Início

Questões de Concursos CMMI e MPS BR

Resolva questões de CMMI e MPS BR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q621344 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

À luz dos fundamentos de CMMI e ITIL, julgue os itens seguintes.

O CMMI 1.3 apresenta três modelos: o CMMI-DEV — para processos de desenvolvimento de produtos e serviços —, o CMMI-ACQ — para processos de aquisição e terceirização de bens e serviços —, e o CMMI-SVC — para processos de prestação de serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q627272 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 61 a 67, relativos à área de processo Planejamento do Projeto do modelo CMMI for Development, Versão 1.2.

A estrutura do modelo CMMI for Development, na versão 1.2, compreende: níveis de maturidade; áreas de processos; metas e práticas genéricas; metas e práticas específicas; características comuns; compromisso (CO); habilitação (AB); implementação (DI); verificação da implementação (VE).

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q648148 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, Tribunal Regional Federal 1a Região, CESPE CEBRASPE, 2017

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização.

I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados.

II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR.

III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Infere-se do item II que a organização já atingiu necessariamente o nível de maturidade 2 — Gerenciado — do CMMI.
  1. ✂️
  2. ✂️

204Q629013 | Informática, CMMI e MPS BR, Informática, MC, CESPE CEBRASPE

Acerca do CMMI, julgue os seguintes itens.

A área de processo denominada análise causal e resolução (causal analysis e resolution) encontra-se definida no nível de maturidade otimizado (optimizing) e objetiva identificar as causas dos defeitos e outros problemas e tomar ações para evitar que defeitos e problemas se repitam no futuro.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q624497 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Quanto ao modelo CMMI, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q626870 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens a respeito do guia geral do MPS.BR, que define os níveis de maturidade de processos.

O nível G indica que o processo está em otimização e engloba os processos dos níveis de maturidade de A a F.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q636629 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

A empresa onde Paulo trabalha utiliza o CMMI-DEV para prover diretrizes para monitorar, mensurar e gerenciar os processos de desenvolvimento de software. Foi adotada a abordagem de implementação por estágios, que define 5 níveis de maturidade. No nível de maturidade em que a empresa se encontra, o conceito de inovação organizacional integra os processos de gestão de mudanças tanto em processo como na tecnologia e a importância da análise e da resolução de causas dos desvios é explicitamente enfatizada. Todas as metas específicas e genéricas correspondentes às áreas de processos foram cumpridas, incluindo os processos específicos do nível de maturidade atual da empresa, dentre os quais encontra-se o processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q645660 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Uma das maiores vantagens do MPS.BR é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q630578 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TRT 1a, FCC

Considere: As necessidades, expectativas e restrições do cliente, tanto do produto quanto de suas interfaces, são identificadas.

No MPS.BR (V1.2) tal consideração corresponde a um dos resultados esperados do processo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q619073 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Uma das metas do programa MPS.BR é definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software e serviços. O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Neste modelo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q646245 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 61 a 67, relativos à área de processo Planejamento do Projeto do modelo CMMI for Development, Versão 1.2.

Entre as práticas específicas do planejamento do projeto, incluem-se: a estimativa do escopo do projeto; o estabelecimento das estimativas de atributos de produtos de trabalho e de tarefas; a definição do ciclo de vida do projeto; a identificação e monitoramento dos riscos do projeto; o estabelecimento do orçamento e do cronograma; o planejamento dos recursos do projeto; o monitoramento do gerenciamento dos dados; o estabelecimento do plano de projeto; a revisão dos planos que afetam o projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

213Q627562 | Informática, CMMI e MPS BR, Tecnologia da Informação, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação ao padrão MPS/BR, julgue os itens subsequentes.

O estabelecimento de critérios para a avaliação das alternativas de solução, caracterizadas por ordem de importância para que critérios de maior importância sejam mais influentes em uma avaliação, é atividade que integra o processo de gerência de decisões.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q618172 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Informática, APAC PE, COVEST UNEMAT

Na representação estagiada do CMMI, são áreas de processo pertencentes ao nível 2 de maturidade (gerenciado), EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q649210 | Informática, CMMI e MPS BR, Técnico em Informática, Banco do Pará PA, FADESP, 2018

Segundo o guia geral MPS/BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro, o nível de maturidade F (Gerenciado) é composto pelos processos do nível de maturidade G (Parcialmente Gerenciado), acrescidos de outros processos, como o processo Aquisição, que tem o propósito de gerenciar a aquisição de produtos que satisfaçam às necessidades expressas pelo adquirente.

Nesse processo espera-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q644120 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), de agosto de 2012, descreve a possibilidade de alguns processos serem excluídos, total ou parcialmente, do escopo de uma avaliação MPS por não serem pertinentes ao negócio da unidade organizacional que está sendo avaliada e desde que atenda outras exigências do MPS.BR. A respeito dessas informações, assinale a opção em que é apresentado o processo que pode ser excluído completamente, desde que não seja executado pela organização, ainda que ela vise atingir o nível de maturidade D (largamente definido).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q629720 | Informática, CMMI e MPS BR, Informática, MC, CESPE CEBRASPE

Acerca do CMMI, julgue os seguintes itens.

Os modelos CMMI descrevem níveis de melhoria de processos denominado níveis de maturidade, e apresentam uma ordem para a melhoria dos processos em estágios. Nesses níveis, têm-se as áreas de processos, em que são definidos objetivos e práticas. Cada nível procura estabilizar parte dos processos empregados na organização. São possíveis o seguintes níveis de maturidade: inicial, gerenciado (managed), definido, quantitativamente gerenciado e otimizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

219Q647133 | Informática, CMMI e MPS BR, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

O CMMI, Capability Maturity Model Integration, é um modelo de referência no âmbito da Engenharia de Software. Assinale a opção que apresenta todos os seus níveis de maturidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q637923 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito do MPS.BR, versão 2012.

O guia geral MPS.BR de software descreve sete níveis de maturidade acumulativos, que estabelecem patamares de evolução de processos. Essa escala se inicia no nível G e progride até o nível A, não havendo, nesse guia, abordagem de níveis de capacidade dos processos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.