Questões de Concurso Cadeias e teias alimentares

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q938573 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, PPL, ENEM, INEP

O caramujo gigante africano, Achatina fulica, é uma espécie exótica que tem despertado o interesse das autoridades brasileiras, uma vez que tem causado danos ambientais e prejuízos econômicos à agricultura. A introdução da espécie no Brasil ocorreu clandestinamente, com o objetivo de ser utilizada na alimentação humana. Porém, o molusco teve pouca aceitação no comércio de alimentos, o que resultou em abandono e liberação intencional das criações por vários produtores. Por ser uma espécie herbívora generalista (alimenta-se de mais de 500 espécies diferentes de vegetais), com grande capacidade reprodutiva, tornou-se uma praga agrícola de difícil erradicação. Associada a isto, a ausência de predadores naturais fez com que ocorresse um crescimento descontrolado da população.

O desequilíbrio da cadeia alimentar observado foi causado pelo aumento da densidade populacional de

12 Q947807 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O fluxo de energia nas cadeias alimentares considera que parte da energia da presa não é absorvida pelo predador. Assim, podemos afirmar que:

1) compostos químicos não digeríveis pelo predador são assimilados por decompositores em diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar.
2) consumidores terciários assimilam energia de consumidores secundários, mas não de consumidores primários e produtores.
3) a eficiência de transferência de energia de um nível trófico a outro varia com o consumo energético endógeno de cada organismo da cadeia alimentar.

Está(ão) correta(s):

13 Q947912 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Primeira Fase, EBMSP, EBMSP, 2018

O uso de gradientes de prótons atravessando membranas para prover células de energia foi totalmente imprevisto. Proposta pela primeira vez em 1961 e desenvolvida ao longo das três décadas seguintes por um dos cientistas mais originais do século XX, Peter Mitchell, essa concepção é conhecida como a ideia mais contraintuitiva na biologia desde Darwin, e a única que se compara com as ideias de Einstein, Heinsenberg e Schrodinger na física. LANE, Nick. Questão Vital: porque a vida é como é? e.1. Rio de Janeiro: Rocco, 2017, p.125.

Em biologia celular, os gradientes são, muitas vezes, o resultado de gradientes iônicos, notadamente protônicos, e podem representar um tipo de energia disponível para executar trabalho em processos celulares.
Nesse contexto, é correto afirmar:

14 Q945692 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Em junho de 2018, foi vista, no Parque estadual de Itapuã, uma onça-parda (segundo maior felino da América do Sul). Esse evento não era observado há mais de 15 anos. Considere as afirmações abaixo, sobre a onça-parda.

I - A onça-parda é um carnívoro que pode ocupar o topo da cadeia alimentar nos ecossistemas.

II - A onça-parda, ao consumir preás no seu ambiente, será uma consumidora terciária na cadeia alimentar.

III- O crescimento populacional das onças-pardas deve-se ao dimorfismo sexual evidente nesses mamíferos.

Quais estão corretas?

15 Q950973 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

CAPTURA DE CO2 NÃO SERÁ SOLUÇÃO PARA A MUDANÇA CLIMÁTICA

A utilização de tecnologias de emissão negativa (captura e armazenamento dos gases do efeito estufa da atmosfera) é citada como a possibilidade de resgate do planeta contra o aumento do efeito estufa. Entretanto, essas tecnologias oferecem uma limitada possibilidade realista de reduzir o dióxido de carbono da atmosfera, além de não ser na escala necessária no atual cenário climático.

Manuel Planelles, Madri, 1 fev 2018 – El pais - Adaptado

Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/31/ciencia/1517422520_564058.html> .

A redução a que se refere o texto ocorre naturalmente quando as plantas:

16 Q946088 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Atualmente existem exames pré-natais não invasivos capazes de detectar anomalias cromossômicas nos embriões humanos a partir da décima semana de gestação apenas com a análise de uma amostra de sangue materno, do qual é recolhido DNA fetal diluído.
Suponha que uma mulher tenha se submetido a um desses exames durante a gravidez, e que o resultado do laboratório tenha indicado que o feto tem exatamente um par de cromossomos 13, exatamente um par de cromossomos 18, exatamente um par de cromossomos 21, apenas um cromossomo X e nenhum cromossomo Y.
Contando apenas com esses dados, o laudo do exame deve ser o de que o bebê, quando nascer, apresentará sexo biológico

17 Q946015 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

Em uma região de mata, foi observada uma cadeia alimentar formada por gafanhotos que se alimentam de plantas e servem de alimento para passarinhos, que, por sua vez, são predados por gaviões. Sobre essa cadeia alimentar, assinale a alternativa correta.

18 Q938252 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2017

Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que vivem, pois passam toda a sua vida — cerca de 30 anos — na mesma região. Além disso, a espécie acumula mais contaminantes em seu organismo, como o mercúrio, do que outros animais da sua cadeia alimentar.

MARCOLINO, B. Sentinelas do mar. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).

Os botos-cinza acumulam maior concentração dessas substâncias porque

19 Q951089 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Primeira Fase, USP, FUVEST, 2018

Um chuveiro elétrico que funciona em 220 V possui uma chave que comuta entre as posições “verão” e “inverno”. Na posição “verão”, a sua resistência elétrica tem o valor 22 Ω, enquanto na posição “inverno” é 11 Ω. Considerando que na posição “verão” o aumento de temperatura da água, pelo chuveiro, é 5 °C, para o mesmo fluxo de água, a variação de temperatura, na posição “inverno”, em °C, é

20 Q949155 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Inglês, PUC RS, PUC RS, 2017

Considerando os filos da escala evolutiva zoológica, pode-se afirmar que _________ e _________ são simultaneamente celomados, protostômios e segmentados.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.