Início

Questões de Concursos Bens Públicos

Resolva questões de Bens Públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


422Q227394 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Procurador, PGT, PGT

Sobre os bens públicos:

I - os entes da Administração Indireta não são bens públicos;
II - são bens públicos aqueles afetados à satisfação de necessidades coletivas e submetidos parcialmente ao regime de direito público, ainda que pertencentes a particulares;
III - afetação é a destinação do bem público à satisfação das necessidades coletivas e estatais, do que deriva sua inalienabilidade, decorrendo da própria natureza do bem ou de um ato estatal unilateral;
IV - os bens dominicais não são passíveis de afetação.

Analisando as asserções acima, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q392014 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Os bens imóveis pertencentes à Administração Pública
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q394104 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Técnico em Assuntos Educacionais Classe A, Polícia Rodoviária Federal PRF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos a bens públicos, desapropriação e intervenções do Estado no domínio econômico. A alienação de bens públicos imóveis da administração pública direta e indireta depende de autorização legislativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

425Q404622 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Técnico em Contabilidade, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

O registro e o controle do patrimônio e do orçamento público obedecem a regras específicas estabelecidas na legislação pertinente. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A administração pública pode ceder os bens constantes de seu patrimônio para uso de terceiros, mediante remuneração ou imposição de encargos, sendo vedada a cessão gratuita de uso.

  1. ✂️
  2. ✂️

426Q392340 | Direito Administrativo, Bens Públicos

Rogério ajuizou ação de usucapião contra o Município de Belo Horizonte sustentando ter residido por mais de 20 anos em imóvel de propriedade da municipalidade, o qual jamais foi franqueado ao público nem utilizado para prestação de serviço ou estabelecimento da Administração. Tal bem público é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q167329 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

O regime jurídico-administrativo ampara-se, entre outros, no princípio da supremacia do interesse público. Esse princípio protege o patrimônio público. Desse modo, assinale, no rol abaixo, o único instituto que se aplica, conforme o regime jurídico-administrativo, ao patrimônio público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q397261 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Supondo que o DF possua um imóvel que se constitua em um prédio público desativado e destinado a aferição de renda, julgue os itens a seguir.

A descrição em comento corresponde a um bem público considerado bem de uso especial.

  1. ✂️
  2. ✂️

429Q370412 | Direito Administrativo, Bens Públicos, CESPE CEBRASPE

Acerca das espécies de bens públicos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

430Q186514 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Analise as seguintes definições sobre bens públicos:

I. edifícios ou terrenos destinados a serviços ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias;

II. as terras sem destinação pública específica, os prédios públicos desativados, os bens móveis inservíveis e a dívida ativa.

Essas definições correspondem, respectivamente, aos bens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q411029 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Assessor Jurídico, TCE PI, FCC

Tiago é proprietário de um imóvel lindeiro a um terreno público de grandes dimensões. Em sua propriedade, Tiago construiu sua casa de campo, para onde vai aos finais de semana. Verificando que o terreno público vizinho está desocupado há tempos, decidiu lá construir uma área de lazer, com quadra de tênis, quadra poliesportiva, piscina etc. Assim, ocupou parte do terreno, com aproximadamente 1000 m2 (mil metros quadrados) de construções. Anos depois, a Administração pública foi vistoriar o terreno para elaboração de projeto para instalação de uma escola pública. Verificando que o terreno estava irregular e parcialmente ocupado, notificou o particular a restituir a área. Tiago, inconformado, ajuizou uma ação judicial para manutenção da ocupação. Tiago
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q411297 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos contratos e licitações e à responsabilidade civil, julgue os itens subsequentes. A aquisição de bens imóveis pela administração pública, em regra, somente pode ser realizada pela modalidade de licitação tomada de preços, independentemente do valor do imóvel.
  1. ✂️
  2. ✂️

433Q408517 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Procurador do Estado de Segunda Classe, SEGEP MA, FCC

O Governo do Estado do Maranhão decidiu constituir uma parceria público-privada na modalidade concessão administrativa, com a finalidade de contratar a construção de um estabelecimento prisional e a prestação de serviços associados a esse estabelecimento. Para garantia do recebimento da contraprestação pecuniária pelo parceiro privado, um imóvel onde funciona uma escola pública estadual, de propriedade do Estado, foi transferido ao Fundo Garantidor de Parcerias do Estado do Maranhão, após autorização da Assembleia Legislativa. Uma vez construída a unidade prisional e iniciada a prestação dos serviços a ela associados, o Estado passou a atrasar o pagamento da contraprestação devida ao parceiro privado. Por conta da inadimplência, o parceiro privado ajuizou ação de execução da dívida estatal, pleiteando em juízo a penhora do imóvel em que está instalado o estabelecimento escolar. E m vista de tal situação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q397294 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Técnico do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

Considerando bens públicos, todas as al-ternativas estão corretas, exceto a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q397316 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista, MPOG, ESAF

A discriminação administrativa de imóvel de propriedade da União é de competência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q407842 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

Acerca da alienação de bens pela administração pública, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q392531 | Direito Administrativo, Bens Públicos

No que diz respeito aos bens públicos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

438Q398976 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Administrador, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Quanto à utilização dos bens públicos, julgue o item abaixo. Segundo doutrina majoritária do direito administrativo, autorização e permissão de uso têm natureza de ato administrativo unilateral, discricionário e precário.
  1. ✂️
  2. ✂️

439Q231553 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Promotor de Justiça, MPE BA, MPE BA, 2018

Sobre os bens públicos, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

 

( ) Para a alienação de bem público imóvel, anteriormente adquirido pelo poder público por meio de dação em pagamento, a modalidade concorrência não é a única possível, admitindo-se a utilização do leilão, ficando dispensada a avaliação do bem.

( ) Uma das características dos bens públicos, inclusive os dominiais, é a imprescritibilidade, pelo que o Superior Tribunal de Justiça entende que a sua ocupação não induz posse em face do poder público, mas mera detenção pelo particular, o qual, entretanto, poderá se valer dos interditos possessórios contra outro particular, em litígio sobre o bem público dominial.

( ) Os bens públicos são impenhoráveis, salvo os dominicais, que são alienáveis.

( ) A doação de bens públicos móveis é possível exclusivamente para fim e uso de interesse social após avaliação de sua oportunidade e conveniência socioeconômica quanto à escolha de outra forma de alienação, dispensada a licitação, mas exigindo-se avaliação prévia do bem.

( ) A autorização de uso de imóvel público por particular é ato unilateral da Administração Pública, de natureza discricionária, precária, portanto, revogável a qualquer tempo, sem ônus para o poder público.

 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q409230 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Em tema de regime jurídico dos bens públicos em geral, a doutrina de Direito Administrativo destaca a característica da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.