Questões de Concursos: CMMI e MPSBR

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21 Q121486 | , CMMI e MPSBR , Analista de Tecnologia da Informação Desenvolvimento, DATAPREV, Quadrix

O MPS.BR (Melhoria de Processo de Software Brasileiro) tem como foco principal as micro, pequenas e médias empresas de software brasileiras que possuem poucos recursos para a melhoria de processos, mas que estão diante da necessidade de fazê-lo. Está dividido em três componentes: Modelo de Referência (MR-MPS), Método de avaliação (MA-MPS) e:

22 Q247228 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

A estabilização de desempenho de um ou mais subprocessos de planejamento de projeto constitui prática genérica de nível 4 da área de processo denominada planejamento de projeto.

23 Q246782 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

No modelo CMMI, a área de processos denominada gerenciamento de capacidade e disponibilidade pode ser aplicável diretamente à melhoria de desempenho das organizações prestadoras de serviços, estejam esses serviços automatizados ou não.

24 Q245056 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

No modelo CMMI, não há, em relação aos componentes requeridos ou esperados na área de processo denominada gerenciamento de riscos, prescrição em favor de abordagem quantitativas ou qualitativas no gerenciamento de riscos de projeto.

25 Q246230 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

No âmbito das organizações que adotam o modelo CMMI, verifica-se que as práticas e produtos de trabalho relacionadas à área de desenvolvimento de requisitos são menos frequentes que as práticas e produtos relativas à área de gerenciamento de requisitos.

26 Q119366 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

Representam áreas de processo que precisam ser desenvolvidas para que o nível de maturidade F do MPS.BR seja atingido pela organização:

27 Q104369 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista Administrativo Tecnologia da Informação, ANA, ESAF

Os níveis Inicial, Reproduzível, Definido, Gerenciado e Otimizado são categorias definidas no

28 Q106570 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista Administrativo Informática, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do
modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade
desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML
e RUP e gerenciamento de TI.

O modelo CMMI foi concebido para apoiar a implantação e a mensuração de maturidade organizacional no gerenciamento de serviços operacionais de TI.

29 Q106187 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista Administrativo Informática, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do
modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade
desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML
e RUP e gerenciamento de TI.

No modelo CMMI, a prática específica de estimativa de escopo de projeto está diretamente relacionada com uma meta específica que pertence à área de processo de monitoramento e controle de projeto.

30 Q104658 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista Administrativo Informática, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.

O MPS.BR baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de produtos de software e serviços correlatos. Nesse contexto, o MPS.BR, que possui três componentes: Modelo de Referência, Método de Avaliação e Modelo de Negócio, é baseado no CMMI, nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e na realidade do mercado brasileiro. No Brasil, uma das principais vantagens desse modelo é seu custo reduzido de certificação em relação às normas estrangeiras e, portanto, é avaliado como ideal para micro, pequenas e médias empresas.

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