Início

Questões de Concursos Catalogação catalogação descritiva

Resolva questões de Catalogação catalogação descritiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q609693 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

As revisões feitas ao capítulo 9 (Recursos Eletrônicos) do AACR2 dividem-se em duas categorias:

I. alterações para alinhar-se à International Standard Bibliographic Description for Electronic Resources (ISBD (ER)); e

II. alterações para acomodar a natureza específica dos recursos eletrônicos.

Entre as alterações incluídas em cada categoria, encontram- se, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q603810 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Biblioteconomista, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à catalogação baseada nas regras do código de catalogação anglo-americano (AACR2) e acerca de catálogos, julgue os itens seguintes.

Na catalogação de obras traduzidas, a entrada principal deve ser pelo cabeçalho apropriado à obra original, à exceção dos casos de traduções livres que se assemelharem a adaptações.

  1. ✂️
  2. ✂️

463Q605635 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Acerca dos cabeçalhos para entidades coletivas de acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano (ACCR2) e dos tipos e das funções do catálogo, julgue os itens subsequentes.

A regra geral para entidades coletivas estabelece que a entrada deve ser feita pelo nome que a comumente identifica ou sob o nome de um governo, como, por exemplo: BRASIL. Simpósio de Direito Trabalhista.

  1. ✂️
  2. ✂️

464Q603335 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A respeito das entradas e dos cabeçalhos para pessoas, julgue os itens a seguir, de acordo com o Código de Catalogação Anglo- Americano (AACR2).

Ao estabelecer os cabeçalhos para pessoa, a regra geral de escolha do nome diz que a base do cabeçalho deve ser o nome pelo qual ela é geralmente conhecida. Para determinar esse nome, a regra seguinte indica que deve ser utilizada a fonte principal de informação de suas obras, publicadas em sua própria língua, se a pessoa trabalhar em um contexto verbal.

  1. ✂️
  2. ✂️

466Q603669 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes quanto à correta aplicação do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e dos campos do formato MARC.

No caso de recurso eletrônico não publicado, deve-se registrar s.n. no campo 260 do formato MARC.

  1. ✂️
  2. ✂️

467Q605212 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, MPE RR, CESPE CEBRASPE

A representação descritiva tem por objetivo a identificação única de um recurso de informação por meio de suas características físicas, enquanto a representação temática identifica o assunto de que trata determinado recurso de informação. Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a representação descritiva e a temática.

O formato Machine Readable Cataloguing Record (MARC) e o AACR2 são tipos de metadados descritivos que se aplicam à representação descritiva tanto de recursos tradicionais quanto eletrônicos de informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

468Q602166 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista, FINEP, CESGRANRIO

O AACR2 em vigor aponta várias fontes principais de informação para a catalogação de filmes cinematográficos e gravações de vídeos, segundo ordem de preferência específica, que prioriza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q604296 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista Judiciário, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Na catalogação de multimeios, as principais fontes de informação para a catalogação de fita cassete são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q607720 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à biblioteconomia e à ciência da informação.

A padronização de registros bibliográficos, bem como a racionalização do trabalho em biblioteca, no que se refere à aquisição, à catalogação e ao atendimento ao cliente, deve-se basear em softwares estruturados nos formatos de intercâmbio e padrões internacionais, como MARC21, UNIMARC, AACR2 e Protocolo Z39.50.

  1. ✂️
  2. ✂️

473Q608740 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

Com relação à catalogação (AACR2), julgue os itens a seguir.

Nos cabeçalhos de entrada de entidades coletivas, deve-se omitir do nome palavras que indiquem número, frequência ou ano de convocação e acrescentar, entre parênteses, número, em arábico, ano e local onde foi realizado o evento.

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q606216 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Biblioteconomista, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, a respeito da prática da catalogação descritiva.

Em catalogação, o hífen exerce as seguintes funções: liga datas extremas, indica data aproximada, liga páginas extremas de uma obra e liga números indicativos das alturas extremas dos volumes de uma obra.

  1. ✂️
  2. ✂️

475Q602902 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que concerne a catálogos e à catalogação, julgue os itens subseqüentes.

Em catalogação, os documentos emanados de uma entidade podem ter autoria principal por esta entidade, nos seguintes casos: documentos de natureza administrativa que tratam da própria entidade; documentos legais, de governo ou de caráter religioso; documentos que retratam o pensamento coletivo da entidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

477Q604487 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Biblioteconomista, Secretaria de Estado da Administração SE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à catalogação baseada nas regras do código de catalogação anglo-americano (AACR2) e acerca de catálogos, julgue os itens seguintes.

Como os catálogos são instrumentos de comunicação entre o acervo e os usuários, só têm utilidade quando adotam uma linguagem de conteúdo padronizada, como, por exemplo, um código de catalogação que determine os campos (tags) a serem exibidos para o usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

478Q603034 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista em Ciência Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

O documento pode ser representado por meio da descrição catalográfica, da classificação por assuntos e da indexação. A respeito da descrição catalográfica e da classificação por assuntos, julgue os itens seguintes.

Título de partida é a segunda parte do título principal, introduzida pela conjunção “ou” e suas equivalentes em outras línguas, entre vírgulas. É considerado parte integrante do título principal, na catalogação.

  1. ✂️
  2. ✂️

479Q603572 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário Documentalista, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens quanto à aplicação correta das regras para nomes de língua portuguesa com base no AACR2.

A entrada correta para o nome do compositor Heitor Villa- Lobos é Villa-Lobos, Heitor e deve-se fazer remissiva para a parte não escolhida: Lobos, Heitor Villa-.

  1. ✂️
  2. ✂️

480Q604604 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista em CampT Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

O documento pode ser representado por meio da descrição catalográfica, da classificação por assuntos e da indexação. A respeito da descrição catalográfica e da classificação por assuntos, julgue os itens seguintes.

Na descrição catalográfica, quando em um item sem título coletivo uma parte for predominante, deve-se descrever o título como uma unidade ou fazer uma descrição independente para cada título, estabelecendo-se o relacionamento entre elas por meio de uma nota.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.