Início

Questões de Concursos Cardiologia e Alterações Vasculares

Resolva questões de Cardiologia e Alterações Vasculares comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1067271 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Nefrologia, EsFCEx, VUNESP, 2023

Em relação à hipertensão arterial no paciente idoso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1056264 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Cardiologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


A calcificação coronariana representa um desafio para a Intervenção Coronária Percutânea (ICP), pois pode estar associada à falha na entrega dos stents e à implantação abaixo do ideal. Existem, entretanto, algumas ferramentas terapêuticas modificadoras de cálcio que auxiliam na melhor otimização terapêutica. Exames de imagem, como Tomografia de Coerência Óptica (OCT), auxiliam na melhor caracterização do cálcio.
São consideradas ferramentas terapêuticas modificadoras de cálcio coronariano, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1042531 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Geriatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente feminina, de 75 anos, chega à emergência com quadro de hipotensão, taquicardia, palidez cutâneo-mucosa e relato de fezes pretas, pastosas e de odor muito fétido. Relata uso de anti-inflamatório não esteroidal (AINE) há 20 dias, por conta própria, por quadro de dor no quadril. O principal método diagnóstico e terapêutico indicado para o quadro descrito é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1068083 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Nos trombos, as linhas de Zahn são conceituadas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1037030 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Angiologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente de 80 anos, masculino, internado em casa de repouso, apresenta de forma súbita palidez e frialdade do pé esquerdo. Encaminhado à Emergência, ao ser avaliado pelo médico de plantão, já apresentava cianose fixa, perda completa da sensibilidade e rigidez da perna e do pé. Realizado Eco Color Doppler arterial dos membros inferiores, nota-se oclusão arterial de aspecto embólico a partir da artéria poplítea. Tendo-se em vista estes dados e levando-se em consideração a classificação de Rutherford para Isquemia aguda, marque a alternativa correta quanto à classificação e melhor conduta, respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1055992 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Técnico Especializado Médico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Paciente, sexo masculino, 62 anos, hipertenso e diabético, é admitido no pronto-socorro com quadro de perda de força do lado direito do corpo há três horas. Ao exame, PA 156x92 mmHg; FC 82; FR 16; SpO2 95% em AA e NIHSS de 18 às custas de hemiparesia completa e desproporcionada com predomínio braquiofacial à direita, hemi-hipoestesia superficial em dimídio direito, hemianopsia homônima à direita, desvio do olhar conjugado para esquerda vencido pelo reflexo óculo-cefálico e afasia global. Glicemia capilar de 143. TC de crânio sem contraste, sem sinais de sangramento, com ASPECTS (Alberta Stroke Program Early CT Score) de 8, perdendo pontos em putâmen e ínsula à esquerda. Angio-TC de crânio e cervical mostra obstrução no segmento M1 da artéria cerebral média esquerda. Não há contraindicações para a terapia com trombólise intravenosa. Com base no quadro clínico, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q1083405 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Paciente masculino, 35 anos, hipertenso desde os 18 anos, apresenta pressão arterial persistentemente acima de 150/95 mmHg, mesmo fazendo uso de enalapril 20 mg/dia, hidroclorotiazida 25 mg/dia e anlodipino 10 mg/dia. Nega sintomas sistêmicos, mas refere cãibras ocasionais e leve fadiga. Exame físico sem achados sugestivos de endocrinopatias evidentes. Exames laboratoriais recentes mostram creatinina normal, potássio sérico levemente baixo e glicemia normal. História familiar positiva para hipertensão em pai e irmãos.

Diante do caso descrito, é CORRETO afirmar que o médico deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1056381 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Patologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão.Leia-as atentamente.


A manutenção do nível de hemoglobina glicada (A1C) em 7% é considerada uma das principais metas de controle glicêmico para a maioria dos indivíduos com diabetes, com o objetivo de reduzir risco de complicações.
Qual é o tipo de complicação microvascular que possui maior risco relativo no caso de hemoglobina glicada persistentemente elevada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1024897 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 59 anos, diabético, tabagista, com diagnóstico de doença arterial periférica em membros inferiores, foi atendido no ambulatório para acompanhamento de rotina. Nos exames laboratoriais realizados dentro do último mês, foram observados colesterol total de 270 mg/dL, HDL de 38 mg/dL, LDL de 198 mg/dL e triglicerídeos de 170 mg/dL.

Nesse caso, a terapia hipolipemiante mais indicada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1067825 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Constitui a condição cujo tratamento da emergência hipertensiva deve ser o mais agressivo possível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1021369 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente com oclusão arterial aguda tratado com embolectomia a Fogarty no membro inferior esquerdo, desde artéria ilíaca, evolui no pós operatório precoce com dispnéia, agitação, dor no membro operado, taquicardia, oligúria. O exame físico demonstra taquicardia rítmica, extremidades mal perfundidas, saturação oxigênio 88%, frequência respiratória 32, ausculta pulmonar com crepitação em bases, torpor. Pressão arterial 90 x 60; frequência cardíaca 126; Exames laboratoriais demonstram elevação de escórias nitrogenadas, CPK 19.500, marcadores de necrose miocárdica negativos e gasometria arterial com acidose metabólica, potássio sérico 6,8. Eletrocardiograma mostra taquicardia sinusal, sem alterações isquêmicas ou de ondas do complexo QRS, bem como ecocardiograma à beira-leito não demonstra hipertensão pulmonar acentuada, disfunção ventricular direita ou hipocinesias de paredes. Assinale a alternativa que apresenta qual a sua hipótese diagnóstica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1068039 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Reumatologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

O Ministério da Saúde preconiza que todo adulto com 18 anos ou mais de idade, quando vier à Unidade Básica de Saúde (UBS) para consulta e não tiver registro no prontuário de ao menos uma verificação da pressão arterial (PA) nos últimos dois anos, deverá tê-la verificada em duas medidas, com intervalo de um minuto, no mínimo. Se a média dos dois valores pressóricos obtidos for menor que 120/80 mmHg, recomenda-se nova verificação a cada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1049751 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 65 anos, fumante e hipertensa, com dor nas pernas ao caminhar durante 10 minutos, e com pressão arterial no braço de 150 x 100 mmHg e nas pernas PA-100 x 80 mmHg, realizou duplex dos membros inferiores que confirmou obstrução de 70% nas artérias femorais profundas.
O cardiologista avaliou esses resultados e diagnosticou a etiologia do seguinte achado clínico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1049709 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Cirurgia Cardiovascular, EBSERH, IBFC, 2023

Um paciente multiarterial com angina, Syntax Score de 30 e fração de ejeção de 50% vem à consulta com ecocardiograma que mostra estenose aórtica moderada (área valva de 1,2 cm2 e gradiente médio de 32 mmHg). Assinale a alternativa que apresenta corretamente a cirurgia proposta para este paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1037026 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Angiologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Os contrastes iodados são amplamente utilizados nos exames diagnósticos, e cada vez mais importantes na investigação e estabelecimento de conduta na angiologia e na cirurgia vascular. Sobre as suas reações adversas, assinale a mais comum tanto na utilização de contrastes iônicos quanto na dos não iônicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1041066 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a doenças que acometem as valvas cardíacas e aparelho valvar, julgue o próximo item.

No exame clínico de pacientes portadores de estenose valvar mitral, quanto maior a gravidade da estenose valvar, mais tardio é o estalido de abertura.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q1067742 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 19 anos apresenta ansiedade e dificuldade para dormir após a descoberta de um sopro cardíaco em seu exame físico como preparo para uma competição esportiva. Um atleta do sexo masculino em sua escola morreu recentemente enquanto jogava futebol por causa de cardiomiopatia hipertrófica não diagnosticada, e ela tem medo de morrer de maneira semelhante. Além do sopro, o exame físico é normal e o eletrocardiograma não mostra anormalidades. O ecocardiograma revela prolapso leve da válvula mitral. Ela insiste que está ansiosa, sem sono, e com medo de praticar atividades físicas. Nessa circunstância, é correto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1037035 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Angiologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Durante o tratamento medicamentoso da trombose venosa profunda (TVP), a trombocitopenia é uma complicação potencialmente grave que deve ser detectada precocemente. A droga mais relacionada com esse tipo de complicação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1041060 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos métodos diagnósticos disponíveis em cardiologia e suas inovações, julgue o item a seguir.

A detecção de infiltração gordurosa do ventrículo direito pela ressonância magnética cardíaca é o padrão-ouro para o diagnóstico de cardiomiopatia arritmogênica do VD, substituindo os critérios diagnósticos tradicionais como os critérios de Pádua.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q1041065 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a doenças que acometem as valvas cardíacas e aparelho valvar, julgue o próximo item.

Para pacientes portadores de estenose valvar aórtica importante sem sintomas e com fração de ejeção do ventrículo esquerdo preservada e sem outros fatores complicadores, recomenda-se o seguimento ambulatorial de 6 em 6 meses, até o surgimento de sintomas ou complicadores, para indicação de intervenção cirúrgica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.