Início

Questões de Concursos Bens Públicos

Resolva questões de Bens Públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q401429 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Considere que um jornalista tenha publicado artigo em que afirmasse que o tombamento é uma espécie de servidão administrativa voltada para a proteção do patrimônio histórico. Nessa situação, é tecnicamente incorreta a definição de tombamento utilizada pelo referido jornalista.

  1. ✂️
  2. ✂️

262Q407374 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Juiz Federal Substituto, TJ SC, FCC

Pela perspectiva tão somente das definições constantes do direito positivo brasileiro, consideram-se “bens públicos” os pertencentes a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q180903 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Defensor Público, DPE CE, FCC

Jair Botelho, pequeno agricultor, ocupou, com sua família, terreno rural pertencente à União, com dimensões de 20 hectares, nele trabalhando e cultivando a terra desde janeiro de 2008. Para regularizar a situação de Jair, a Secretaria do Patrimônio da União concedeu-lhe título, que estabelece: a. o direito de fruir plenamente do terreno para os fins estabelecidos no título, ficando responsável por todos os encargos civis, administrativos e tributários que venham a incidir sobre o imóvel e suas rendas; b. a gratuidade do ajuste, não havendo previsão de pagamento de taxas periódicas à União, com ressalva dos impostos incidentes sobre a propriedade; c. a possibilidade de oferecer o bem como garantia para levantamento de empréstimos; d. a possibilidade de transmitir, por sucessão legítima ou testamentária, os direitos constantes do título; e. a resolução dos direitos conferidos pelo título, caso o beneficiário dê ao imóvel destinação diversa da pactuada, perdendo, neste caso, as benfeitorias de qualquer natureza.

Pelas características mencionadas, pode-se concluir que Jair obteve da Secretaria do Patrimônio da União

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q179386 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Defensor Público, DPE SP, FCC

No tocante ao uso de bens públicos por particulares, NÃO é correto sustentar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q176376 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Os bens dominicais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q698453 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Tecnólogo em Gestão Pública, IF RO, IBADE, 2019

Texto associado.
Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras:
I. Avaliação dos bens alienáveis.
II. Comprovação da necessidade ou utilidade da alienação.
III. Adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de tomada de preços ou convite.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q222477 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Procurador, PGE SP, FCC

Sobre bens públicos é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q397071 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

O dono de uma lanchonete resolveu ampliar seu negócio, colocando mesas e cadeiras na rua e na calçada de seu estabelecimento. Na prefeitura da cidade, recebeu a informação de que deveria solicitar autorização administrativa para tal ato. Nesse caso, a forma correta de utilização dos bens públicos é a indicada pela administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

270Q369971 | Direito Administrativo, Bens Públicos, CESPE CEBRASPE

Acerca dos bens públicos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q397905 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista, MPOG, ESAF

O uso de imóvel da União por entidade da Administração Pública Federal indireta se dá sob a forma de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q220783 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Procurador Municipal, Prefeitura de Penedo AL, COPEVE

A alienação de uma caminhonete pertencente ao patrimônio do Município de Penedo deverá obedecer ao seguinte procedimento, ou seja, ter o sequenciamento dos seguintes atos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q406356 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Agente Administrativo, SECULT DF, IADES

Os bens públicos são todas as coisas corpóreas e incorpóreas, móveis ou imóveis, que pertençam, sob qualquer título, às entidades públicas. Sendo assim, não podem ser livremente vendidos pelo administrador público, que não tem livre disponibilidade sobre eles, ao contrário do que ocorre com o proprietário de bens privados, que, como regra geral, tem poderes amplos para dispor dos próprios bens.

Considerando essas informações, é correto afirmar que essa descrição apresenta a característica dos bens públicos denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q406684 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Procurador Jurídico, Câmara Municipal de Mogi das Cruzes SP, VUNESP

Considere hipoteticamente que o Poder Público Municipal desaproprie determinada área visando a construção de um Posto de Saúde e depois decida edificar ali uma Escola Municipal.

Analisando o enunciado no que concerne à retrocessão, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q233146 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Promotor de Justiça, MPE CE, FCC

Passam a integrar o domínio do Município as vias e praças, os espaços livres e as áreas destinadas a edifícios públicos ou outros equipamentos urbanos, constantes do projeto e do memorial descritivo do loteamento,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q401865 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Técnico em Assuntos Educacionais Classe A, Polícia Rodoviária Federal PRF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos a bens públicos, desapropriação e intervenções do Estado no domínio econômico. Os imóveis públicos guardam a característica da imprescritibilidade, salvo os bens públicos dominicais, que podem ser adquiridos por usucapião.
  1. ✂️
  2. ✂️

277Q221537 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Procurador, PGE PB, CESPE CEBRASPE

Não constitui requisito para a caracterização da função social da propriedade para fins rurais o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q401795 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Quanto aos bens públicos, avalie as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a resposta correta.

I. Os rios, mares, estradas, ruas e praças são bens de uso comum do povo.

II. Os bens dominicais são inalienáveis.

III. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q923306 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Sobre os bens públicos é correto afirmar que 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q179400 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

As restrições administrativas ao direito de propriedade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.