYNIAK FILHO, C. Educação física. Uma introdução. EDUC, 1996.

Sobre a Educação Física no início do século XX é correto afirmar que o foco
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1025401 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com base nos conhecimentos acerca do histórico da educação física, julgue o item.

Na década de 1980, período da redemocratização brasileira, a educação física foi influenciada pelas ciências humanas e sociais, em especial pela educação e pela sociologia crítica do esporte.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q1042421 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Pensar a temática do lazer, a partir de uma abordagem crítico-emancipatória, requer, principalmente, o entendimento sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1025400 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com base nos conhecimentos acerca do histórico da educação física, julgue o item.

Os avanços científicos em torno do desenvolvimento do esporte, da cultura do fitness e do empreendedorismo no lazer constituem o chamado Movimento Renovador da educação física brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.