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Questões de Concursos CMMI e MPS BR

Resolva questões de CMMI e MPS BR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q640143 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Acerca do MPS.BR, julgue os itens subsequentes.

O processo de gerenciamento de riscos é contemplado, no MPS.BR, a partir do nível F, conhecido como nível gerenciado.

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382Q630759 | Informática, CMMI e MPS BR, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. CMMI tem uma abordagem de melhorias reconhecidas, organizadas em níveis de maturidade organizacional. Ainda que essa abordagem possibilite uma forma de escalonar o desenvolvimento organizacional, ela ainda é bastante complexa por considerar a maturidade organizacional como um todo. Desse modo, CMMI não pode ser aplicado em áreas de processo específicas dentro de uma organização.
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383Q621401 | Informática, CMMI e MPS BR, CESPE CEBRASPE

A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. CMMI integra as disciplinas de engenharia de sistemas e de engenharia de software em um único framework de melhoria de processos.
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384Q649662 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Indique em qual nível CMMI estão inseridas as KPAs (Key Process Areas ou áreas-chave de processo) abaixo:

( ) Gerenciamento de Configuração (CM)

( ) Análise e Medição (MA)

( ) Validação (VAL) e Verificação (VER)

( ) Planejamento de Projetos (PP)

( ) Desenvolvimento de Requisitos (RD)

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

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385Q619566 | Informática, CMMI e MPS BR, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao CMMI (Capability Maturity Model Integration), julgue os itens a seguir.

No CMMI, os processos, as pessoas e as tecnologias são fatores determinantes no custo de um produto, na sua qualidade e, também, no seu cronograma de desenvolvimento.

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386Q647071 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um relatório referente a processos de qualidade de software de uma organização, foi apontada a necessidade de processos que fornecessem subsídios para os seguintes objetivos:

I produzir e analisar os requisitos de cliente, de produto e de componente de produto;

II identificar potenciais problemas antes que ocorram, para mitigar impactos indesejáveis que comprometam a realização dos objetivos.

Tendo como referência as informações dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, relativos ao CMMI.

Para o alcance do objetivo II, é mais adequada a execução da área de processo monitoramento e controle do projeto do que da área de processo gestão de riscos.
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387Q634536 | Informática, CMMI e MPS BR, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. Os níveis de maturidade 4 e 5 do CMMI estão associados, respectivamente, com o uso de sistemática de mensuração quantitativa e otimização continuada de processos.
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388Q627884 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos conceitos do CMMI, versão 1.2, julgue os seguintes itens.

O modelo de maturidade CMMI, quando aplicado para a melhoria de processos de uma empresa, leva à determinação de uma ordem de implementação das áreas de processo de acordo com níveis de maturidade.

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389Q631726 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

No que concerne à qualidade do software MPSBR, julgue os itens que se seguem.

O nível F do MPSBR é considerado gerenciado e inclui mais processos que o nível G. Entre esses processos, está a gerência de configuração, que tem como um de seus resultados esperados, o controle das modificações de seus itens de configuração.
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390Q620212 | Informática, CMMI e MPS BR, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o modelo MPS.BR utiliza níveis de maturidade para caracterizar a evolução dos processos nas organizações, julgue os itens subsequentes a respeito desses níveis.

Para o MPS.BR, é inaceitável a exclusão de qualquer processo, independentemente do nível de maturidade que esteja sendo avaliado na organização, com exceção para o processo de aquisição, desde que a organização execute esse processo.

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391Q631333 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

A respeito do CMMI 1.3 para serviços, julgue os próximos itens.

O CMMI para serviços é um produto isolado do framework global do CMMI, dessa forma, é possível criar seus próprios processos e áreas de gerenciamento.

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392Q615032 | Informática, CMMI e MPS BR, Tecnologista Júnior, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos às atividades e aos processos de gerência e controle de configuração de software.

A gerência de configuração é uma área de processo de suporte definida no modelo CMMI, que tem influência em processos de desenvolvimento de software com qualidade.

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393Q643502 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

NÃO se inclui entre as vinte e duas áreas de Processo do CMMI:

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394Q620238 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao CMMI (capability maturity model integration), cujo objetivo é servir de guia para a melhoria de processos na organização.

O CMMI possui representações por estágios e contínua. A representação por estágios permite a seleção da sequência de melhorias que convém aos objetivos dos negócios da organização. A abordagem contínua segue a mesma estrutura do SW-CMM, com níveis de maturidade, progredindo por um caminho predefinido de níveis, cada um servindo de base para o próximo.

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395Q643306 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

Acerca do CMMI-DEV 1.2, julgue os itens subsecutivos.

O CMMI possui as representações por estágio e contínua. A representação por estágio tem cinco níveis e não possui equivalência com o nível 0 da representação contínua, que tem 6 níveis.

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396Q627192 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao CMMI (capability maturity model integration), cujo objetivo é servir de guia para a melhoria de processos na organização.

No CMMI, na representação por estágios, as áreas de processo são organizadas em cinco níveis de capacitação: incompleto, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado; na representação contínua, são definidos seis níveis de maturidade: inicial, realizado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

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397Q621405 | Informática, CMMI e MPS BR, Nível II, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de qualidade de software.

Um dos principais objetivos do CMMI, consistente com a norma ISO 15504, é a redução do custo da implementação de melhoria de processo multidisciplinar com base em um modelo que promova a eliminação de inconsistências e a redução de duplicidades.

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399Q618641 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Sistemas, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

A respeito dos padrões CMMI e MPS/BR, julgue os itens seguintes. No CMMI, a gestão de requisitos e o planejamento de projetos são áreas chave no nível 2, considerado como repetitivo.
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400Q626076 | Informática, CMMI e MPS BR, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o modelo MPS.BR utiliza níveis de maturidade para caracterizar a evolução dos processos nas organizações, julgue os itens subsequentes a respeito desses níveis.

O nível G contém dois processos: gerência de requisitos e gerência de projetos. Nesse nível, a gerência de projetos deve contar com um subprocesso para a gestão de riscos em projetos, o qual deve identificar e avaliar os riscos e adotar as ações para controlar, eliminar ou diminuir esses riscos.

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