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Questões de Concursos CMMI e MPSBR

Resolva questões de CMMI e MPSBR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q246716 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

A revisão, com gestores de alto nível, de atividades, do status e dos resultados do processo de gerência de configuração constitui exemplo de prática genérica de nível 3 da área de processo denominada gerenciamento de configuração.

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22Q245056 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

No modelo CMMI, não há, em relação aos componentes requeridos ou esperados na área de processo denominada gerenciamento de riscos, prescrição em favor de abordagem quantitativas ou qualitativas no gerenciamento de riscos de projeto.

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23Q121486 | , CMMI e MPSBR, Analista de Tecnologia da Informação Desenvolvimento, DATAPREV, Quadrix

O MPS.BR (Melhoria de Processo de Software Brasileiro) tem como foco principal as micro, pequenas e médias empresas de software brasileiras que possuem poucos recursos para a melhoria de processos, mas que estão diante da necessidade de fazê-lo. Está dividido em três componentes: Modelo de Referência (MR-MPS), Método de avaliação (MA-MPS) e:
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24Q246782 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

No modelo CMMI, a área de processos denominada gerenciamento de capacidade e disponibilidade pode ser aplicável diretamente à melhoria de desempenho das organizações prestadoras de serviços, estejam esses serviços automatizados ou não.

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25Q104369 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista Administrativo Tecnologia da Informação, ANA, ESAF

Os níveis Inicial, Reproduzível, Definido, Gerenciado e Otimizado são categorias definidas no

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26Q119366 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

Representam áreas de processo que precisam ser desenvolvidas para que o nível de maturidade F do MPS.BR seja atingido pela organização:

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27Q246230 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

No âmbito das organizações que adotam o modelo CMMI, verifica-se que as práticas e produtos de trabalho relacionadas à área de desenvolvimento de requisitos são menos frequentes que as práticas e produtos relativas à área de gerenciamento de requisitos.

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28Q265219 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

No modelo de referência do MPS-BR, a escala de maturidade dos processos inicia e progride do nível

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29Q150791 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, FCC

A "Integrity of baselines is established and maintained", no âmbito da Configuration Management process Area do CMMI é:

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30Q153304 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Sobre o Capability Maturity Model Integration (CMMI), considere:

I. A avaliação de CMMI envolve o exame dos processos organizacionais e a avaliação dos processos por uma escala de dez pontos que se relaciona ao nível de maturidade em cada área de processo.

II. As práticas no CMMI são descrições de maneiras de se atingir um objetivo.

III. O CMMI identifica 24 áreas de processo relevantes para a capacitação e aprimoramento do processo de software.

Está correto o que consta em

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31Q218628 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, a respeito dos sete níveis de maturidade
definidos no MPS-BR: A - em otimização; B - gerenciado
quantitativamente; C - definido; D - largamente definido; E -
parcialmente definido; F - gerenciado; e G - parcialmente
gerenciado.

No nível E, é estabelecida uma rede de especialistas na organização e implementado um mecanismo de apoio à troca de informações entre os especialistas e os projetos.

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32Q104658 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista Administrativo Informática, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.

O MPS.BR baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de produtos de software e serviços correlatos. Nesse contexto, o MPS.BR, que possui três componentes: Modelo de Referência, Método de Avaliação e Modelo de Negócio, é baseado no CMMI, nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e na realidade do mercado brasileiro. No Brasil, uma das principais vantagens desse modelo é seu custo reduzido de certificação em relação às normas estrangeiras e, portanto, é avaliado como ideal para micro, pequenas e médias empresas.

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33Q153398 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ RO, CESGRANRIO

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) apresenta uma escala de níveis de capacidade e uma de níveis de maturidade que se aplicam aos processos de uma organização. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I - A escala de níveis de capacidade é numerada de 1 a 5 e se aplica às conquistas em melhorias de processo da organização em múltiplas áreas, constituindo um meio de predizer os resultados dos próximos projetos.

II - A escala de níveis de maturidade é numerada de 0 a 5 e constitui-se em meio para aperfeiçoar incrementalmente os processos correspondentes a uma determinada área de processo.

III - Os níveis de capacidade de 2 a 5 recebem os mesmos nomes dos correspondentes níveis de maturidade, que são: "Managed", "Defined", "Quantitatively managed" e "Optimizing".

IV - As áreas de processo são categorizadas pelo CMMI em "Gerência de Processos", "Gerência de Projetos", "Engenharia" e "Suporte".

Estão corretas APENAS as afirmativa

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34Q116464 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Considere o MPS-BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro) e assinale a alternativa correta.

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35Q121310 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

O CMMI define níveis crescentes de capacidade (capability) para as áreas de processos e de maturidade (maturity) organizacional. Sobre os níveis de maturidade, é correto afirmar que, no nível

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36Q133700 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Na estrutura do CMMI, descrevem características exclusivas que devem estar presentes para satisfazer uma determinada área de processo. São componentes necessários do modelo usados nas avaliações para ajudar a determinar o cumprimento ou não das áreas de processo. Trata-se das

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37Q113485 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos sistemas de qualidade no desenvolvimento de software.

I. No CMMI nível 2, a área de processo Garantia da Qualidade do Processo e Produto (PPQA) deve fornecer uma gestão com visibilidade apropriada sobre os processos utilizados e produtos desenvolvidos pelo projeto de software.

II. No CMMI nível 3, a área de processo Validação (VAL) deve demonstrar que o produto ou seus componentes funcionam como esperado no ambiente pretendido.

III. No CMMI nível 3, a área de processo Foco do Processo na Organização (OPF) deve estabelecer e manter um conjunto de processos que pode ser utilizado por toda organização.

IV. No CMMI nível 3, a área de processo Desenvolvimento e Inovação Organizacional (OID) deve planejar e implementar melhorias de processos na organização baseadas nas suas fragilidades e forças.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

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38Q117943 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

O MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) segue as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de processos de software para atender de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras. Sobre esse modelo, é correto afirmar que

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40Q104568 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista Administrativo Tecnologia da Informação, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em engenharia de software, o processo de
desenvolvimento de software designa uma sequência de
atividades, agrupadas em fases e tarefas, executadas de forma
sistemática e uniformizada, realizadas por pessoas com
responsabilidades bem definidas e que, a partir de um conjunto
de entradas (inputs) produzem um conjunto de saídas (outputs).
Como objetivos, o processo de desenvolvimento de software deve
prover orientação sobre as sequências das atividades envolvidas,
especificar os modelos descritivos do sistema, gerenciar as tarefas
e definir métricas para os modelos e atividades.

R. A. Ramos. Treinamento em UML (com adaptações).

Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de
software, julgue os itens de 64 a 67.

O MRmps - Modelo de referência para melhoria de processo de software compreende níveis de maturidade e um método de avaliação. Neste modelo a maturidade do processo está organizada em duas dimensões: capacidade e processo. A dimensão de processos é baseada na ISO/IEC 12207. A intersecção destas duas dimensões define a maturidade do processo, que no MRmps possui sete níveis de maturidade. O MPS-BR é um projeto que visa a criação e disseminação do MRmps em empresas brasileiras.

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