Questões de Concursos Cariologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q842885 | Odontologia, Cariologia, Multiprofissional em Saúde da Família Odontologia, SES DF, IADES, 2020

Determinantes de saúde podem ser definidos como fatores que afetam ou influenciam o processo saúde-doença das populações e dos indivíduos. São fatores ambientais, comportamentais ou biológicos, confirmados por sequência temporal, normalmente em estudos longitudinais, que, quando presentes, aumentam a probabilidade de ocorrência da doença e, se removidos ou ausentes, reduzem essa probabilidade. 

Com base no tema exposto e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O acesso à água tratada fluoretada, aos serviços odontológicos públicos e privados, bem como à aquisição de dentifrício fluoretado e de escovas dentais estão no escopo dos determinantes de saúde biológica.

32 Q885644 | Odontologia, Cariologia, Técnico de Saúde Bucal, Prefeitura de Conceição do Canindé PI, IVIN, 2024

Placa bacteriana, também conhecida como biofilme ou placa dental, refere-se à aglomeração de bactérias da microflora oral sobre a superfície dentária, sendo fator que determina o aparecimento de cárie e doença periodontal. As alternativas a seguir mostram métodos de controle da placa bacteriana, exceto:

33 Q903426 | Odontologia, Cariologia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A prevenção das doenças periodontais é fundamental para a manutenção da saúde bucal. Qual das seguintes práticas é considerada a mais eficaz na prevenção da gengivite?

34 Q904553 | Odontologia, Cariologia, Especialidade: Odontologia, TRF 1a, FGV, 2024

Sobre a etiologia da cárie dentária, a hipótese da placa ecológica estabelece que alterações em fatores ambientais modificam o equilíbrio da microbiota do biofilme. Isso ocorre, por exemplo, quando se aumenta a frequência de consumo da sacarose.
Além da produção de ácidos, a sacarose estimula a produção de polissacarídeos extracelulares solúveis e insolúveis, sintetizados por enzimas bacterianas, cujas funções envolvem:

35 Q893191 | Odontologia, Cariologia, Técnico em Saúde Bucal, SESMT, FGV, 2024

A maioria dos programas preventivos em saúde bucal busca controlar a cárie dentária e a doença periodontal, em razão da sua alta prevalência. Dessa forma, relacione essas doenças às suas medidas de controle.

1. Doença periodontal 2. Cárie dentária
( ) Uso racional de fluoretos ( ) Escova interdental ( ) Consumo consciente de açúcar ( ) Raspagem supragengival ( ) Selantes de fóssulas e fissuras

Assinale a opção que indica a relação correta segundo a ordem apresentada.

36 Q955849 | Odontologia, Cariologia, ESF/ESB I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

A placa dentária ou biofilme dentário é a causa primária das doenças bucais mais prevalentes no mundo, como cárie e doenças periodontais. A identificação e controle da placa dentária, portanto, têm fundamental importância na manutenção da saúde do indivíduo e na minimização dos impactos econômicos destas doenças. Sua detecção ajuda o paciente na percepção de áreas que necessitem de maior atenção na higiene bucal, além de guiar cirurgiões-dentistas em decisões clínicas acerca do diagnóstico, planejamento e prognóstico odontológicos.

Identificar a placa dentária, no entanto, não é algo simples para paciente e cirurgião-dentista o que pode ser feito pela inspeção visual, utilização de instrumental explorador, evidenciação com agentes colorantes e através de aparelhos de fluorescência, ou por meio de fotografias, de forma automatizada ou não.

Assinale a alternativa incorreta com relação ao uso dos evidenciadores de placa bacteriana:

38 Q888617 | Odontologia, Cariologia, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

Como na infância, a cárie no idoso é difícil de controlar, e as consequências disso são graves. Segundo Fejerskov et al. (2017), o histórico do paciente e o estado físico atual como um todo e da boca fornecerão uma ideia do risco de cárie. Consequentemente, a estratégia para a gestão do risco deve se basear nos seguintes princípios, EXCETO:

39 Q904556 | Odontologia, Cariologia, Especialidade: Odontologia, TRF 1a, FGV, 2024

Uma criança de 2 anos de idade é levada ao consultório odontológico pela responsável, que está bastante apreensiva com a aparência dos dentes decíduos anterossuperiores da criança. Ao exame clínico, foi possível detectar que os elementos 52, 51, 61 e 62 apresentavam opacidades branco-amareladas em formato de meia lua, acompanhando a região cervical dos elementos, sem cavitação. Considerando as evidências científicas que relacionam a presença de defeitos de esmalte com a elevada incidência de cárie de acometimento precoce, o cirurgião dentista considerou esse paciente como tendo alto risco para o desenvolvimento de cárie dentária.

Sendo assim, o fluoreto de uso profissional mais indicado nesse caso é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.