Questões de Concursos Calorimetria

Resolva questões de Calorimetria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q971846 | Física, Calorimetria, Engenheiro de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Um cilindro metálico, de comprimento L e de seção reta circular de raio R, está submetido em suas extremidades circulares a temperaturas T e T + ΔT. A superfície lateral do cilindro está isolada termicamente. O cilindro, então, conduz calor de modo que o fluxo entra pela superfície a temperatura T + ΔT e sai pela superfície a temperatura T, a uma distância L da primeira. A condutividade térmica do material que constitui o cilindro é k. Um outro cilindro é construído com um material diferente, de modo que sua condutividade térmica é k’, seu raio é R’= 2R, e seu comprimento é L’ = 2L, mas esse outro cilindro conduz exatamente a mesma quantidade de calor por unidade de tempo que o primeiro cilindro, quando submetido à mesma diferença de temperatura ΔT. Nessas condições, o valor da razão k’/k é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q947551 | Física, Calorimetria, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Há muitas maneiras de se moquear; essencialmente faz-se uma fogueira com fogo brando e a carne fica sobre esse fogo, num girau de madeira, por bastante tempo. Ao receber calor e fumaça, a carne passa por um processo duplo de assar e secar. O fogo é um processo químico em que o combustível (nesse caso, a madeira) reage com o comburente (oxigênio), presente no ar. O gás que passa pela carne é constituído, essencialmente, de uma mistura de oxigênio, nitrogênio, gás carbônico e água.

Considerando a descrição apresentada no texto, pode-se afirmar que, no moqueamento, a secagem da carne é um processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q680573 | Física, Calorimetria, Prova 1, URCA, CEV URCA

A constante calorífica de derretimento do gelo, sob pressão atmosférica padrão, é cerca de 80cal/g. Isto significa que para derreter cada grama de gelo à 0 graus Celcius sob pressão atmosférica padrão é necessário transferir para ele 80cal de energia térmica. A quantidade de energia térmica necessária para derreter 11g de gelo à 0 graus Celcius sob pressão padrão é cerca de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q937649 | Física, Calorimetria, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Aquecedores solares usados em residências têm o objetivo de elevar a temperatura da água até 70 °C. No entanto, a temperatura ideal da água para um banho é de 30 ºC. Por isso. deve-se misturar a água aquecida com a água à temperatura ambiente de um outro reservatório, que se encontra a 25 º C.

Qual a razão entre a massa de água quente e a massa de água fria na mistura para um banho á temperatura ideal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q678138 | Física, Calorimetria, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2019

Colocou-se certa massa de água a 80 ºC em um recipiente de alumínio de massa 420 g que estava à temperatura de 20 ºC. Após certo tempo, a temperatura do conjunto atingiu o equilíbrio em 70 ºC. Considerando que a troca de calor ocorreu apenas entre a água e o recipiente, que não houve perda de calor para o ambiente e que os calores específicos do alumínio e da água sejam, respectivamente, iguais a 9,0 × 102 J/(kg ⋅ ºC) e 4,2 × 103 J/(kg ⋅ ºC), a quantidade de água colocada no recipiente foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q938809 | Física, Calorimetria, PPL, ENEM, INEP

Uma opção não usual, para o cozimento do feijão, é o uso de uma garrafa térmica. Em uma panela, colocase uma parte de feijão e três partes de água e deixa-se ferver o conjunto por cerca de 5 minutos, logo após transfere-se todo o material para uma garrafa térmica. Aproximadamente 8 horas depois, o feijão estará cozido.

O cozimento do feijão ocorre dentro da garrafa térmica, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q937130 | Física, Calorimetria, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

Um menino está ajudando sua mãe na cozinha. Ela lhe pede que tire do fogo uma panela que já estava lá há bastante tempo, em fogo baixo, orientando-lhe que tome cuidado para não se queimar, buscando tocar apenas no cabo de madeira, e não na base de metal da panela.

A mãe lhe fez essa recomendação porque o metal, em relação à madeira, apresenta maior
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q680957 | Física, Calorimetria, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Considere dois motores, um refrigerado com água e outro com ar. No processo de resfriamento desses motores, os calores trocados com as respectivas substâncias refrigeradoras, Qag e Qar, são iguais. Considere ainda que os dois motores sofrem a mesma variação de temperatura no processo de resfriamento, e que o quociente entre os calores específicos da água, cag, e do ar, car, são tais que cag/car = 4.
Qual é o valor do quociente mar/mag entre as massas de ar, mar, e de água, mag, utilizadas no processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q971842 | Física, Calorimetria, Engenheiro de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Um bloco plano de espessura ΔL0 é composto por um material homogêneo e isotrópico. Se a diferença de temperatura entre duas superfícies paralelas do bloco é ΔT0 , tem-se um fluxo de calor entre essas superfícies dado por Q’0 . Se o material que forma o bloco for substituído por outro com as mesmas dimensões, mas com apenas 40% de sua condutividade térmica, ao observar-se o mesmo fluxo de calor, a nova diferença de temperatura entre as superfícies do bloco será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q936301 | Física, Calorimetria, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Um fabricante de termômetros orienta em seu manual de instruções que o instrumento deve ficar três minutos em contato com o corpo para aferir a temperatura. Esses termômetros são feitos com o bulbo preenchido com mercúrio conectado a um tubo capilar de vidro.


De acordo com a termodinâmica, esse procedimento se justifica, pois é necessário que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q971844 | Física, Calorimetria, Engenheiro de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Uma placa de cerâmica, com emissividade térmica ε0 , é aquecida a temperatura T0 apresentando uma taxa de emissão de calor de Q’0 . Se a emissividade térmica for reduzida em 20%, e a temperatura for dobrada, a nova taxa de emissão de calor será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q938087 | Física, Calorimetria, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

Para a instalação de um aparelho de ar-condicionado, é sugerido que ele seja colocado na parte superior da parede do cômodo, pois a maioria dos fluidos (líquidos e gases), quando aquecidos, sofrem expansão, tendo sua densidade diminuída e sofrendo um deslocamento ascendente. Por sua vez, quando são resfriados, tornam-se mais densos e sofrem um deslocamento descendente.

A sugestão apresentada no texto minimiza o consumo de energia, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q678805 | Física, Calorimetria, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Misturam-se dois líquidos em um calorímetro, de capacidade calorífica desprezível. O primeiro tem massa m1 = 80 g, c1 = 0,20 cal/(g.°C) e está a 80 °C. O segundo tem massa m2 = 160 g, c2 = 0,10 cal/(g.°C) e está a 40 °C.

Encontre a temperatura final de equilíbrio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q966818 | Física, Calorimetria, Engenharia Agrícola, CONAB, IADES

Uma geladeira de isopor com 1,00 m2 de área da base e espessura de 4,00 cm possui um coeficiente de condutividade térmico igual a 0,01 W/m×K. Se a temperatura em seu interior está a 2,0 °C, e no exterior, está a 25,0 °C, a quantidade de calor dissipada pela base da geladeira, em um período de 12 horas, é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q953739 | Física, Calorimetria, Técnico Laboratório – Área Física, UFCG, UFCG, 2025

Dois blocos, A e B, de materiais diferentes possuem massas de 3 kg e 5 kg, respectivamente. O bloco A tem uma capacidade térmica de 0,6 kJ/°C, enquanto o bloco B tem uma capacidade térmica de 1 kJ/°C. Se os dois blocos recebem a mesma quantidade de calor de 3 kJ, qual será a variação de temperatura de cada bloco?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q937573 | Física, Calorimetria, Primeiro Dia, ENEM, INEP

Com o objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento em 10 °C de amostras de diferentes substâncias, cada uma com determinada massa, em cinco fornos de marcas distintas. Nesse teste, cada forno operou à potência máxima.

O forno mais eficiente foi aquele que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q936314 | Física, Calorimetria, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

BTU é a sigla para British Thermal Unit (Unidade Térmica Inglesa), que é definida como a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 libra (0,45 kg) de água de 59,5 °F a 60,5 °F sob pressão constante de 1 atmosfera. A unidade BTU é utilizada, de forma errônea, por diversos profissionais como sendo a potência de resfriamento do aparelho.


RODITI, I. Dicionário Houaiss de Física. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005 (adaptado).


Como se pode representar corretamente a unidade de potência com base na definição de BTU?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.