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Questões de Concursos Características da Redação Oficial

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102Q187630 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na elaboração de textos oficiais, a observância de determinadas
características gerais - tais como objetividade, clareza,
concisão, correção gramatical, impessoalidade, polidez e ausência
de ambiguidade -, além do respeito a particularidades de cada
documento, processo e correspondência afetos à administração
pública, garante a funcionalidade e a adequação do expediente de
um órgão. Acerca do processo de redação de textos oficiais e das
especificidades concernentes aos documentos oficiais, julgue os
itens a seguir.

A publicação do edital é obrigatória e sua validade é permanente.

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103Q261624 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico Judiciário Contabilidade, TRE MS, CESPE CEBRASPE

No que se refere às normas para elaboração de correspondência oficial, assinale a opção correta.

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104Q145972 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Analista Judiciário Direito, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A língua escrita, como a falada, compreende diferentes
níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma
carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de
linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou
coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a
presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há
um padrão de linguagem que atende ao uso que fazemos da língua,
a finalidade com que a empregamos.

Manual de Redação da Presidência da República. 2.º ed.,
2002, p. 5. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subsecutivos, referentes à linguagem empregada na correspondência
oficial.

Em ofícios e memorandos, independentemente da urgência dos assuntos tratados, mantêm-se as exigências de concisão e clareza da linguagem e de revisão cuidadosa do texto do expediente.

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106Q241379 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico, FINEP, CESGRANRIO

Estão corretas as seguintes normas de diagramação dos documentos do padrão ofício, EXCETO:

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107Q157720 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Senhor Ministro,

Convido Vossa Excelência a participar da sessão de encerramento do Fórum Nacional da Educação Básica, a se realizar em 18 de maio de 2014, às 20 horas, no auditório do Ministério da Educação, localizado na Esplanada dos Ministérios, nesta capital.

Considerando o fragmento de comunicação oficial acima, julgue os itens a seguir, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Caso o fragmento apresentado seja parte de um ofício, nele devem ser incluídos o endereço do destinatário, o nome do órgão ou setor do remetente e respectivos endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico.

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108Q192105 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na elaboração de textos oficiais, a observância de determinadas
características gerais - tais como objetividade, clareza,
concisão, correção gramatical, impessoalidade, polidez e ausência
de ambiguidade -, além do respeito a particularidades de cada
documento, processo e correspondência afetos à administração
pública, garante a funcionalidade e a adequação do expediente de
um órgão. Acerca do processo de redação de textos oficiais e das
especificidades concernentes aos documentos oficiais, julgue os
itens a seguir.

Senhor Fulano e Prezados Senhores são formas de tratamento adequadas no vocativo de uma ata.

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109Q191366 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Agente Administrativo, MTur, FUNIVERSA

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, referência para consulta na administração pública brasileira, assinale a alternativa correta.

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110Q244051 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Julgue se os fragmentos contidos nos seguintes itens estão gramaticalmente corretos e adequados à correspondência oficial.


Criados pela Constituição Federal de 1988, os fundos constitucionais referem-se à destinação de parcela do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e sobre produtos industrializados, para aplicação em programas de financiamento ao setor produtivo das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiras.

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111Q170905 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Cargos de Nível Superior, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às normas de correspondência oficial, julgue os
itens que se seguem.

Redundâncias ou repetições desnecessárias prejudicam a concisão de um texto, qualidade especialmente importante em uma comunicação oficial. Para que se redija um documento oficial conciso, deve-se obedecer primeiramente ao princípio de economia de pensamento, que também pode ser entendido como princípio de economia linguística

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112Q210882 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir.

Nos expedientes oficiais, deve-se empregar fonte Times New Roman, nos tamanhos 12 no corpo do texto, 11 nas citações e 10 nas notas de rodapé.

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113Q256711 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE MS, CESPE CEBRASPE

Ainda em relação à correspondência oficial, assinale a opção correta.

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114Q188827 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Agente Administrativo, MDIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes.

Caso o ministro titular do MDIC queira informar o presidente da República acerca de assunto relacionado ao comércio exterior, deverá fazê-lo por meio da exposição de motivos, a qual obedece às orientações do padrão ofício e é emitida obrigatoriamente com formulário de anexo.

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115Q155447 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto I - itens de 1 a 20
Apostando na leitura
1 Se a chamada leitura do mundo se aprende por aí, na tal escola da vida, a leitura de livros carece de aprendizado mais
regular, que geralmente acontece na escola. Mas leitura, quer do mundo, quer de livros, só se aprende e se vivencia, de forma
plena, coletivamente, em troca contínua de experiências com os outros. É nesse intercâmbio de leituras que se refinam, se
4 reajustam e se redimensionam hipóteses de significado, ampliando constantemente a nossa compreensão dos outros, do mundo
e de nós mesmos. Da proibição de certos livros (cuja posse poderia ser punida com a fogueira) ao prestígio da Bíblia, sobre a qual
juram as testemunhas em júris de filmes norte-americanos, o livro, símbolo da leitura, ocupa lugar importante em nossa sociedade.
7 Foi o texto escrito, mais que o desenho, a oralidade ou o gesto, que o mundo ocidental elegeu como linguagem que cimenta a
cidadania, a sensibilidade, o imaginário. É ao texto escrito que seconfiam as produções de ponta da ciência e da filosofia; é ele
que regula os direitos de um cidadão para com os outros, de todos para com o Estado e vice-versa. Pois a cidadania plena, em
10 sociedades como a nossa, só é possível - se e quando ela é possível - para leitores. Por isso, a escola é direito de todos e dever
do Estado: uma escola competente, como precisam ser os leitores que ela precisa formar. Daí, talvez, o susto com que se observa
qualquer declínio na prática de leitura, principalmente dos jovens, observação imediatamente transformada em diagnóstico de
13 uma crise da leitura, geralmente encarada como anúncio do apocalipse, da derrocada da cultura e da civilização. Que os jovens
não gostem de ler, que lêem mal ou lêem pouco é um refrão antigo, que de salas de professores e congressos de educação ressoa
pelo país afora. Em tempo de vestibular, o susto é transportado para a imprensa e, ao começo de cada ano letivo, a terapêutica
16 parece chegar à escola, na oferta decoleções de livros infantis, juvenis e paradidáticos, que apregoam vender, com a história que
contam, o gosto pela leitura. Talvez, assim, pacifique corações saber que desde sempre - isto é, desde que se inventaram livros
e alunos - se reclama da leitura dos jovens, do declínio do bom gosto, da bancarrota das belas letras! Basta dizer que Quintiliano,
19 mestre-escola romano, acrescentou a seu livro uma pequena antologia de textos literários, para garantir um mínimo de leitura aos
estudantes de retórica. No século I da era cristã! Estamos, portanto, em boa companhia. E temos, de troco, uma boa sugestão: se
cada leitor preocupado com a leitura do próximo, sobretudo leitores-professores, montar sua própria biblioteca e sua antologia
22 e contagiar por elas outros leitores, sobretudo leitores-alunos, por certo a prática de leitura na comunidade representada por tal
círculo de pessoas terá um sentido mais vivo. E a vida será melhor, iluminada pela leitura solidária de histórias, de contos,de
poemas, de romances, de crônicas e do que mais falar a nossos corações de leitores que, em tarefa de amor e paciência, apostam
25 no aprendizado social da leitura.

Marisa Lajolo. Folha de S. Paulo, 19/9/1993 (com adaptações).

A partir do texto I e a respeito de redação e correspondência
oficial, julgue os itens a seguir.

A passagem "Foi o texto escrito, mais que o desenho, a
oralidade ou o gesto, que o mundo ocidental elegeu como
linguagem que cimenta a cidadania, a sensibilidade, o
imaginário" (l.7-8) pode constar em um relatório técnico,
justificando a antiguidade do tema tratado.

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116Q180324 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca de correspondências oficiais.

Caso uma funcionária pública deseje comunicar ao setor de pessoal do órgão em que trabalha a necessidade de se ausentar para realizar tratamento médico, ela deverá redigir um aviso.

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117Q210318 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

Todos os expedientes oficiais devem ser impressos somente em uma das faces do papel, dado o alto nível de formalidade exigido nas correspondências oficiais.

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118Q265819 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Todos os Cargos, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Manual de Redação da Presidência da República engloba no
termo padrão ofício "três tipos de expedientes que se diferenciam
antes pela finalidade do que pela forma: a exposição de motivos,
o aviso e o ofício". Com base nessa informação e nos preceitos
que regem a redação de correspondências oficiais, julgue os itens
subsequentes.

Tanto na exposição de motivos quanto no aviso e no ofício, quando se tratar de comunicação interna, na parte destinada a local e data, o local pode ser abreviado, como nos seguintes exemplos: BSB, 12 de agosto de 2008; SP, 11 de julho de 2008; BH, 15 de maio de 2008.

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119Q114669 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Analista de Nível Superior, TC DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas normas estabelecidas pelo Manual de Redação Oficial do TCDF para a elaboração de comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.

Caso deseje encaminhar uma comunicação oficial aos funcionários do TCDF, o presidente desse órgão deve utilizar a modalidade textual do comunicado, e não a do aviso.

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120Q159686 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das correspondências oficiais, julgue os próximos itens.

O documento adequado para um ministro de Estado submeter ao presidente da República projeto de ato normativo é a exposição de motivos; o adequado para ministro de Estado dirigir-se a outro ministro de Estado, independentemente da finalidade da comunicação, é o aviso.

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