Questões de Concursos: Código de Ética de 1993

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Código de Ética de 1993. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q973007 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

A Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social estabelece como fórum máximo de deliberação da profissão, no que diz respeito ao seu conteúdo, os(as):

22 Q973026 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

A dimensão política do Projeto Ético-Político do Serviço Social segundo Netto (2006), contempla prioritariamente:

23 Q975121 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Serviço Social, TJBA, FGV

Devido a sua competência teórico-metodológica, o trabalho do assistente social é fundamental em um processo judicial. De acordo com o Código de Ética e legislação profissional, em um processo judicial, ao assistente social é vedado atuar como:

24 Q972338 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2017

Segundo o Código de Ética do Assistente Social, quanto às relações com Assistentes Sociais e outros profissionais, é vedado ao Assistente Social

I. intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro(a) profissional, mesmo a pedido desse(a) profissional, pois é dever do(a) Assistente Social responsabilizar-se pelos seus serviços do início ao término, a menos quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

II. prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.

III. ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios do Código mencionado e com erros técnicos praticados por Assistente Social e qualquer outro(a) profissional.

IV. prejudicar deliberadamente o trabalho e a reputação de outro(a) profissional.

É correto o que está contido em

25 Q958610 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando o neoliberalismo e o contexto atual, bem como a relação entre Estado e sociedade, julgue os itens seguintes.

Em consequência das medidas de ajuste liberal realizadas a partir da década de 80 do século passado na América Latina e em conformidade com o paradigma da eficiência e efetividade na gestão, as políticas de combate à pobreza foram substituídas, em grande medida, pelas políticas de busca da universalização do acesso aos serviços básicos.

26 Q900754 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Assistente Social, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

O Código de Ética da/o Assistente Social de 1993 foi um marco para a profissão, consolidando uma postura comprometida com a justiça social, os direitos humanos e a democracia. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

27 Q959906 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

A reflexão da ética profissional não se limita a desvendar os fundamentos da moral contemporânea e suas contradições, mas também considera a

28 Q895154 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Assistente Social, IF TO, IF TO, 2024

Considerando-se o Artigo 5º do Código de Ética Profissional de 1993 (CEP), que trata das relações com os/as usuários/as, marque a alternativa que aponta os deveres do/a assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais.

30 Q972337 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2017

Segundo o Código de Ética do Assistente Social, quanto às responsabilidades gerais, são deveres do Assistente Social:

I. desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

II. participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

III. abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.

IV. utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão.

É correto o que está contido em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.