Início

Questões de Concursos Cardiologia e Alterações Vasculares

Resolva questões de Cardiologia e Alterações Vasculares comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1042407 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Cardiologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com as evidências obtidas de ensaios clínicos e revisões sistemáticas, que abordaram diversos espectros de pacientes com coronariopatia estável (síndrome coronariana crônica), quando associada ao tratamento clínico otimizado, a intervenção coronariana percutânea está primariamente associada à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1043943 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Cardiologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em pacientes com síndrome coronariana crônica estratificados com exames funcionais não-invasivos, assinale a opção que apresenta uma alteração induzida pelo estresse, relacionada a um alto risco de eventos cardiovasculares futuros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1043946 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Cardiologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação ao exame de tomografia computadorizada para obtenção do escore de cálcio coronariano, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1067250 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2023

Os estados fisiológicos e as manobras dinâmicas alteram as características dos sopros cardíacos. Nesse aspecto, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1051132 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Ao analisar um eletrocardiograma, deixado sobre a bancada sem identificação, você observa que todas as ondas P são normais e seguidas por um complexo QRS. No entanto, o intervalo PR é mais longo que o normal (> 0,20 segundo). Não há evidência de outras alterações eletrocardiográficas.
Este achado é compatível com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1021239 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Considerando os exames complementares de rotina a serem solicitados na avaliação inicial de um paciente hipertenso, assinale a alternativa que contém um exame que não faz parte do conjunto desses exames.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1024926 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Pneumologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 62 anos, hipertenso, compareceu a consulta ambulatorial regular. Apesar da implementação adequada de medidas de estilo de vida, relatou que seus níveis pressóricos se mantiveram elevados nas aferições de pressão em sua residência. Estava em uso de doses plenas de enalapril, indapamida e amlodipina. Em investigação recente, foram afastadas causas secundárias de hipertensão arterial. Ao exame, apresentava ritmo cardíaco regular e presença de quarta bulha cardíaca na ausculta cardíaca. A pressão arterial era de 155 por 96 mmHg e a frequência cardíaca era de 71 batimentos por minuto. Em exames laboratoriais recentes, a glicemia foi de 92 mg/dL, creatinina de 1,0 mg/dL, ureia de 32 mg/dL, sódio de 140 mg/dL e potássio de 3,9 mg/dL.
No caso desse paciente, a medicação que deve ser associada para um melhor controle pressórico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1067206 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Cardiologia Intervencionista Hemodinâmica, EsFCEx, VUNESP, 2023

Homem, 60 anos, é submetido a angioplastia de artéria descendente anterior após infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST. A fração de ejeção do ventrículo esquerdo é de 40% após o evento. Realizou Holter um mês após eventos, que demonstra pausas ventriculares. Esse achado pode ser um efeito adverso de qual fármaco?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1067252 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2023

Mulher de 35 anos com cardiomiopatia periparto (fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 25%) e cardioversor-desfibrilador implantável de dupla câmara é avaliada em consulta de retorno. Ela é capaz de realizar a maior parte de suas atividades diárias sem limitação, mas fica com falta de ar ao subir um lance de escadas. Atualmente, está em uso de metoprolol (50 mg/dia), sacubitril/ valsartan (49/51 mg, 2x/dia), furosemida (40 mg/dia), espironolactona (25 mg/dia) e empagliflozina (10 mg/dia). Glicemia capilar: 98 mg/dL. Exame físico: frequência cardíaca: 85 bpm; pressão arterial: 110 x 70 mmHg; ausculta pulmonar limpa; não há edema periférico. O ECG mostra ritmo sinusal com bloqueio de ramo direito e duração do QRS de 120 milissegundos. O NT-pró-BNP é de 1500 pg/mL.

Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa correta que indica o próximo passo mais apropriado no tratamento da insuficiência cardíaca.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1068030 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Sem especialidade, EsFCEx, VUNESP, 2024

A equipe de Enfermagem aciona o médico para atender um caso de emergência na ala pediátrica de um hospital. Ao chegar, encontra-se um menino de 3 anos de idade, desacordado e sem movimentos. Uma enfermeira está ao lado da criança, e não há informações disponíveis sobre o histórico médico do paciente ou as circunstâncias que levaram à situação atual.
Com base nas diretrizes mais recentes para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e suporte avançado de vida em pediatria, assinale a alternativa correta em relação à sequência correta de ações que devem ser tomadas imediatamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1067808 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 30 anos é encaminhado para avaliação de sopro. Ele não relata sintomas e não há histórico médico significativo. Ao exame físico: altura de 175 cm; peso: 84 kg; pressão arterial: 135 x 70 mmHg; frequência cardíaca: 78 bpm; ausculta pulmonar: limpa; pulsações carotídeas proeminentes; pulso venoso jugular está ao nível da fúrcula esternal; impulso apical é ligeiramente aumentado e deslocado lateralmente para a linha axilar anterior; bulhas cardíacas: B1 e B2 normais, mas ausculta-se uma B3; ausculta-se um clique sistólico precoce que não muda com a inspiração; tanto um sopro sistólico suave (grau 2/6) crescendo-decrescendo, quanto um sopro diastólico suave (grau 3/6) decrescendo estão presentes ao longo da borda esternal esquerda.
O diagnóstico mais provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1072973 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Perito Médico Previdenciário, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma paciente de 56 anos de idade, obesa, submetida há 10 dias à cirurgia bariátrica, deu entrada ao pronto atendimento com queixa de dor torácica do tipo pleurítica, há dois dias. O quadro no
momento apresenta piora da dor, acompanhada de dispneia súbita e intensa, embora mostrasse estabilidade hemodinâmica com exame físico normal. O ecocardiograma indicou hipocinesia do ventrículo direito e pressão de artéria pulmonar de 40 mmHg. A dosagem de CKMB massa e troponina, RX de tórax e o eletrocardiograma solicitados estavam normais.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os resultados normais do D-dímero (ELISA) e da gasometria arterial descartam o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar nessa paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

173Q1033835 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma estudante universitária de 23 anos marcou avaliação clínica pois vinha apresentando episódios recorrentes de perda de consciência desde a adolescência, geralmente em situações de estresse emocional intenso ou durante prolongada permanência em pé em ambientes quentes. Ela descreveu que, momentos antes de perder a consciência, sentia tontura, visão turva, suor frio e náuseas. Em um dos episódios mais recentes, enquanto estava em pé em uma fila, começou a sentir esses sintomas e desmaiou, recuperando a consciência em menos de 2 minutos. Negou doenças prévias e afirmou que se sentia saudável. Durante a consulta médica, não foram encontradas alterações ao exame físico. A paciente levou Holter de 24 horas, eletrocardiograma e ecocardiograma, que estavam dentro da normalidade. A paciente queria saber o que fazer ao ter a sensação de desmaio.


Nesse contexto de um quadro sugestivo de síncope vasovagal, além de sugerir que ela deite no chão ou outro tipo de superfície quando sentir os pródromos de síncope, o médico deve orientá-la a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1056383 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Patologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A classificação laboratorial das dislipidemias sofreu modificações, e os valores referenciais e os alvos terapêuticos foram determinados de acordo com o risco cardiovascular individual e com o estado alimentar. Assinale a afirmativa correta em relação à classificação das dislipidemias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1024913 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

As miocardiopatias infiltrativas representam um grupo heterogêneo de etiologias que podem acometer o interstício cardíaco ou o interior dos cardiomiócitos, interferindo na função diastólica e/ou sistólica ou causando anormalidades elétricas/condução cardíaca. A miocardiopatia infiltrativa, com depósito no interior da célula cardíaca, está representada pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1041061 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos métodos diagnósticos disponíveis em cardiologia e suas inovações, julgue o item a seguir.

A angiotomografia de coronárias, método diagnóstico de doença arterial coronariana, utiliza radiação ionizante e baixo volume de contraste iodado, sendo necessária a sincronização com o eletrocardiograma para a aquisição das imagens, enquanto a obtenção do escore de cálcio coronariano, utilizado para a estratificação de risco cardiovascular, pode ser realizada sem contraste.

  1. ✂️
  2. ✂️

177Q1084841 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à endocardite infecciosa, julgue os itens que se seguem.
.Na literatura médica, tem-se demonstrado o incremento das infecções causadas pela bactéria Staphylococcus aureus e a redução das infecções causadas pela bactéria Streptococcus viridans.
  1. ✂️
  2. ✂️

178Q1068472 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Especialidade Cardiologia Intervencionista Hemodinâmica, EsFCEx, VUNESP, 2025

A causa mais comum de oclusão aguda de artéria coronária durante o início de procedimento para angioplastia (antes de posicionamento do stent) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1067462 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Geriatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

Texto associado.

A questão de número 52 a 56 dize respeito ao caso clínico descrito a seguir.


Paciente de 80 anos procura o consultório médico com queixa de esquecimentos e confusão mental há 3 anos. Seus déficits vinham piorando lenta e paulatinamente. Relata uma piora importante, de forma súbita, há cerca de 2 anos, quando apresentou um desvio de rima labial para direita e diminuição da força muscular do membro superior esquerdo. Concomitantemente, paciente deixou de cozinhar por deixar a comida queimar no fogo. Deixou de realizar compras na feira porque esquecia do que precisava comprar e se atrapalhava com os pagamentos. Tornou-se apática, desinteressada, triste e vem se isolando socialmente.

Paciente mantém-se independente para as atividades básicas, mas tem comprometimento para as atividades instrumentais.

Vem apresentando diminuição da velocidade de marcha, autorrelato de cansaço e força de preensão palmar de 12 Kgf.

Medicação de uso continuado: ácido acetilsalicílico 100 mg após o almoço, atorvastatina 40 mg uma vez ao dia, memantina 10 mg 1x/d, donepezila 10 mg 1x/d, losartana 50 mg 12/12h, atenolol 25 mg 12/12h, insulina NPH 6 unidades por via subcutânea pela manhã e à noite, metformina 850 mg 3x/d, gliclazida 60 mg 1x/d e evogliptina 5 mg pela manhã.

Apaciente realizou uma tomografia computadorizada de crânio.

Em relação ao tratamento anti-hipertensivo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1067213 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Cardiologia Intervencionista Hemodinâmica, EsFCEx, VUNESP, 2023

Assinale a alternativa correta sobre complicações mecânicas do infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.