Início

Questões de Concursos Características da Redação Oficial

Resolva questões de Características da Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q171564 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Cargos de Nível Superior, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, a respeito das diferenças e das
semelhanças entre as seguintes modalidades de redação oficial:
ofício, aviso e memorando.

O ofício é um documento produzido para comunicação entre autoridades da administração pública de diferentes hierarquias e com particulares; o aviso é expedido apenas por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia; e o memorando, documento oficial interno de um órgão, pode ser emitido para comunicação entre autoridades de diferentes hierarquias.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q195776 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Analista, DPE RO, FGV

NÃO consta do padrão ofício de redação oficial, segundo o Manual de Redação da Presidência da República:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q115648 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Analista de Sistemas, Senado Federal, FGV

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

As questões 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise os itens a seguir:

I. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
II. Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, obrigatoriamente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.
III. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q157117 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Arquivologista, Senado Federal, FGV

Texto associado.

As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de
Redação da Presidência da República e ao Manual de
Elaboração de Textos do Senado Federal
.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:

I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

II. Em comunicações oficiais, é correto usar o vocativo Excelentíssimo Senhor Senador.

III. É recomendável evitar expressões como Tenho a honra de.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q240943 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Considerando as características dos documentos oficiais, sobretudo a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade e a uniformidade, julgue os itens subsequentes.


A fim de simplificar e de tornar mais célere e ágil a tramitação do memorando, os despachos a esse documento oficial devem ser dados no próprio documento, o que assegura maior transparência à tomada de decisões e permite que se mantenha um histórico do andamento do assunto tratado no expediente.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q137903 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, que se referem às normas de redação
oficial e da língua escrita padrão.

Memorando, ofício e aviso, expedientes da comunicação oficial que servem ao mesmo propósito funcional, são usados, geralmente, no padrão formal denominado padrão ofício, em virtude de poderem adotar a mesma diagramação na distribuição das partes.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q253157 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos itens a seguir, são apresentadas propostas de trechos de
correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à
adequação às normas de redação oficial.

Tendo em vista a proximidade das esperadas festas de comemoração do aniversário de 50 anos da nossa instituição, tenho o prazer de informar que este setor terá seu horário de atendimento reduzido em função da necessidade dos preparativos da referida festa.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q265556 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Todos os Cargos, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Manual de Redação da Presidência da República engloba no
termo padrão ofício "três tipos de expedientes que se diferenciam
antes pela finalidade do que pela forma: a exposição de motivos,
o aviso e o ofício". Com base nessa informação e nos preceitos
que regem a redação de correspondências oficiais, julgue os itens
subsequentes.

No padrão ofício, sempre que o destinatário ocupar o cargo superior do órgão, o fecho do expediente deve conter saudação como a seguinte: Reitero a Vossa Excelência meus protestos de elevada estima e sincera consideração.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q156776 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Arquivologista, Senado Federal, FGV

Texto associado.

As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

A respeito do Padrão Ofício, conforme ensina o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir.

I. Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel ofício.
II. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.
III. Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q256420 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 2a REGIÃO, FCC

Texto associado.

O choque dos alimentos está produzindo enormes estragos globais: semeia inflação, desarranja o abastecimento, precipita protecionismos e fermenta crises políticas. Para observadores atentos, é uma forte ameaça à democracia, especialmente nos países pobres. Efeito colateral do mesmo choque é o desmonte do conceito de segurança alimentar, pelo menos como enunciado hoje.

As políticas de segurança alimentar surgiram na Europa logo após a Primeira Guerra e se intensificaram após a Segunda. A enorme escassez desse período levou os governos a garantir a produção interna dos alimentos indispensáveis ao sustento da população, não importando a que custo. Foi essa a base do protecionismo agrícola dos países ricos, que provocou grandes distorções. Impossibilitou, por exemplo, que muitos países da África e da América Latina desenvolvessem sua agricultura por incapacidade de competir com o produto subsidiado dos países centrais.

O conceito de segurança alimentar não ficou apenas na busca da garantiado abastecimento interno. Foi também associado a políticas demográficas e ambientais. Assim, governos europeus adotaram medidas protecionistas para impedir o esvaziamento populacional do interior do país. Depois, razões de preservação ambiental foram usadas para bloquear o desenvolvimento de pesquisas e culturas transgênicas.

O professor Fernando Homem de Melo, especialista em Economia Agrícola da Universidade de São Paulo, lembra que as aplicações desse princípio foram tão exacerbadas que até o nome mudou. Hoje, em vez de segurança alimentar, fala-se em Multifuncionalidade Agrícola, e as exigências se multiplicaram. A agricultura tem agora de garantir a preservação da paisagem, do
turismo agrícola, da cultura rural dos antepassados e por aí vai.

O problema é que acabou a fartura, os estoques estão cada vez mais baixos também nos países ricos e agora se vê que a globalização dos mercados impõe um jogo novo e desconhecido. O aumento do consumo asiático produziu escassez e disparada dospreços e não há o que detenha a inflação dos alimentos.

(Celso Ming. O Estado de S. Paulo, B2 Economia, 11 de maio de 2008, com adaptações)

Atenção: Considere os padrões de Redação Oficial para responder a esta questão.

Se o articulista do jornal desejar obter novas informações do Professor especialista em Economia Agrícola, poderá dirigir-se a ele por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q241204 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca da redação de correspondências oficiais.

O aviso consiste em modalidade de comunicação oficial expedida por ministro de Estado para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q162812 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Atendente Judiciário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de redação e correspondência oficial, julgue os itens abaixo.

Denomina-se minuta o instrumento de comunicação oficial entre os chefes dos poderes públicos, notadamente quando enviado pelo chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q159522 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Assistente de Administração, UFAL, COPEVE UFAL

Dadas as inferências básicas de todo texto oficial,

I. A concisão, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.

II. O uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição, avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.

III. A formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos.

IV. A impessoalidade, que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.

verifica-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q188455 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na elaboração de textos oficiais, a observância de determinadas
características gerais - tais como objetividade, clareza,
concisão, correção gramatical, impessoalidade, polidez e ausência
de ambiguidade -, além do respeito a particularidades de cada
documento, processo e correspondência afetos à administração
pública, garante a funcionalidade e a adequação do expediente de
um órgão. Acerca do processo de redação de textos oficiais e das
especificidades concernentes aos documentos oficiais, julgue os
itens a seguir.

A estrutura das frases de um texto tem estreita relação com o nível de clareza e de objetividade presentes nele. Nesse sentido, períodos em que se empregam orações na ordem direta facilitam a compreensão por parte do leitor.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q115271 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Analista de Nível Superior, TC DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas normas estabelecidas pelo Manual de Redação Oficial do TCDF para a elaboração de comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.

A regra da formalidade exigida nas comunicações oficiais está preservada no trecho a seguir: "Nos termos do plano geral de flexibilização da carga horária funcional, solicito a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de que sejam alocados três novos funcionários neste Departamento".

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q265849 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Todos os Cargos, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a redação de correspondências oficiais, julgue os
próximos itens.

Na comunicação oficial, o emprego da língua em sua modalidade formal decorre da necessidade de se informar algo o mais claramente possível, de maneira concisa e não pessoal, sendo imprescindível, seja qual for o destinatário, o emprego dos termos técnicos próprios da área de que se trata.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q119678 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Analista de Tecnologia da Informação, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, referentes ao formato e à linguagem que
devem ser empregados em correspondências oficiais.

Na redação de um expediente oficial, é fundamental aplicar o princípio minimalista da linguagem: informar o mínimo necessário com o mínimo de palavras, de forma a evitar a prolixidade e a atender os requisitos de concisão e de clareza que devem nortear um texto oficial.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q177771 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Contador, MTur, FUNIVERSA

Acerca da comunicação oficial e comercial, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q263861 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico Jurídico Apoio Administrativo, PG DF, IADES

A forma dos atos administrativos obedece a normas regedoras das comunicações escritas das repartições públicas. A redação é padronizada. Assinale a alternativa incorreta a respeito do ato administrativo Ofício.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q192504 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Agente Administrativo, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos à redação de expedientes.

A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.