Questões de Concursos Bens Públicos

Resolva questões de Bens Públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q397974 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Assessor Jurídico, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

A respeito de bens públicos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q411950 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Procurador Previdenciário, IPREVI ES, IBEG, 2017

De acordo com a classificação dos bens públicos, o imóvel que abriga e pertence à Prefeitura de Viana é considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q28682 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Auditor do Controle Interno, Prefeitura de Barro Alto GO, INSTITUTO CIDADES

A concessão de regime jurídico dos bens públicos decorre dos interesses que o Poder Público representa quando atua, são eles: Inalienabilidade, Imprescritibilidade e Impenhorabilidade. De acordo com este regime jurídico, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, marque a sequência correta:

(1) Inalienabilidade.        
(2) Imprescritibilidade.     
(3) Impenhorabilidade.     

( ) Em regra geral, os bens públicos não podem ser alienados (vendidos, permutados ou doados).
( ) É a característica dos bens públicos que impedem que sejam adquiridos por usucapião. Os imóveis públicos, urbanos ou rurais, não podem ser adquiridos por usucapião.
( ) É a característica dos bens públicos que impedem que sejam eles oferecidos em garantia para cumprimento das obrigações contraídas pela Administração junto a terceiros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q28683 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Auditor do Controle Interno, Prefeitura de Barro Alto GO, INSTITUTO CIDADES

Conforme Art. 1º, §1º da Lei 4.717/65, patrimônio público é o conjunto de bens e direitos, mensurável em dinheiro, que pertence à União, a um Estado, a um Município, a uma autarquia ou empresa pública.

Acerca do assunto, marque a opção INCORRETA: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q113383 | Finanças Públicas, Bens Públicos, Analista de Finanças e Controle, SEFAZ SP, ESAF

Os diversos bens existentes na economia são agrupados de acordo com dois critérios: exclusividade e rivalidade. Segundo esses critérios, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q65536 | Direito Administrativo, Bens Públicos, CESPE CEBRASPE

Com relação a pessoas jurídicas de direito privado e bens públicos, julgue o item a seguir.

Consideram-se bens públicos dominicais aqueles que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público como objeto de direito pessoal ou real, tais como os edifícios destinados a sediar a administração pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q65531 | Direito Administrativo, Bens Públicos, CESPE CEBRASPE

Acerca das modalidades de exploração dos portos, das instalações portuárias brasileiras e de aspectos relacionados a esses assuntos, julgue o item a seguir.

A exploração de área e a infraestrutura pública em portos organizados deverão ser precedidas de licitação, a partir da qual serão celebrados contratos de concessão entre a administração portuária e a pessoa jurídica de direito privado vencedora do certame. 
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q28684 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Auditor do Controle Interno, Prefeitura de Barro Alto GO, INSTITUTO CIDADES

Bens Públicos são todos aqueles que integram o patrimônio da Administração Pública direta e indireta. São públicos os bens de domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem (art. 98 do CC). – As empresas públicas e as sociedades de economia, embora sejam pessoas jurídicas de direito privado, integram as pessoas jurídicas de direito público interno, assim os bens destas pessoas também são públicos.

Em relação aos bens públicos, marque a opção CORRETA: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q412386 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista do Ministério Público, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

O Chefe do Poder Executivo do Município Alfa decidiu construir um restaurante popular com o objetivo de facilitar o acesso, da população de baixa renda, ao direito social à alimentação. Sua assessoria, para viabilizar a realização do projeto, identificou a existência das seguintes áreas pertencentes ao Poder Público: (1) uma praça pública; (2) um edifício que abriga uma repartição pública estadual em funcionamento; (3) um edifício abandonado, que décadas atrás abrigava uma repartição pública estadual; (4) um cemitério público; e (5) uma grande loja alugada para uma revendedora de automóveis.

Ao ser informado do levantamento realizado por sua assessoria, o chefe do Poder Executivo determinou que fosse anunciado à população que o restaurante popular funcionaria em um dos bens de uso especial indicados, sendo que o Município adotaria as medidas de adaptação e desafetação necessárias.

Considerando a classificação dos bens públicos e a determinação do Chefe do Poder Executivo, o restaurante somente poderá, teoricamente, funcionar nas áreas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q398595 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

No tombamento, o proprietário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q924482 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Os bens públicos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q65532 | Direito Administrativo, Bens Públicos, CESPE CEBRASPE

Acerca das modalidades de exploração dos portos, das instalações portuárias brasileiras e de aspectos relacionados a esses assuntos, julgue o item a seguir.

Os contratos de concessão e de arrendamento de bem público poderão ser celebrados por prazo de até trinta e cinco anos, prorrogável por igual período uma única vez.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q226757 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Procurador, PGFN, ESAF

Como regra, dão azo à indenização pela assunção de propriedade dos bens reversíveis, cujos investmentos respectivos ainda não tenham sido amortzados ou depreciados,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q408832 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Defensor Público de Segunda Categoria, DPDF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos bens públicos, julgue os itens a seguir. Segundo o ordenamento jurídico vigente, são considerados públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; sendo os demais considerados bens particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q65524 | Direito Administrativo, Bens Públicos, CESPE CEBRASPE

No que  se  refere ao controle dos atos administrativos e ao  Poder Judiciário, julgue o item.

Os bens dominiais, os bens públicos de uso comum do  povo e  os bens  de  uso especial  não  são  suscetíveis  de  aquisição por usucapião.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q65529 | Direito Administrativo, Bens Públicos, CESPE CEBRASPE

A respeito de bens públicos, julgue o item.

Embora  os  bens  públicos  sejam  imprescritíveis,  é  possível  ao  Poder  Público  adquirir  bens  por  meio  de  usucapião.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q65537 | Direito Administrativo, Bens Públicos, CESPE CEBRASPE

É indispensável a autorização legislativa para a extinção, mediante alienação judicial, de condomínio indivisível que possua fração ideal constituída por bem dominical.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q65526 | Direito Administrativo, Bens Públicos, CESPE CEBRASPE

O atual entendimento do Superior Tribunal de Justiça, no que pertine aos bens integrantes do acervo patrimonial de sociedade de economia mista, ainda que sujeitos a uma destinação pública, é de que não são considerados bens públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q405514 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Arquivista, ENAP, ESAF

Quanto à administração dos bens imóveis da União, não podemos afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.