Início

Questões de Concursos Biossegurança

Resolva questões de Biossegurança comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q380364 | Biologia, Biossegurança, Fiscal de Saúde, Prefeitura de Manaus AM, CESGRANRIO

Os responsáveis pelos estabelecimentos industrializadores e comercializadores de gêneros alimentícios são obrigados a proceder ao saneamento necessário em suas dependências, tais como a desratização e a desinsetização, como forma de prevenção de doenças infecto-contagiosas.

Qual(is) a(s) ação(ões) cabível(is) à autoridade sanitária, na ação específica contra roedores?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q379445 | Biologia, Biossegurança, Auxiliar de Laboratório, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Em caso de acidentes com material cortante contaminado, uma conduta adequada poderá ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q379304 | Biologia, Biossegurança, Auxiliar de Laboratório, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Assinale a opção que mostra uma conduta que deve ser evitada dentro de um laboratório de análise clínicas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q386780 | Biologia, Biossegurança, Auxiliar de Laboratório, Casan SC, FEPESE

São considerados equipamentos de proteção coletiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q386578 | Biologia, Biossegurança, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

O aumento da temperatura é uma medida muito utilizada para a esterilização de materiais, visto que o calor pode ser aplicado tanto em condições úmidas quanto secas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na lavagem de vidrarias, deve-se evitar que ocorram misturas entre substâncias e, ao se acondicionar produtos químicos, não se deve guardá-los em ordem alfabética, a fim de prevenir reações entre eles.

  1. ✂️
  2. ✂️

386Q382507 | Biologia, Biossegurança, Analista em CampT Pleno, MCT, CESPE CEBRASPE

O Brasil aderiu ao Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança da Convenção da Diversidade Biológica em 2003, e o respectivo protocolo foi regulamentado no país pelo Decreto n. o 5.705/2006. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Entre os princípios gerais de avaliação de risco, o protocolo em questão indica que a falta de conhecimentos ou de consenso científico deverá necessariamente ser interpretada como indicativo de risco até a resolução científica de uma questão controversa.

  1. ✂️
  2. ✂️

387Q381433 | Biologia, Biossegurança, Biólogo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

O texto do artigo 239, Seção II, Capítulo XII, Decreto n.º 12.342, de 27.09.78, afirma que as indústrias de saneantes domissanitários – inseticidas, raticidas, desinfetantes e detergentes para uso doméstico – além de atender as condições referentes às habitações e estabelecimentos de trabalho em geral, deverão ter compartimentos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q386098 | Biologia, Biossegurança, Instituto Quadrix

Com relação à dengue, julgue os itens a seguir. A abordagem ecobiossocial é uma estratégia de controle dessa doença que tem como vantagem a exclusão do uso de inseticidas, mas apresenta limitações, como a necessidade de mobilização de vários setores da sociedade, a demanda por recursos financeiros e resultados, a médio e longo prazo, que dependem de programas educativos.
  1. ✂️
  2. ✂️

389Q387113 | Biologia, Biossegurança, Técnico em Laboratório, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Uma situação bastante comum em laboratórios (mas não desejada) é a ocorrência de frascos sem rótulos ou com os rótulos danificados que impossibilitam a identificação dos conteúdos. Para o descarte correto, é necessário fazer alguns testes. Para determinar se há presença de cianetos pode-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q381567 | Biologia, Biossegurança, Auxiliar de Laboratório, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Um frasco contendo sangue de um paciente com AIDS caiu no chão do laboratório e se quebrou. Qual o procedimento mais correto para resolver o problema?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q379806 | Biologia, Biossegurança, Bioquímico, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

O período de tempo máximo para a calibração de pipetas automáticas para a correção de eventuais desvios que possam ocorrer é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q380483 | Biologia, Biossegurança, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

O Brasil aderiu ao Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança da Convenção da Diversidade Biológica em 2003, e o respectivo protocolo foi regulamentado no país pelo Decreto n.o 5.705/2006. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

O referido protocolo aplica-se ao movimento transfronteiriço de organismos vivos modificados, e as avaliações de risco devem ser realizadas pela parte exportadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

393Q381065 | Biologia, Biossegurança, Biomédico, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Assinale a alternativa que exemplifica exclusivamente microrganismos designados para o Nível 2 de Biossegurança (NB-2) ou (P2):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q381869 | Biologia, Biossegurança, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Considerando as regras de biossegurança e os princípios do sistema de qualidade denominados boas práticas de laboratório (BPL), julgue os itens seguintes.

De acordo com as BPL, a unidade de garantia de qualidade é constituída por uma ou mais pessoas envolvidas na condução da pesquisa ou do estudo, cuja atribuição é realizar inspeções nos laboratórios e auditorias.

  1. ✂️
  2. ✂️

395Q383656 | Biologia, Biossegurança, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

O cloro possui um cheiro ativo e irritante. No estado gasoso e seco não é corrosivo, mas em contato com a água ou com a umidade ele se torna um forte corrosivo. É imprescindível o uso de máscara de fuga que permita uma rápida saída da área de vazamento para providenciar socorro em caso de acidente e também o uso de protetores respiratórios adequados para trabalhos com alta concentração do produto. Julgue os itens seguintes acerca das técnicas de manejo e dos equipamentos necessários para determinação de cloro residual, livre e combinado.

Para determinação de cloro residual total, pode-se empregar discos de vidro coloridos ou padrões líquidos coloridos selados, aceitáveis para uso no campo e no laboratório. Este último método é conhecido como método da holoquinona.

  1. ✂️
  2. ✂️

396Q379966 | Biologia, Biossegurança, Biólogo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

O artigo 362, do Decreto n.º 12.342, estabelece que "para os efeitos deste Regulamento e de suas Normas Técnicas Especiais, consideram-se roedores de importância sanitária os ratos e camundongos conhecidos como "ratos domésticos", ou simplesmente "ratos" pertencentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q382197 | Biologia, Biossegurança, Farmácia, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Diante da evidência do risco de exposição ocupacional em que ocorre a possibilidade dos antineoplásicos causarem mutação e câncer em trabalhadores expostos, muitos países têm elaborado recomendações para manipulação segura desses agentes. Acerca de normas de biossegurança, julgue os itens subsequentes.

Os resíduos farmacêuticos e químicos, quando vencidos ou contaminados devem ser descartados na pia, deixando-se a torneira aberta por cerca de dois minutos para que sejam eliminados totalmente pela tubulação do esgoto.

  1. ✂️
  2. ✂️

398Q383792 | Biologia, Biossegurança, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao xilol.

Em caso de exposição por inalação, o paciente deve ser removido para lugar arejado.

  1. ✂️
  2. ✂️

399Q385113 | Biologia, Biossegurança, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao xilol.

A exposição a elevados níveis de xilol em períodos curtos pode causar irritação da pele, dos olhos, do nariz, da garganta e dificuldade para respirar.

  1. ✂️
  2. ✂️

400Q383547 | Biologia, Biossegurança, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos de segurança em laboratório, julgue os itens a seguir.

A forma mais segura de se remover resíduos de cloratos é pela exposição a sais de amônia antes da lavagem com água.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.