Questões de Concursos Biomecânica e Cinesiologia

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21Q844154 | Fisioterapia, Biomecânica e Cinesiologia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 22 anos de idade, desportista, amadora de futebol desde os 16 anos de idade, com história prévia de entorse lateral de tornozelo grau I, tratado de forma conservadora, sofreu uma lesão recente na região da articulação do joelho, durante uma partida de futebol. A atleta disputou uma bola no ar, cabeceou em direção ao gol e pousou ao solo com um contato inicial unipodal, realizando um movimento de pivô sobre o próprio corpo. Após passar por consulta médica, foi evidenciada, no exame de ressonância magnética, a ruptura completa do ligamento cruzado anterior (LCA). Por conta disso, a paciente encontra-se internada e será submetida à reconstrução do LCA, com enxerto do tendão patelar ipsilateral.

 Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Tanto os exercícios em cadeia cinética aberta (CCA) quanto os exercícios em cadeia cinética fechada (CCF) podem ser utilizados durante o treinamento de força. Porém, os exercícios em CCA devem ser priorizados em relação aos exercícios em CCF na fase inicial da reabilitação.
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22Q859133 | Fisioterapia, Biomecânica e Cinesiologia, Prefeitura de Passira PE Fisioterapeuta, CONTEMAX, 2020

É correto afirmar que na marcha escarvante:
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23Q846028 | Fisioterapia, Biomecânica e Cinesiologia, Prefeitura de Massaranduba SC Fisioterapeuta, FURB, 2020

Termo que se refere às técnicas terapêuticas que ajudam a pessoa a recuperar o movimento normal de determinadas partes do seu corpo. Tem como objetivo prevenir, eliminar ou diminuir os distúrbios do movimento e função. O enunciado acima se refere à:
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24Q899739 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educação Física, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Durante as aulas de Educação Física, um professor está desenvolvendo um programa de aprendizagem dehabilidades motoras para seus alunos. Ele sabe que o processo de aprendizagem motora envolve várias etapas, desde a aquisição inicial até o refinamento das habilidades, e que fatores como prática e feedback são fundamentais. Qual das seguintes estratégias é mais eficaz para promover a aprendizagem de habilidades motoras complexas?
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25Q902952 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O movimento desempenha um papel crucial no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes. Durante essas fases do desenvolvimento humano, a prática de atividades motoras contribui não apenas para o aprimoramento das habilidades físicas, mas também para a construção de competências fundamentais que influenciam o comportamento e a aprendizagem ao longo da vida. Analise as afirmativas a seguir sobre o papel do movimento no desenvolvimento infantil e do adolescente, e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O movimento na infância é essencial para o desenvolvimento de habilidades motoras básicas, como equilíbrio, coordenação e agilidade, que são fundamentais para a prática de atividades físicas mais complexas na adolescência.

( ) A prática regular de atividades físicas na adolescência tem impacto positivo apenas no desenvolvimento físico, não influenciando significativamente aspectos cognitivos e emocionais.

( ) O movimento é uma ferramenta importante no desenvolvimento social de crianças e adolescentes, ajudando-os a construirem habilidades de comunicação, cooperação e resolução de conflitos.

( ) Durante a adolescência, o desenvolvimento motor atinge seu pico e estabiliza, tornando menos importante a prática de novas atividades motoras e a aprendizagem de novos movimentos.

( ) A privação de experiências motoras na infância pode levar a atrasos no desenvolvimento motor e comprometer a capacidade da criança de adquirir habilidades mais complexas posteriormente.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
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26Q905187 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educador Físico da Saúde, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Entende-se por habilidade motora qualquer tarefa, simples ou complexa, que, por intermédio da exercitação, pode passar a ser efetuada com elevado grau de qualidade, podendo chegar à automatização. Habilidades funcionais como arremessar, chutar e pegar são classificadas como:

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27Q901727 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educador Físico, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Relacione as capacidades motoras listadas na coluna A com as descrições apropriadas na coluna B, considerando os princípios de periodização do treinamento.


Coluna A


1 – Velocidade motora.

2 – Resistência motora.

3 – Força motora.

4 – Flexibilidade.

5 – Coordenação.

6 – Equilíbrio motor


Coluna B


(___) Capacidade de manter uma atividade física de intensidade moderada por um período prolongado, envolvendo grande parte dos grupos musculares.

(___) Habilidade de realizar movimentos em tempo mínimo, essencial em esportes que exigem rápidas mudanças de direção ou aceleração.

(___) Capacidade de executar movimentos harmoniosos e eficientes, otimizando o uso de energia e reduzindo o risco de lesões.

(___) Habilidade de controlar a posição do corpo, seja em movimento ou estático, o que é crucial para atividades sobre superfícies instáveis ou em movimento.

(___) Capacidade de realizar movimentos com a maior amplitude possível, essencial para a prevenção de lesões e manutenção da saúde das articulações.

(___) Habilidade de exercer o máximo de força em um único esforço ou durante repetições, fundamental para esportes que exigem movimentos explosivos ou de alta intensidade.


A sequência correta é:

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29Q995840 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educador Físico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

______ pode ser entendido como um processo evolutivo sequencial, dependente das interações entre maturação e aprendizagem, em que podem ser identificadas fases de comportamento estável ou, pelo menos relativamente consistentes. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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30Q995829 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educador Físico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

De acordo com Gallahue e Ozmun (2005), os movimentos fundamentais e especializados podem ser divididos em estágios. Neste contexto, tratando-se da idade referência do estágio de utilização permanente, é correto afirmar:
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31Q1051507 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Profissional da Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da aplicação de conhecimentos da biodinâmica à educação física, julgue o próximo item.


O princípio da interdependência volume-intensidade trata da lógica de continuidade do treino e dos prejuízos de sua interrupção.

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32Q1003144 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Profissional de Educação Física, EBSERH, IBFC, 2023

O desenvolvimento motor pode ser estudado a partir de uma variedade de estruturas teóricas, as quais tem implicações para o desenvolvimento motor e para a educação motora de bebês, crianças, adolescentes e adultos.
Existem algumas teorias do desenvolvimento motor, como por exemplo a teoria cognitivista.
Assinale a alternativa que define a teoria cognitivista.
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33Q1003151 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Profissional de Educação Física, EBSERH, IBFC, 2023

Estudar o processo de crescimento, desenvolvimento e maturação sexual é de importância singular na avaliação do nível de saúde dos indivíduos, pois características relacionadas às variáveis antropométricas, metabólicas, neuromotoras, psicossociais e comportamentais são fatores que se modificam nesse período de vida.
Para as formas de estudo de crescimento e desenvolvimento, é correto afirmar:
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34Q1042455 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere os itens a seguir:

( ) força ( ) flexibilidade ( ) aptidão cardiorrespiratória ( ) equilíbrio

Assinale a opção que aponta corretamente a presença dos itens anteriores no conceito de aptidão física relacionada à saúde (P= está presente/ N = não está presente).
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35Q1051508 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Profissional da Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da aplicação de conhecimentos da biodinâmica à educação física, julgue o próximo item.


O estudo aprofundado da cinesiologia na educação física é determinante para que os profissionais elaborem prescrições de exercícios que visem melhorar a capacidade social e afetiva dos indivíduos.

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36Q1003152 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Profissional de Educação Física, EBSERH, IBFC, 2023

As articulações podem ser classificadas de acordo com a constituição tecidual que faz a conexão entre os ossos ou as cartilagens. As articulações por continuidade, em que os ossos se unem por um tecido conjuntivo fibroso, são denominadas de Articulações fibrosas. Aquelas em que os ossos se unem por um tecido cartilaginoso são ditas Articulações cartilagíneas, e aquelas, em que os ossos estão justapostos, separados por uma fenda articular e envolvidos por uma cápsula articular, são chamadas de Articulações sinoviais.
Quando se trata de articulação fibrosa, podemos encontrá-la em:
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37Q995823 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educador Físico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Sabemos que a aptidão musculoesquelética é composta por flexibilidade, força muscular e resistência muscular/endurance. Neste contexto, assinale a alternativa que apresenta a definição correta para resistência muscular e endurance.
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38Q995828 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educador Físico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Sabemos que o desenvolvimento humano ocorre em fases previsíveis, com mudanças esperadas em determinadas faixas etárias. Neste contexto, é correto afirmar, que dos 2 aos 7 anos de idade, a criança encontra-se na fase:
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39Q995826 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educador Físico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A ______ visa o desenvolvimento das capacidades motoras principais: força, velocidade, resistência aeróbica, resistência anaeróbica, flexibilidade, habilidades entre outras. Nela se objetiva desenvolver o potencial do indivíduo no conjunto das qualidades física de base.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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40Q1048458 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A fase motora especializada está subdivida em 3 estágios. São eles:
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