Início

Questões de Concursos Business Intelligence

Resolva questões de Business Intelligence comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q640883 | Informática, Business Intelligence, Analista Técnico de Tecnologia da Informação, FUNPRESP, IADES

Quanto ao termo business intelligence, é correto afirmar que se trata do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q625752 | Informática, Business Intelligence, Analista Pleno e Júnior, Companhia de Gás da Bahia BA, CEFETBAHIA

Sobre os processos de e-business e e-commerce é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q648700 | Informática, Business Intelligence, Analista de Sistemas, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

O conceito de business intelligence (BI), de forma mais ampla, pode ser entendido como a utilização de variadas fontes de informação para se definir estratégias de competitividade nos negócios da empresa.

Analise as seguintes afirmativas sobre business intelligence e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os conceitos de BI estão em sua essência relacionados com uma específica e única forma de tratamento das informações. Os dados de natureza operacional e informacional possuem os mesmos objetivos relacionados aos sistemas tradicionais.

( ) O objetivo maior das técnicas de BI está exatamente na definição de regras e técnicas para a formatação adequada dos volumes de dados, visando transportá-los em depósitos estruturados de informações, independentemente de sua origem.

( ) A definição de estruturas modeladas dimensionalmente, armazenadas em data ware-house ou marts e interpretadas pela ótica analítica das ferramentas de OLAP (on line analytical processing) ou pelo prisma inferencial das ferramentas de data mining, atinge também os objetivos propostos pelas premissas de BI.

( ) As ferramentas para um ambiente BI são ferramentas técnicas de construção e uso. As ferramentas gerenciais não estão incluídas nos objetivos. As ferramentas de construção auxiliam no processo de extração de dados e as ferramentas de uso incluem os mecanismos de manipulação de dados. As ferramentas de gerência auxiliam o processo de armazenamento e permissões de acesso.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q622310 | Informática, Business Intelligence, Pesquisador Tecnologista, INEP, IBFC

Identifique abaixo uma ferramenta que NÃO é básica para BI:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q646021 | Informática, Business Intelligence, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

O componente final do processo de Business Intelligence é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q646164 | Informática, Business Intelligence, Analista, FINEP, CESGRANRIO

Com o grande crescimento da massa de dados (big data), as empresas adotaram soluções de armazenamento (storage) de alto desempenho. A técnica de storage na qual uma rede de dados é dedicada a fornecer o acesso aos blocos de dados dos arrays de discos, de forma transparente para o sistema operacional como dispositivos localmente plugados, é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q633486 | Informática, Business Intelligence, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

O BPMN (Business Process Modeling Notation) é um padrão desenvolvido visando oferecer uma notação mais facilmente compreendida podendo ser usada por todos os envolvidos no negócio. É utilizado somente para apoiar a modelagem de conceitos que são aplicáveis a processos de negócio. Há três tipos básicos de submodelos em um modelo BPMN. Assinale-os.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q629257 | Informática, Business Intelligence, Analista Legislativo, CD, FCC

Numa aplicação de business intelligence, buscar uma informação fora da estrutura dimensional é possível com a operação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q648479 | Informática, Business Intelligence, Técnico Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, a respeito da modelagem de processo de negócios. Para validar o entendimento e a documentação com vistas à formalização do término da fase de análise de processos, utilizam-se as técnicas de entrevista, reunião de trabalho em grupo e(ou) workshop.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q627975 | Informática, Business Intelligence, Analista Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito das tecnologias e técnicas de mapeamento, modelagem e melhora de processos de negócio, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

21Q640526 | Informática, Business Intelligence, Analista de Sistemas, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Gerenciamento de processos de negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização. Acerca dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Um diagrama de processo retrata uma notação conveniente do fluxo de trabalho básico de um processo. Modelagem agrega maior detalhe sobre o processo e os relacionamentos com outros elementos. Mapeamento representa o desempenho do que está sendo modelado.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q646765 | Informática, Business Intelligence, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Sobre as tecnologias de BPM, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q648048 | Informática, Business Intelligence, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018

Conforme proposto no BPM CBOK – Guia de Corpo Comum de Conhecimentos sobre BPM ,o Ciclo de vida de BPM (Business Process Management) corresponde a um conjunto de fases que ocorrem sequencialmente de modo a ter resultados efetivos em implantações e melhorias de processos. Com relação ao Ciclo de vida de BPM , é INCORR ETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q619179 | Informática, Business Intelligence, Agente da Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é composto por diversos módulos. Em um sistema ERP,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q647611 | Informática, Business Intelligence, Auditor Municipal de Controle Interno, Controladoria Geral do Município PB, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de business intelligence, julgue os próximos itens. Business intelligence pode ser definido como um processo inteligente de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de dados que, depois de processados, geram informações para o suporte e para a tomada de decisões no ambiente de negócios.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q649000 | Informática, Business Intelligence, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Rio de Janeiro, CONSULPLAN, 2017

Na atividade de elicitação de requisitos existem quatro dimensões. Uma delas tem a seguinte definição: “entendimento da contribuição do sistema para que sejam atingidos os objetivos gerais da organização”. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q648890 | Informática, Business Intelligence, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Sobre business intelligence, analise as afirmativas abaixo:

I. Uma das etapas da abordagem OLAP diz respeito às ferramentas que são utilizadas para extração dos dados do repositório para posterior inserção no datawarehouse.

II. A predição de eventos é uma das propriedades da mineração de dados.

III. O data warehouse é um banco de dados que contém dados voláteis sumarizados de várias formas para respostas rápidas a consultas.

Está CORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q646899 | Informática, Business Intelligence, Analista de Sistemas de Informática Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

O CMC (Central Management Console) é uma ferramenta do SAP BusinessOb-jects BI Plataform utilizada para executar uma série de tarefas administrativas, EX-CETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q649536 | Informática, Business Intelligence, Auditor Municipal de Controle Interno, Controladoria Geral do Município PB, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de business intelligence, julgue os próximos itens. Situação hipotética: Uma instituição privada tem como requisito a contratação de infraestrutura em nuvem provisionada, de modo que nesta cada recurso seja oferecido como um componente de serviço separado, cabendo ao provedor de serviços de computação em nuvem gerenciar a infraestrutura, enquanto a instituição se encarregará de gerenciar o sistema operacional, middleware e aplicativos. Assertiva: Nesse caso, é mais indicada a aquisição de uma solução de IaaS (infraestrutura como serviço) que uma solução SaaS (software como serviço).
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q648524 | Informática, Business Intelligence, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018

Autores da área de BPM (Business Process Management) consideram que a evolução do conceito de BPM pode ser expressa em três ondas, mais uma quarta anunciada a partir de 2013. Com relação a essas quatro ondas de evolução do BMP , é CORR ETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.