Início

Questões de Concursos Bens Públicos

Resolva questões de Bens Públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q396215 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Auditor, TCE CE, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 37 a 40 assinale, na folha de respostas, a alternativa que contém a afirmação correta em relação ao assunto indicado.

Domínio Público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q409047 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos diversos de licitações públicas, contratos, convênios e patrimônio público, julgue os itens seguintes.

O contrato de comodato é o instrumento jurídico pelo qual a administração pública cede um bem imóvel a título de empréstimo, de forma gratuita, independentemente de qualquer despesa a título de manutenção que possa ser feita pelo comodatário.

  1. ✂️
  2. ✂️

523Q399589 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista de Controle Externo ACE, TCU, ESAF

Tratando-se de patrimônio histórico, quando do estudo do domínio público, temos, no Brasil, legislação sobre o instituto do tombamento.

Sobre esse tema, assinale a afirmativa verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q401908 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Assessor Jurídico de Gabinete de Juiz de Entrância Final, TJ PI, FCC

Analise as seguintes assertivas acerca da utilização dos bens públicos.

 I. Permissão de uso é ato negocial, unilateral, discricionário e precário através do qual a Administração faculta ao particular a utilização de determinado bem público, com ou sem condições, de forma gratuita ou remunerada, por tempo certo ou indeterminado.

II. Autorização de uso é ato unilateral, discricionário e precário pelo qual a Administração consente na prática de determinada atividade individual incidente sobre um bem público, visando atividades transitórias e irrelevantes para o Poder Público.

III. Cessão de uso é a transferência gratuita da posse de um bem público de uma entidade ou órgão para outro, a fim de que o cessionário o utilize nas condições estabelecidas no respectivo termo, por tempo certo ou indeterminado.

IV. Concessão de uso é contrato administrativo pelo qual a Administração atribui a utilização exclusiva de um bem de seu domínio a particular, sempre de forma remunerada, para que explore segundo sua destinação específica, por tempo certo ou indeterminado, mas sempre precedido de autorização legal e, normalmente, de licitação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q397816 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista Judiciário, TRT 17a, FCC

Os edifícios onde estão instalados os arquivos dos Tribunais Federais e as ruas onde os mesmos se localizam são, respectivamente, bens públicos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q399662 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Juíz Estadual, TJ MG, FUNDEP UFMG

Sobre as terras devolutas é correto dizer, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

528Q392915 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Programador Visual, Assembléia Legislativa GO, UEG

A alienação de bens imóveis da Administração Pública Federal, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, deverá ser precedida, entre outras exigências, pela modalidade de licitação denominada concorrência, EXCETO no caso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

529Q412402 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Procurador, Assembléia Legislativa RS, FUNDATEC, 2018

Suponha que, no ano de 2005, o Estado do Rio Grande do Sul, por necessidade pública, interviu na propriedade particular desapropriando-a. O bem, incorporado ao patrimônio estatal, não foi utilizado pelo poder público até o ano de 2017. Em razão do tempo decorrido, o antigo proprietário do imóvel desapropriado solicitou o desfazimento do ato administrativo, promovendo o depósito do valor recebido a título de indenização. Nesse caso, é possível afirmar que se está diante do instituto da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q405039 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP Concursos

Consideram-se bens públicos aqueles que pertencem às pessoas jurídicas de direito público. Sobre o tema, assinale a assertiva correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q397391 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista Técnico, SEBRAE, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos bens e servidores públicos, julgue os itens seguintes.

A autorização de uso de bem público é ato que depende de prévia licitação e atribui ao particular a faculdade de usar o bem por período determinado e mediante o cumprimento de requisitos estabelecidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

534Q400805 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Arquivista, ENAP, ESAF

No exercício das atribuições de fiscalização e conservação de imóveis públicos, afetados ou não ao uso especial, a Secretaria do Patrimônio da União poderá requisitar a intervenção de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q411845 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Advogado, Prefeitura de Bodoquena MS

O Município de Bodoquena possui um imóvel de uso dominical. Tendo a Administração Pública decido vendê-lo, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q397889 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Arquivista, ENAP, ESAF

Quanto à ocupação de terrenos da União, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q411969 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Auditor Fiscal de Tributos, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

Sobre a alienação de bens da Administração Pública, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

539Q404322 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Em relação aos bens públicos, julgue os próximos itens.

Os bens das concessionárias de serviço público não são necessariamente impenhoráveis. A execução por quantia certa de créditos contra essas entidades pode ser feita por meio de penhora sobre a renda, sobre determinados bens ou sobre todo o patrimônio, hipótese em que, antes da arrematação ou adjudicação, o poder público concedente deve manifestar-se.

  1. ✂️
  2. ✂️

540Q399736 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista Judiciário, TRE RS, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos bens públicos, julgue os itens abaixo.

As terras devolutas são aquelas situadas no continente, na costa marítima e nas margens de rios e lagoas, bem como os terrenos que contornam as ilhas situadas em zonas de influência das marés.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.