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Questões de Concursos CMMI

Resolva questões de CMMI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q118412 | Governança de TI , CMMI, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

O CMMI-DEV (versão 1.2) dispõe de diretrizes para monitorar, mensurar e gerenciar processos de desenvolvimento. Um dos principais componentes da estrutura do CMMI é a Área de Processos, que se trata de

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22Q162830 | Governança de TI, CMMI, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da qualidade de software, julgue os itens subsequentes, em relação ao CMMI.

O CMMI, ao prover as organizações com os elementos essenciais de processos efetivos que melhoram o desempenho; identificar os pontos fortes e as fraquezas da organização; e promover as mudanças que transformam as fraquezas em pontos fortes, adota uma abordagem de melhoria de processo de software.

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23Q851222 | Governança de TI, CMMI, Desenvolvedor de Software, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca de CMMI, julgue o item subsecutivo.

Programas de treinamento são estabelecidos para desenvolver habilidades técnicas e conhecimentos dos membros das equipes a partir do nível 2.

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24Q119669 | Governança de TI , CMMI, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

Analisando as afirmações seguintes, relativas ao modelo de referência CMMI,


I. É um modelo que classifica a maturidade do processo de desenvolvimento adotado na empresa.

II. Apresenta quatro níveis de maturidade do processo, sendo o último nível um indicativo de que há evidências quantitativas para acompanhar e monitorar o projeto.

III. O único objetivo do CMMI é melhorar a qualidade do software produzido, sem que necessariamente isso reflita no processo de desenvolvimento.

IV. O último nível do CMMI é conhecido como nível de melhoria contínua, ou nível em otimização.

verifica-se que

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25Q108357 | Governança de TI , CMMI, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

Na categoria gestão de processo do CMMI, encontra-se uma área responsável por estabelecer e manter uma biblioteca (re)utilizável de componentes do processo organizacional, incluindo políticas, descrições de processos, modelos de ciclos de vida, critérios e diretrizes para adaptação do processo, repositório de métricas, e demais itens de documentação relacionados. Trata-se da área

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26Q109391 | Governança de TI , CMMI, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

O modelo CMMI permite que cada uma de suas áreas de processo seja implementada de forma independente e evolutiva, agrupando suas práticas genéricas e específicas em seis níveis de capacitação. No nível 4 do referido modelo, o processo

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27Q121031 | Governança de TI , CMMI, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

Os modelos de confiabilidade de software, que podem ser utilizados para apoio para diversos modelos de maturidade (SW-CMM, CMMI entre outros) e certificação (ISO 9001:2000),

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28Q104499 | Governança de TI , CMMI, Analista Administrativo Tecnologia da Informação, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos ao CMMI e APF.

No CMMI, a área de processo de desempenho do processo organizacional (OPP) deriva os objetivos quantitativos de qualidade e desempenho dos processos a partir dos objetivos de negócios da organização, a qual fornece aos projetos e grupos de suporte medidas comuns, baselines de desempenho de processos e modelos de desempenho de processos.

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29Q121884 | Governança de TI , CMMI, Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Cada nivel do modelo CMMI contém várias PA. Essas PA são organizadas em quatro categorias de processo, a saber:

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30Q119862 | Governança de TI , CMMI, Analista de Tecnologia da Informação, UFPE, COVEST COPSET

No modelo de referência Capability Maturity Model Integration (CMMI) os níveis Inicial, Gerenciado, Definido, Gerenciado Quantitativamente e Em otimização são caracterizados como níveis de:

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31Q106312 | Governança de TI , CMMI, Analista Administrativo Informática, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do
modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade
desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML
e RUP e gerenciamento de TI.

O gerenciamento de riscos é uma área de processo no modelo CMMI e é uma área de gerenciamento de projeto no modelo PMBOK.

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32Q113708 | Governança de TI, CMMI, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, com base no CMMI (Capability Maturity
Model Integration
), versão 1.2.

Um exemplo de componente informativo é o glossário de termos do CMMI.

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33Q263282 | Governança de TI, CMMI, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 22a Região, FCC

No CMMI, as áreas de processo "Desenvolvimento de Requisitos" e "Definição de Processo Organizacional" encontram- se no nível de maturidade 3 (Definido). No MPS-BR, tais áreas situam-se nos níveis de maturidade

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35Q847508 | Governança de TI, CMMI, Desenvolvedor de Software, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca de CMMI, julgue o item subsecutivo.

O modelo CMMI para desenvolvimento contém práticas que cobrem uma série de áreas de conhecimento, incluindo-se conhecimento de engenharia de hardware.

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36Q108987 | Governança de TI , CMMI, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Processo Padronizado e Consistente e Processo Previsível e Controlado referem-se, respectivamente, aos níveis de maturidade CMM

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37Q119544 | Governança de TI , CMMI, Analista de Tecnologia da Informação, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do modelo CMMI (capability maturity model integration),
julgue os itens a seguir.

No nível 3 de maturidade do modelo CMMI, o processo é planejado e executado de acordo com políticas organizacionais, devendo-se utilizar pessoal habilitado e recursos adequados para gerar saídas de forma controlada e envolver os grupos interessados adequados.

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38Q236150 | Governança de TI, CMMI, Programador de Computador, TJ PE, FCC

Sobre o CMMI, considere:

I. Um nível de capacidade é definido por práticas genéricas e específicas apropriadas para uma área de processo.

II. Área de processo é um grupamento de práticas que, quando implementadas conjuntamente, satisfazem um conjunto de metas importantes para a realização de melhorias naquela área.

III. As áreas de processo do CMMI são específicas e diferentes entre aquelas aplicadas para medir o nível de capacidade e o nível de maturidade.

Está correto o que consta em

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39Q151025 | Governança de TI, CMMI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

Para alcançar um determinado nível de maturidade, segundo o CMMI, a área de processo gestão de risco tem foco

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40Q106693 | Governança de TI , CMMI, Analista Administrativo Informática, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.

modelo de maturidade de processo CMMI é um modelo integrado de aprimoramento de processos que apoia tanto os aprimoramentos por estágios quanto os contínuos. A representação por estágios é caracterizada pelos seguintes níveis de capacidade (capability levels):

nível 0: incompleto (ad-hoc);
nível 1: executado;
nível 2: gerenciado / gerido;
nível 3: definido;
nível 4: quantitativamente gerenciado;
nível 5: em otimização (ou otimizado).

A representação contínua é caracterizada por níveis de maturidade (maturity levels):
nível 1: inicial (ad-hoc);
nível 2: gerenciado / gerido;
nível 3: definido;
nível 4: quantitativamente gerenciado/gerido quantitativamente;
nível 5: em otimização.

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