Questões de Concursos: CMMI e MPSBR

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: CMMI e MPSBR. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

32 Q265219 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

No modelo de referência do MPS-BR, a escala de maturidade dos processos inicia e progride do nível

33 Q153304 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Sobre o Capability Maturity Model Integration (CMMI), considere:

I. A avaliação de CMMI envolve o exame dos processos organizacionais e a avaliação dos processos por uma escala de dez pontos que se relaciona ao nível de maturidade em cada área de processo.

II. As práticas no CMMI são descrições de maneiras de se atingir um objetivo.

III. O CMMI identifica 24 áreas de processo relevantes para a capacitação e aprimoramento do processo de software.

Está correto o que consta em

34 Q116464 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Considere o MPS-BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro) e assinale a alternativa correta.

35 Q113485 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Finanças e Controle Área Tecnologia da Informação, CGU, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos sistemas de qualidade no desenvolvimento de software.

I. No CMMI nível 2, a área de processo Garantia da Qualidade do Processo e Produto (PPQA) deve fornecer uma gestão com visibilidade apropriada sobre os processos utilizados e produtos desenvolvidos pelo projeto de software.

II. No CMMI nível 3, a área de processo Validação (VAL) deve demonstrar que o produto ou seus componentes funcionam como esperado no ambiente pretendido.

III. No CMMI nível 3, a área de processo Foco do Processo na Organização (OPF) deve estabelecer e manter um conjunto de processos que pode ser utilizado por toda organização.

IV. No CMMI nível 3, a área de processo Desenvolvimento e Inovação Organizacional (OID) deve planejar e implementar melhorias de processos na organização baseadas nas suas fragilidades e forças.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

36 Q153398 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ RO, CESGRANRIO

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) apresenta uma escala de níveis de capacidade e uma de níveis de maturidade que se aplicam aos processos de uma organização. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I - A escala de níveis de capacidade é numerada de 1 a 5 e se aplica às conquistas em melhorias de processo da organização em múltiplas áreas, constituindo um meio de predizer os resultados dos próximos projetos.

II - A escala de níveis de maturidade é numerada de 0 a 5 e constitui-se em meio para aperfeiçoar incrementalmente os processos correspondentes a uma determinada área de processo.

III - Os níveis de capacidade de 2 a 5 recebem os mesmos nomes dos correspondentes níveis de maturidade, que são: "Managed", "Defined", "Quantitatively managed" e "Optimizing".

IV - As áreas de processo são categorizadas pelo CMMI em "Gerência de Processos", "Gerência de Projetos", "Engenharia" e "Suporte".

Estão corretas APENAS as afirmativa

37 Q105555 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista Administrativo Informática, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do
modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade
desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML
e RUP e gerenciamento de TI.

Uma organização alcança o nível de maturidade 2 no modelo CMMI quando satisfizer todas as práticas genéricas do nível 2 de algumas áreas específicas de processo que compõem o nível de maturidade 3.

38 Q105590 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista Administrativo Informática, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do
modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade
desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML
e RUP e gerenciamento de TI.

Adotando-se conceitos do modelo relacional e de banco de dados relacional para representar os componentes do modelo CMMI, é correto afirmar que há uma relação 1:n entre a tabela de metas específicas e a tabela de práticas específicas, e, dessa forma, a integridade de entidade, bem como a integridade referencial de uma prática específica, depende da existência de uma meta específica correspondente.

39 Q218628 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Oficial Técnico de Inteligência Área de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, a respeito dos sete níveis de maturidade
definidos no MPS-BR: A - em otimização; B - gerenciado
quantitativamente; C - definido; D - largamente definido; E -
parcialmente definido; F - gerenciado; e G - parcialmente
gerenciado.

No nível E, é estabelecida uma rede de especialistas na organização e implementado um mecanismo de apoio à troca de informações entre os especialistas e os projetos.

40 Q133700 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Analista do Ministério Público Especialidade Análise de Sistemas, MPE SE, FCC

Na estrutura do CMMI, descrevem características exclusivas que devem estar presentes para satisfazer uma determinada área de processo. São componentes necessários do modelo usados nas avaliações para ajudar a determinar o cumprimento ou não das áreas de processo. Trata-se das

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.