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Questões de Concursos CMMI e MPS BR

Resolva questões de CMMI e MPS BR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


222Q639330 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

As metas genéricas no CMMI evoluem de modo que cada meta fornece uma base para a próxima. Assim, pode ser feita a conclusão que um processo

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223Q629261 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 61 a 67, relativos à área de processo Planejamento do Projeto do modelo CMMI for Development, Versão 1.2.

CMMI Constelações é uma coleção de componentes que inclui modelo, material de treinamento e documentos de avaliação para uma área de interesse havendo, na versão 1.2, três constelações planejadas: desenvolvimento; serviços e aquisição.

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224Q642578 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

No MPS.BR o nível de maturidade F (Gerenciado) é composto pelos processos do nível de maturidade anterior (G) acrescidos dos processos Aquisição, Garantia da Qualidade, Gerência de Portfólio de Projetos, Medição e
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225Q642378 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

A respeito da constelação do modelo CMMI (Capability Maturity Model – Integration), versão 1.3, julgue os itens subsecutivos. Um benefício esperado com a adoção da constelação do CMMI é a abrangência das atividades exigidas para o estabelecimento, a entrega e o gerenciamento de serviços de qualidade para clientes e usuários finais de sistemas de informação.
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226Q618618 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Sistemas Judiciário, TJ SP, VUNESP

O CMMI para desenvolvimento, versão 1.3, estabelece 4 níveis de capacidade para a representação contínua. Os níveis numerados de 0 a 3 são, respectivamente,
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227Q627889 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC, 2017

O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Considere:

I. é a caracterização da habilidade do processo para alcançar os objetivos de negócio, atuais e futuros.

II. está relacionada com o atendimento aos atributos de processo associados aos processos de cada nível de maturidade.

III. expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização ou na unidade organizacional.

IV. é representada por um conjunto de atributos de processo, dentre os quais se encontra "O processo é objeto de análise quantitativa".

Refere-se à capacidade do processo o que se afirma em

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228Q645086 | Informática, CMMI e MPS BR, Técnico Judiciário, TRE PI, FCC

CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência criado para ser um guia com o objetivo de melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. Possui duas representações: contínua ou por estágios, caracterizadas por Níveis de Capacidade e Níveis de Maturidade, tendo alguns deles, em ambos os modelos, a mesma denominação. São elas:

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229Q629218 | Informática, CMMI e MPS BR, Especialista em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

O CMMI foi criado para auxiliar organizações de desenvolvimento a obterem avanços em relação à capacidade e a entregar produtos de melhor qualidade aos clientes. Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.

No CMMI existem os componentes requeridos e esperados para satisfazer todos os objetivos de uma área de processo.

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230Q628845 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Administrativo, ANP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens consecutivos, relativos à engenharia de software.

A Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS-BR) recomenda que um item de configuração composto por vários produtos deva ser controlado pela gerência de rede.

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231Q626030 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a gerenciamento de processos, julgue os itens a seguir.

Uma atividade é composta por um conjunto de processos necessários para se atingir um objetivo organizacional bem definido, com entradas e saídas específicas para cada processo.

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232Q643959 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a métricas e estimativas de software, análise por ponto de função, CMMI (capability maturity model integration) e qualidade de software, julgue os próximos itens.

Embora não suporte a análise e interpretação dos dados coletados, o modelo GQM (goal/question/metrics) identifica as métricas consideradas relevantes e úteis em uma empresa.

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233Q646303 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

A respeito do CMMI 1.3 para serviços, julgue os próximos itens.

Todos os modelos do CMMI, incluindo o CMMI para serviços, possuem 16 áreas principais de processos.

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234Q638372 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito do MPS.BR, versão 2012.

O modelo de referência MPS.BR para serviços, que é um dos quatro componentes do MPS.BR, está em consonância com a ISO/IEC n.º 20.000/2011, e seu nível de maturidade G é composto, entre outros fatores, pelos processos entrega de serviços, gerência de incidentes e gerência de nível de serviços.

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235Q618151 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

Os níveis de maturidade do modelo MPS (Melhoria de Processo de Software) estabelecem patamares de evolução dos processos e representam estágios de melhoria para a implementação de processos em uma organização. Possui 7 níveis de maturidade, sendo um deles o nível D – largamente definido. São alguns processos do nível D:
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236Q630195 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

No CMMI, o nível em que a gerência de projetos realiza reuniões semanais, a fim de monitorar o cronograma, acompanhando repetitivamente o andamento dos processos e atividades, corresponde ao nível

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237Q629289 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

A respeito da constelação do modelo CMMI (Capability Maturity Model – Integration), versão 1.3, julgue os itens subsecutivos. As pessoas e a tecnologia não são importantes para o CMMI, pois são os processos que integram as pessoas, os procedimentos e métodos, bem como as ferramentas e equipamentos da organização.
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238Q624268 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 61 a 67, relativos à área de processo Planejamento do Projeto do modelo CMMI for Development, Versão 1.2.

O conjunto de práticas relacionadas em uma área é denominado área de processo e, tais práticas, quando implementadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para a melhoria da área. Com relação a essas áreas de processos, há 22 delas no modelo CMMI for Development , versão 1.2.

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239Q643734 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Regulação, ARCE CE, FCC

Os componentes de um modelo CMMI são agrupados em três categorias que refletem como serão interpretados: Exigidos, Esperados e

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240Q644901 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Sistemas, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

A respeito dos padrões CMMI e MPS/BR, julgue os itens seguintes. Ações para diminuir ou evitar o impacto de riscos identificados são necessárias para atender e definir o processo de gerência de riscos do MPS/BR.
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