Questões de Concursos Bovinocultura

Resolva questões de Bovinocultura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1061300 | Veterinária, Bovinocultura, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da microbiota ruminal, que desempenha papel crucial na digestão de ruminantes e apresenta diversidade notável em número de espécies e capacidade metabólica, bem como da dinâmica e especialização dos microrganismos dessa microbiota, julgue o item subsequente.

As espécies que sobrevivem e predominam são aquelas cujo material genético permite a síntese de enzimas para vias metabólicas eficientes no aproveitamento de energia.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q1082935 | Veterinária, Bovinocultura, Médico Veterinário, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Qual alternativa reflete abordagem coerente para mastite subclínica em rebanhos leiteiros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1061293 | Veterinária, Bovinocultura, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, a respeito de sistemas de integração pecuária-floresta (IPF).

Menor umidade e menor velocidade dos ventos em áreas de IPF podem dificultar a perda de calor do animal para o ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q1061303 | Veterinária, Bovinocultura, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, a respeito de boas práticas agropecuárias na produção de bovinos, caprinos e ovinos.

A linha de ordenha de vacas deve ser definida com base no diagnóstico de mastite, seguindo-se a sequência: vacas pluríparas com mastite subclínica, vacas primíparas sem mastite e vacas curadas de mastite.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q1016912 | Veterinária, Bovinocultura, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as características dos sistemas intensivos de produção de leite com base em pastagens ou confinamento, julgue o próximo item.

Apesar de a areia se deslocar conforme a vaca deita ou levanta, o que reduz a fricção de jarretes e joelhos, o seu uso deve ser evitado como material da cama no sistema free stall, já que sua elevada umidade inicial propicia o crescimento de microrganismos patogênicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q1017362 | Veterinária, Bovinocultura, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No Brasil, uma tendência em sistemas de produção menos tecnificados é o uso do chamado sistema gado de leite e bezerro de corte. A respeito desse modelo de produção, julgue o item a seguir.

O sistema de cria F1 em vaca gir e touro holandês é considerado o mais lucrativo devido ao alto valor agregado da novilha F1 resultante desse cruzamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1016913 | Veterinária, Bovinocultura, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as características dos sistemas intensivos de produção de leite com base em pastagens ou confinamento, julgue o próximo item.

No sistema compost barn, o material utilizado para a cama deve ser rico em carbono e, após ser revolvido, possibilitar a fermentação aeróbica, a qual gera calor, que, além de manter a cama seca, não propicia ambiente favorável para agentes patogênicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q1083046 | Veterinária, Bovinocultura, Médico Veterinário, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A vacinação sistemática de bovinos constitui uma ferramenta estratégica na bovinocultura brasileira, promovendo a sanidade do rebanho, a manutenção da produtividade e a viabilidade do comércio de animais e produtos de origem animal. Considerando os princípios do manejo vacinal, a legislação vigente e a profilaxia das principais enfermidades bovinas, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.