Início

Questões de Concursos Cartografia

Resolva questões de Cartografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q1031645 | Geografia, Cartografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As projeções possuem propriedades cartográficas que minimizam suas deformações geradas pela planificação da superfície quanto aos ângulos, às áreas e as distâncias, entretanto, nunca todas ao mesmo tempo.


MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e

globalização. Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2016, p. 62.


Sobre as metodologias de produção dos mapas, analise as afirmativas a seguir.

I. A projeção de Peters é cilíndrica e equivalente.

II. A projeção de Dyer é cilíndrica, invertida e conforme.

III. A projeção de Mercator é cilíndrica e conforme.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q1068621 | Geografia, Cartografia, Especialidade Magistério em Geografia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Constitui-se em elemento cartográfico obrigatório na elaboração de mapas e dará a noção clara de quantas vezes a realidade foi reduzida para caber no papel, exigindo, para tanto, decisões sobre o que incluir ou não na representação.

(MARTINELLI, M. Cartografia temática – caderno de mapas, 2003.Adaptado)

O conteúdo do texto refere-se ao conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q1028235 | Geografia, Cartografia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

Um grupo de pesquisadores analisa as mudanças no uso do solo em uma bacia hidrográfica ao longo de um período de 20 anos. Para tal estão utilizando diferentes conjuntos de dados, incluindo imagens de satélite em diversas resoluções espaciais e mapas topográficos em diferentes escalas. A equipe precisa analisar como a escala de representação afeta a interpretação das mudanças no uso do solo e como integrar essas informações de forma consistente.
Nesse contexto, o principal impacto da escala na representação do uso do solo é que, ao se alterar a escala, ocorre uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q1028237 | Geografia, Cartografia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

Um relatório técnico sobre o uso da terra em uma bacia hidrográfica incluiu um mapa temático que utilizou diferentes símbolos para representar as diversas atividades agrícolas encontradas na região. No mapa, foram utilizados círculos de mesmo tamanho, com cores e texturas variadas para cada tipo de cultivo, como soja, milho e pastagem. As cores foram selecionadas para distinguir cada cultura, sem seguir nenhuma ordem específica, enquanto as texturas foram usadas para diferenciar as áreas de pastagem, plantio direto e convencional.
Considerando os métodos de representação da cartografia temática e as variáveis visuais utilizadas, a opção por empregar círculos do mesmo tamanho, com diferentes cores e texturas, para representar as atividades agrícolas, indica que o cartógrafo priorizou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q1034682 | Geografia, Cartografia, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

As diferentes bandas espectrais dos sensores têm aplicações distintas em estudos de sensoriamento remoto. Considere as informações a seguir sobre as bandas do Sensor TM do satélite Landsat.

Relacione cada banda às respectivas aplicações.

1. Banda 1

2. Banda 2

3. Banda 3

4. Banda 4

( ) Levantamento de biomassa, delineamento de corpos d'água.

( ) Mapeamento de águas costeiras, diferenciação entre solo e vegetação, diferenciação entre vegetação coníferas e decídua.

( ) Reflectância de vegetação verde sadia.

( ) Absorção de clorofila, diferenciação de espécies vegetais.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q1047473 | Geografia, Cartografia, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

O território brasileiro, em função de sua grande extensão longitudinal, apresenta diferentes fusos horários. Com base nesta realidade, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q1060590 | Geografia, Cartografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Podemos representar um objeto ou uma paisagem de diferentes formas, dependendo do ponto de vista do qual os observamos (...) As representações dos lugares podem ser diretas, indiretas e imaginárias (...) Para fazer os mapas, cartas e plantas, utilizam-se imagens de drones, de aviões e de satélites, (...) que de acordo com a maior ou menor distância da superfície originará diferentes escalas cartográficas de análise. (...) Para realizar a leitura dos mapas e das imagens é necessário entender qual é a visão adotada na sua criação.

SIMIELLI, Maria Elena. Projeto Ápis. São Paulo: Scipione, 2020. ps. 11, 13 e 23 (adaptado).

De acordo com o referencial teórico apresentado, relacione os diferentes pontos de vista de observação da paisagem às suas características.

1. Visão oblíqua 2. Visão vertical 3. Visão frontal

( ) Observamos uma paisagem em primeiro plano, do nosso ponto de vista a partir do local que ocupamos, como apresentado no google street.
( ) Espaço da Terra visto do céu em forma diagonal, como se o observador estivesse em cima, mas vendo um pouco de lado.
( ) Espaço visto do alto, do azimute em relação ao que está sendo observado, como se uma linha traçada deste ponto até o chão formasse um ângulo reto.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q1028154 | Geografia, Cartografia, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), os dados geoespaciais podem ser representados nos formatos vetorial e matricial, cada um adequado para diferentes tipos de análise e modelagem do espaço.
Sobre esses formatos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q1049985 | Geografia, Cartografia, Arquiteto de Sistemas, INPE, FGV, 2024

A disponibilização de dados geoespaciais por meio de requisições Web demanda uma sistemática de organização de metadados a fim de assegurar que os usuários disponham de funcionalidades capazes de identificar, localizar e acessar aqueles dados.

Assinale a opção que indica a ferramenta de código aberto adotada por diversos produtores de dados geográficos ao redor do mundo para armazenar e gerenciar conjuntos de metadados geoespaciais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q889991 | Geografia, Cartografia, Professor de 1° ao 5° Ano, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Imagine que você como professor explicou para os alunos sobre as estações do ano, usando um exemplo interessante: um grande piquenique anual na escola. Você explicou que a razão para as diferentes estações do ano está relacionada a um fator específico. Dentre as opções lançadas pela questão, qual é esse fator:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q1066413 | Geografia, Cartografia, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

Levantamentos detalhados são conduzidos em pequenas áreas (microbacias, fazendas, glebas) para fornecer informações específicas sobre os solos, sendo as unidades de mapeamento comumente representadas por unidades simples. Em um mapa de solo detalhado com escala de 1:8.000, dois pontos estão representados com uma distância de 7 cm.



Nesse contexto, qual é a distância no terreno entre esses dois pontos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q1042382 | Geografia, Cartografia, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Adotada pela Geografia Teorética Quantitativa com o objetivo de transformar dados descritivos em informações matemáticas das quais buscavam-se racionalizar as pesquisas com outra forma de linguagem, ou seja, utilizando-se dos mais diferentes modelos para quantificar uma determinada informação, representada no espaço geográfico. A utilização desse método quantitativo foi bem aceita pelos geógrafos na tentativa de tornar a Geografia mais científica, procurando-se então inovar os métodos antes descritivos e regionais, agora com uma perspectiva cartesiana mais voltada para a razão.
PEIXOTO, Aline Maria Dias; CRUZ, Edlane. Revista Vértices, v. 13, n. 1, p. 123–164, 2011. . Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809- 2667.20110008. Acesso em: 19 jul. 2024. Adaptado.

As informações representadas pelo espaço geográfico, de que trata o texto, podem ser quantificadas, no ensino da Geografia, através de metodologias como a utilização de ____________ e de ____________.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q1034679 | Geografia, Cartografia, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Modelo X: modelo de grade caracterizado por distribuição regular dos vértices das células. Modelo Y:modelo de grade com distribuição irregular dos vértices das células.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q1034688 | Geografia, Cartografia, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Durante o treinamento de um modelo de aprendizado de máquina, percebe-se que o modelo tem uma alta precisão no conjunto de treinamento, mas uma baixa precisão para o conjunto de novos dados.

Isso indica um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q1049970 | Geografia, Cartografia, Desenvolvedor de Software, INPE, FGV, 2024

A respeito da correção atmosférica, analise as afirmativas a seguir.

I. A correção atmosférica em imagens de sensores orbitais tem por finalidade minimizar a influência dos gases e aerossóis sobre a radiação refletida por um determinado alvo e captada pelos sensores.
II. A radiância recebida por um sensor remoto orbital é composta pela radiância transmitida, que resulta da radiância refletida pelo alvo, normalmente atenuada pela atmosfera, e pela radiância do caminho atmosférico (Atmospheric Path Radiance).
III. Uma das técnicas mais complexas de correção dos efeitos atmosféricos nas imagens de sensoriamento remoto é conhecida como “subtração de objetos escuros”, pois depende de parâmetros que compõem modelos de transferência radiativa.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q1049973 | Geografia, Cartografia, Desenvolvedor de Software, INPE, FGV, 2024

Após a classificação supervisionada de uma imagem CBERS 4A, foi gerado um conjunto de polígonos de diferentes formas, sem sobreposição entre si, e cobrindo toda a extensão espacial coberta pela imagem.

Neste contexto, assinale a opção que indica a estrutura de dados mais aderente ao produto obtido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q1049978 | Geografia, Cartografia, Desenvolvedor de Software, INPE, FGV, 2024

Geoserver é um servidor de código aberto para compartilhamento de dados geoespaciais.

A opção de instalação padrão, sem a instalação de extensões opcionais, permite a implementação de instâncias de serviços especificados pelo Consórcio Geoespacial Aberto (Open Geospatial Consortium – OGC), como o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q1034678 | Geografia, Cartografia, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Em um SIG (Sistema de Informação Geográfica), os dados geográficos podem ser representados de diversas maneiras, dependendo da aplicação e dos requisitos do usuário. Um pesquisador precisa escolher a representação de dados mais adequada para modelar uma rede de bacia hidrográfica. Ele está considerando usar a topologia arco-nó devido à necessidade de armazenar informações sobre conexões e fluxos.

Essa situação está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q1034677 | Geografia, Cartografia, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

Um grupo de pesquisadores está realizando um projeto de mapeamento temático de solos. Como a resistência dos solos depende de fatores intrínsecos, foram atribuídos valores de vulnerabilidade para as classes de solos e associações. Para gerar o mapa temático de vulnerabilidade dos solos, os pesquisadores seguiram a sequência de etapas:

1. _____: os geo-campos temáticos de solos foram convertidos em um geo-campo numérico, onde os pesos atribuídos a cada classe indicam sua contribuição no balanço morfogênese-pedogênese.

2. _____: transferência do conteúdo dos atributos dos geo-objetos UTB’s para geo-campos temáticos ou numéricos, baseando-se no mapa cadastral das UTB’s.

3. _____: os valores de vulnerabilidade do geo-campo numérico obtidos na operação anterior foram agrupados em classes de vulnerabilidade.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q1034680 | Geografia, Cartografia, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Considere um banco de dados geográficos B contendo, para o Estado do Rio de Janeiro, um geo-campo T capturando a sua topografia, uma coleção de geo-objetos chamada de áreas-deproteção, representadas em uma subdivisão planar P, e duas coleções de geo-objetos, rede-viária e oleodutos, com a descrição das estradas e oleodutos em uma representação complexa V.

Se duas equipes estão trabalhando simultaneamente em projetos diferentes que envolvem modificações em V e T, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.